Category E-commerce, Gestão
Você sabe definir a persona do seu negócio? Se a resposta para esta pergunta for não, eu sugiro que você vá até o final deste texto…

Isso por um motivo muito simples: com o surgimento do Inbound Marketing (marketing de conteúdo/atração), ficou muito claro para nós, empreendedores, que saber como definir a persona da sua loja virtual é um ponto chave para questões de business.

É através dela que você saberá exatamente com quem está falando, podendo personalizar sua comunicação (deixando-a muito mais efetiva e persuasiva). E por consequência obter com um ROI melhor.

Caso você tenha um ecommerce (ou esteja pensando em montar um) e ainda não saiba quase nada sobre personas e definição de público-alvo, continue comigo, pois este é simplesmente o melhor guia que você encontrará sobre o assunto =)

O que é uma persona?

Quando a Hubspot, maior empresa do segmento de Inbound Marketing, começou a falar de “buyer personas” (ou simplesmente “personas”), eles acabaram criando um conceito importantíssimo dentro do empreendedorismo.

Na verdade, o conceito de “público-alvo” sempre existiu, mas não era o suficiente…

 

Público-alvo

Quando falamos em público-alvo, a tendência é enxergarmos o mercado como uma massa homogênea de consumidores, com desejos e/ou necessidades iguais, vivendo vidas iguais…

Se você ler “Marketing 3.0”, de Philip Kotler, também conhecido pelo modesto apelido de “papa do marketing”, vai perceber que os empreendedores já não podem olhar dessa maneira arrogante para os consumidores.

Hoje, cada cliente quer ser tratado de maneira personalizada, tendo seus anseios resolvidos um a um… E é justamente aí que o conceito de persona torna-se fundamental.

Persona

Personas são perfis semi ficcionais que pretendem representar o seu consumidor ideal.

Ao definir a persona, não basta que você diga:

“Minha persona tem entre 20-40 anos, é homem e gosta de ir ao cinema nos finais de semana”

Isso está mais para público-alvo, e, como você já deve ter entendido, é bem fácil confundir as duas coisas.

O ideal é que você vá um pouco mais fundo:

“Minha persona é Mário, que tem 32 anos, é solteiro, tem apartamento próprio, perfil executivo, gosta de literatura, filmes clássicos e segue grandes portais de notícias no Facebook”

Pronto, agora sim você está começando a definir a persona ideal, aquela que ajudará de verdade.

 

A partir daí, sempre que for lançar um novo produto, escrever um novo post para o blog ou mesmo fazer uma simples postagem no Facebook, vale pensar no Mário como seu interlocutor.

Aliás, vale se perguntar: isto é relevante para o Mário? Estou gerando valor para ele?

Se quiser ir mais além, pegue uma foto de um dos seus clientes, transforme-o no Mário e sempre olhe para ela enquanto estiver planejando estratégias relacionadas ao negócio… Isso ajuda você a nunca desviar o foco do seu público-alvo.

Qual a vantagem de definir um público-alvo e ter uma persona?

A vantagem é óbvia: quem fala para todos, acaba não falando para ninguém.

Especialmente em um mercado de nichos – que provavelmente é o que você está, definir a persona te ajuda a direcionar gastos com publicidade (economizando o seu dinheiro e o ajudando a ser mais objetivo em suas campanhas).

Além disso, você não pode ignorar o fato de que, em um negócio, nada é mais importante que o seu cliente. Sendo assim, conhecê-lo é mais que fundamental: é sua obrigação!

IMPORTANTE: Não fique bitolado demais

Quando começamos a falar sobre definir a persona do seu negócio, muita gente entra em pânico sobre o que fazer ou não em relação a isso.

O mais importante de tudo é não ficar bitolado demais… Ja já eu vou dar algumas dicas para que você comece a entender melhor sobre a sua persona, mas, de antemão, peço para que não entre em desespero… rs

É um processo, leva algum tempo, é normal!

Como definir a persona do meu ecommerce?

Sem mais delongas, vamos a algumas práticas simples que farão com que você, dia após dia, caminhe para conhecer tudo sobre a sua persona!

