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Vender pelo Facebook se tornou essencial para muitas pessoas. Antigamente, essa plataforma era apenas um canal de interação, mas, hoje em dia, assumiu muitas outras possibilidades.

O Brasil é um dos países que mais utilizam a plataforma e isso por si só mostra a importância para uma marca estar presente, interagir, entregar conteúdo de valor e vender seus produtos e serviços.

O marketing de varejo não é uma receita pronta, entretanto existem algumas práticas que podem ajudar. Elas têm como base as características do público-alvo e com base nisso definem uma boa estratégia de divulgação.

A companhia precisa conhecer bem seu público, saber como as pessoas conheceram o negócio, o que os indivíduos consomem na loja e o que podem esperar da organização.

É assim que ela vai trabalhar com boas estratégias digitais, principalmente nas redes sociais, e a partir disso alcançar bons resultados com as vendas. Mas antes de anunciar produtos e serviços no Facebook, é necessário conhecer mais sobre o assunto.

Neste artigo, será possível entender a importância de saber vender no Facebook, por que vender por lá e aprender um passo a passo para fazer esse tipo de venda.

Importância de vender no Facebook

Antigamente, os lojistas tinham como desafio aumentar suas vendas, mas hoje em dia, além de vender mais, eles também precisam se preocupar com os clientes e garantir uma excelente experiência de compra.

É necessário apresentar uma proposta de valor diferenciada, conquistar a confiança do consumidor e fidelizá-lo, afinal, vender qualquer empresa vende, mas desenvolver um relacionamento com as pessoas não é para qualquer um.

A rede social percebeu que empresas dos mais variados segmentos, como uma de domos de ventilação, precisam estar presentes na plataforma para conhecer um pouco mais sobre o comportamento online e interagir com as pessoas.

Diferentemente de um perfil pessoal, o perfil empresarial possui um layout específico, posicionamento, funcionalidades e alcance. Por exemplo, é possível criar anúncios totalmente voltados para as necessidades das pessoas.

A mensagem da companhia vai chegar até os usuários do jeito certo, além de estar vinculada a várias outras ferramentas, como o Messenger.

Por meio dele, é possível entrar em contato com os clientes e permitir uma comunicação facilitada. A mais nova funcionalidade é a possibilidade de criar uma loja virtual vinculada e anunciar produtos diretamente.

Assim sendo, a companhia passa a usar uma grande rede social e com ferramentas pensadas para seus negócios. Tudo o que ela precisa fazer é entender como tudo funciona e impulsionar suas vendas.

Por que vender pelo Facebook?

É difícil conhecer alguém que não teve ou não tem uma conta no Facebook, visto que a plataforma conta com cerca de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses.

Esse número é motivo suficiente para o fabricante de porta etiquetas marcar presença e aproveitar todos os recursos. Só que além da grande quantidade de usuários, o Facebook é acessado por diversas plataformas, como:

  • Notebook;
  • Desktop;
  • Tablet;
  • Smartphone.

Justamente por isso ele é muito eficiente para conectar empresas com consumidores no mundo todo, e muitas já começaram a vender dessa forma.

Como vender pelo Facebook?

Depois de compreender a importância e as facilidades que o Facebook traz para as empresas, nada melhor do que entender como usar a plataforma para vender. Algumas dicas para isso são:

Conhecer o público

É primordial entender com quem se está falando, independentemente de qual seja a estratégia que será trabalhada. Para aqueles que atuam no varejo há algum tempo e estão acostumados a lidar com o comércio digital, segmentação é a palavra de ordem.

É necessário segmentar a audiência, mas isso só é possível por meio de estudos e pesquisas, além de boas práticas.

Quando uma pessoa está a poucos cliques de um portal, só vai dar continuidade se a página realmente conversa com ela e apresenta o tipo de mercadoria que procura.

Nesse contexto, se um fabricante de placa solar 1000w entende bem seu público e sua persona, compreende melhor suas dificuldades, necessidades e anseios e consegue se antecipar a esses fatores.

Mais do que apresentar um produto que realmente seja a solução para um problema, a segmentação permite usar uma linguagem adequada e efetiva, e com isso criar um vínculo.

Criar uma rotina de postagens

O calendário de publicações ajuda a manter a produção sempre ativa na página da empresa. É necessário incluir no calendário todas as novidades do blog, promoções do site e outros tipos de materiais.