Utilize o mapa da empatia

Se você quer realmente definir a persona do seu ecommerce e, mais do que isso, conhecê-la intimamente, recomendo que faça uso do nosso mapa de empatia.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre ele, o mapa da empatia nada mais é que um pedaço de papel com 6 perguntas que te farão conhecer o cliente melhor até do que ele mesmo:

  1. O que sua persona pensa e sente?
  2. O que sua persona escuta?
  3. O que sua persona fala e faz?
  4. O que sua persona vê?
  5. Quais são as dores da sua persona?
  6. Quais são os objetivos da sua persona?

Ao preencher o mapa da empatia da sua persona, é preciso que você tenha bastante paciência para pensar nos diversos aspectos que envolvem cada questão…

Acredite: cada uma das 6 perguntas são poderosíssimas. Respondendo uma a uma, você traçará o perfil da sua persona e descobrirá coisas importantes.

O que ela quer da vida? Com quem se relaciona? Quais são seus sonhos? Quais suas principais dores? O que mais teme? Daqui a alguns anos, onde ela pretende estar? O que ela assiste na televisão? Aliás, ela assiste televisão? E no Facebook, quem ela segue? Quais opiniões importam para ela? De quais grupos sociais ela participa? Etc etc etc.

Cada informação conseguida te coloca um degrau acima da concorrência.

Utilize o Facebook Audience Insights

Agora vamos passar para outro tema tão importante quanto o mapa de empatia: o Facebook Audience Insights.

Cara, sério: se você pretende definir a persona da sua loja virtual e segmentar anúncios, essa plataforma é de arrepiar!

Na verdade funciona de forma bem simples… O problema é que não é uma ferramenta tão conhecida, passando despercebida por boa parte dos empreendedores que investem no comércio eletrônico.

Ao acessar o Facebook Insights, você poderá fazer análises em massa dos usuários que utilizam a rede social.

Já acessou? Então seja bem-vindo ao maravilhoso mundo da segmentação =)

Um painel deve estar aparecendo agora na sua tela, possibilitando que você escolha todas as características que já conhece sobre sua persona: dados demográficos, idade, gênero, quantidade de filhos, estado civil, salário, escolaridade etc.

Para se ter uma ideia do poder do Facebook Insights, dá para segmentar o público de acordo com pessoas que viajaram nos últimos meses… Ou que são donas de empresas… Ou que são administradoras de fanpages no Facebook…

Eu sei… Isso já é incrível, mas acredite, o melhor ainda está por vir!

Conforme você vai segmentando e afunilando sua persona de acordo com suas características, o Facebook Audience Insights mostrará, nos gráficos ao lado, qual a porcentagem e o número total de pessoas que se encaixam no perfil requisitado.

A lógica é: quanto mais segmentação, menor o público. Ao definir a persona por lá, tome sempre cuidado para não segmentar demais.

Facebook Insights: encontrando mais informações sobre a sua persona

Agora que você já deu todas as informações possíveis sobre a persona da sua loja virtual, pode começar a descobrir algumas coisas bem legais sobre ela.

Nas abas logo acima dos gráficos, você conseguirá saber, por exemplo, quais são as ocupações dessas pessoas, em quais cidades vivem e quais páginas curtem no Facebook.

Analisando alguns likes em fanpages, você pode descobrir ainda mais coisas sobre a sua clientela. Seu público curte páginas sobre maternidade? Sobre causas nobres? Sobre marcas caras?

Tudo isso conta muito na hora de definir a persona… É fundamental.

Vá até as fanpages mais curtidas pelo seu público-alvo e proponha parcerias. Coloque banners nesses sites através do Google Adsense. Descubra se vale a pena criar anúncios segmentados para uma só cidade ou região (se grande porcentagem do seu público está na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, por que não pensar em oferecer frete grátis para o município?).

É tudo uma questão de ter paciência para analisar os dados e criatividade para agir. Se você ainda não fez isso, abra já o Facebook Insights e, assim que finalizar esta leitura, comece a brincar de definir a persona do seu ecommerce por lá.

Utilize sua base já existente de clientes

Se você já tem uma base de clientes, fica ainda mais fácil definir a persona da sua loja virtual.

Comece olhando para esta base e pergunte-se sobre semelhanças e diferenças entre os consumidores atuais.

Se descobrir que a maioria deles é homem, mulher, estudante, de classe B, de classe D, jovem ou idoso… Anote. Estas informações também serão fundamentais para que você comece a colocar a sua persona no papel.

Faça pesquisas de opinião

Quando um usuário compra de você, ele se torna um cliente. Ao tornar-se um cliente, mostra que, de alguma maneira, tem interesse naquilo que você está oferecendo.

Dessa forma, pegar algumas informações dessa pessoa seria de extrema valia para definir a persona do seu negócio

Mas como fazer isso sem importunar o consumidor?

Bem, eu já falei bastante por aqui sobre formulários de compras… É importante que você peça somente as informações essenciais, nada de formulários longos, pois isso cansa e é uma das principais razões para abandonos de itens nos carrinhos de compra.

Quanto a isso, duas atitudes podem ser tomadas:

Dê algo em troca

Em um primeiro momento, você pode criar um formulário (enxuto e objetivo) com todas aquelas perguntas que são relevantes para definir a persona do seu negócio.

Ao disponibilizá-lo, deixe o consumidor saber que aquela é uma tarefa optativa… Porém, avise-o de que, caso queira colaborar, ganhará um desconto especial, por exemplo.

Isso certamente deixará a maior parte dos clientes inclinada a responder o seu questionário, transmitindo a você aquilo que eles possuem de mais valioso: informação!

Cada questionário preenchido é um importante passo dado rumo ao conhecimento da sua persona =)

Obs: muita gente me pergunta se dar alguns brindes em troca de pesquisas respondidas pode ser uma boa… E a resposta é: não.

Muito simples: ao ter a possibilidade de ganhar um brinde, o usuário fica tentado a responder aquelas questões somente para receber o que você está oferecendo.

E se ele nem fizer parte do seu público-alvo? E se estiver respondendo aleatoriamente somente para ganhar o presente?

É por isso que não aconselho essa prática.

Envie pesquisas por email

Caso a situação financeira da loja não esteja aquelas coisas, pode ser que você não consiga dar descontos a quem responder seu questionário.

Mas não se preocupe, ainda existe uma forma simples de conseguir que alguns clientes passem informações para você…

Prepare um email marketing com um título bastante chamativo (como “João, você poderia nos ajudar a te ajudar?”, por exemplo) e envie aos prospects.

Apesar de ser menos efetiva, esta opção também pode trazer ótimos resultados!

Utilize o Google Analytics

Se você tem um negócio com alguma presença digital, não existem desculpas para ainda não utilizar o Google Analytics.

A plataforma de análise de métricas do Google é gratuita e ajuda você a coletar importantes dados – como idade, região e sexo – dos clientes. É um forte complemento para aquilo que o Facebook Insights está fazendo pelo seu negócio.

Caso ainda não tenha feito isso, integre o seu negócio ao Google Analytics e esforce-se para estudar um pouco sobre a ferramenta… Vai fazer toda diferença =)

Estude os concorrentes

Se você atua em um mercado, provavelmente conhece alguns de seus concorrentes, certo?

Pois bem… Se eles são seus concorrentes é porque, de alguma maneira, vocês concorrem pelos mesmos clientes.

Então faça o seguinte: vá até as páginas da concorrência e veja quem está por lá.

Qual o perfil dos consumidores? Eles batem com o que você pensou ser a sua persona?

Entre nos comentários, veja quem está mais interessado. Os usuários reclamam? Elogiam? Sobre quais assuntos estão falando?

É provável que você consiga valiosas informações fazendo isso.

Interaja com o seu público

Interação: poucas palavras representam tão bem o espírito do empreendedorismo digital.

Não basta ter um blog ou uma fanpage no Facebook… É preciso interagir com o público!

Faça isso comentando posts, respondendo perguntas, sendo simpático… Enfim, criando uma marca mais humanizada.

Aproveite o processo para engajar-se com o público e entender um pouco mais sobre ele.

Quais perguntas fazer?

Quando falamos em definir uma persona para a sua loja virtual, muita gente esquenta a cabeça em relação às perguntas.

Afinal, o que devo perguntar nos questionários e formulários enviados aos clientes?

Depende.

O que você tem que entender é: independentemente de qualquer outra coisa, você não deve passar dos limites! Faça apenas as perguntas fundamentais para o aprimoramento do seu negócio.

Para alguns ecommerces, entender se o seu público-alvo gosta de cinema pode ser fundamental. Para outros, esta é uma informação inútil… Pense sobre a questão e veja quais são as perguntas chave para o seu empreendimento.

 

Diego Borba – Expert em E-commerce e Vendas Online

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