Em uma plataforma de automação de marketing, fica muito mais fácil criar um calendário para o Facebook e outras mídias. Algumas exibem prévias de como ela será visualizada, permitindo ajustes e revisões práticas.

Mas quando um fabricante de saco laminado com zip fizer uma publicação nas redes sociais, deve-se lembrar que nem todos os seguidores estão dispostos a acessar o site ou blog para saber sobre outros assuntos.

Com isso em mente, o espaço da publicação deve ser usado para informar os seguidores sobre assuntos relevantes e despertar a curiosidade pelo conteúdo postado.

Configurar a loja no Facebook

Para as marcas que já possuem um perfil comercial, é necessário configurar a loja para que ela se destaque e carregue as características da marca. Além do nome e da categoria, é possível incluir outras informações relevantes, como:

  • Número de WhatsApp;
  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Descrição pública;
  • Foto de perfil;
  • Capa.

Antes de incluir os produtos no catálogo, é necessário fazer essa configuração porque as informações adicionais melhoram o posicionamento da página dos resultados de busca.

Além disso, antes de contratar uma empresa de móveis escritório completo, a pessoa quer saber um pouco mais sobre a empresa, localizar os contatos, entre outras necessidades.

Além de incluir o máximo de informações possíveis, é fundamental trabalhar com fotos personalizadas e outros elementos pertinentes. Para potencializar ainda mais as vendas, vale a pena integrar a loja com o Instagram.

Adicionar os produtos na loja

Assim como acontece em uma plataforma e-commerce, é necessário adicionar os produtos na loja do Facebook. Para fazer isso, basta acessar a aba “loja” e clicar em “adicionar produto”.

Feito isso, o site vai solicitar algumas informações sobre a solução, tais como nome, preço e descrição. Depois, a empresa deve incluir algumas fotos para ilustrar o produto, lembrando que elas precisam ser de boa qualidade.

Depois de fazer isso, o Facebook vai avaliar o pedido e se tudo estiver dentro dos conformes, pode ser aprovado em até 24 horas.

Impulsionar publicações

Além de criar anúncios com conteúdos inéditos, é possível promover publicações que já foram postadas na página da marca. Para uma empresa de plano funerário com jazigo, é uma forma de gerar mais engajamento e aumentar as vendas.

Só que antes de fazer isso, o vendedor deve ter em mente que o impulsionamento não depende do gerenciador de anúncios.

Por meio do impulsionamento, as publicações vão promover produtos, postagens no blog, eventos, entre outros elementos para atrair mais pessoas.

Depois de acessar a linha do tempo da página e identificar as publicações que quer impulsionar, basta selecionar as características do público, como localização, interesses específicos e idade.

Existe a possibilidade de direcionar as postagens para pessoas que curtiram a página, os amigos desses seguidores e outros públicos personalizados.

Depois, uma confecção de camisetas personalizadas deve definir um orçamento para que o Facebook possa dar uma ideia aproximada de quantas pessoas serão impactadas pela campanha.

Investir no Facebook Ads

Outra coisa muito importante é anunciar os produtos e serviços ao invés de simplesmente tentar vender. Depois de preencher o catálogo com as soluções e personalizar todas as configurações, é possível criar os anúncios.

Se a marca faz uso de plataforma de vendas, pode conectá-la, mas quem vai fazer o preenchimento manual, pode fazer isso sem problemas.

Todos os produtos estarão presentes no catálogo da página e quando as pesquisas são feitas no Instagram ou no próprio Facebook, os usuários recebem resultados da loja.

É por isso que uma empresa de distribuição carga deve preencher os dados corretamente com nome e descrição, além de fazer anúncios com publicações e postagens diferenciadas.

O Facebook Ads disponibiliza pela própria rede social o pagamento de anúncios que vão chegar ao público de maneira segmentada. As postagens ganham muito mais visibilidade e aparecem no vídeo de pessoas com perfil de cliente.

Considerações finais

As pessoas não navegam pelas redes sociais com a intenção de comprar produtos e serviços, entretanto essas plataformas são muito poderosas e, justamente por isso, permitem as vendas diretamente por elas.

Com algumas estratégias simples, qualquer organização pode aumentar suas vendas, impactar pessoas no Facebook e levar uma experiência de compra mais agradável para os usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de InvestimentoAgência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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