O e-commerce é uma modalidade de compra e venda que cresceu muito nos últimos anos e não é para menos. Trata-se de uma opção muito vantajosa, tanto para os clientes quanto para os lojistas.
Os consumidores já perceberam todas as vantagens de comprar pela internet e receber os produtos no conforto do lar. Os empreendedores, por sua vez, podem vender mais e acompanhar uma tendência que só cresce.
Mas devido a essa popularização, a concorrência é cada vez maior e as lojas virtuais precisam aproveitar certas épocas do ano para vender mais. Uma delas é o Natal e algumas estratégias são fundamentais nesse processo.
Todo fim de ano é a mesma correria e as pessoas procuram as lojas para comprar seus presentes, fazendo com que os estabelecimentos fiquem lotados. Mas com o e-commerce, o momento de comprar ficou mais simples.
Só que desde 2020, muitas plataformas de vários segmentos cresceram, fazendo do comércio eletrônico um mercado competitivo.
A boa notícia é que seu negócio pode se destacar no Natal, por isso, neste artigo, você vai conferir algumas dicas para preparar sua loja virtual e vender muito mais.
Estratégias para preparar o e-commerce
O e-commerce precisa se preparar para a data mais rentável do ano, visto que entrar no clima natalino ajuda a atrair clientes e aumentar as vendas.
Mas é importante ter em mente que os consumidores não querem apenas comprar, mas ter uma boa experiência também.
O Natal é a época mais especial do ano, pois as pessoas estão mais sentimentais, renovando o espírito e querem presentear amigos e familiares. Para não perder essa oportunidade, algumas dicas de ouro são:
- Decorar o site
Para vender kit de embreagem remanufaturada ou qualquer outro tipo de produto, nada melhor do que investir em uma decoração adequada para a plataforma. Assim como as lojas físicas estão enfeitadas, o e-commerce também pode.
Modificar o visual do portal de vendas por meio de orçamentos natalinos melhora a experiência do usuário e aumenta as vendas.
Insira banners na página inicial e outros recursos que remetem ao espírito natalino. Só não se esqueça de que as mudanças não podem prejudicar a usabilidade do site. Assim sendo, priorize questões, como:
- Navegação;
- Versão mobile;
- Tempo de carregamento;
- Transições.
Além disso, não deixe de investir em um layout intuitivo para que o visitante possa encontrar tudo o que precisa com facilidade.
- Investir em Marketing Digital
Não se deve usar as mesmas estratégias de marketing digital usadas pela marca o ano todo, Trata-se de um período especial, por isso, é necessário trabalhar com campanhas e ações mais adequadas.
Uma loja de motor de portão com cremalheira deve fazer uma análise de suas ações para descobrir de que maneira vai atrair mais oportunidades durante o Natal.
A loja pode fazer postagens no blog e nas redes sociais, trabalhar com e-mail marketing, usar palavras-chave estratégicas e investir na divulgação de seus produtos por meio de anúncios pagos.
Uma das alternativas mais usadas pelos sites de vendas é o pop-up, lembrando que a notificação deve ter características natalinas para aumentar as conversões. Procure desenvolver ofertas atrativas que façam os visitantes deixarem seu contato.
- Fazer descontos progressivos
As pessoas estão mais dispostas a comprar durante o Natal e os descontos progressivos atraem os consumidores. Eles gostam de aproveitar boas oportunidades e esse tipo de desconto faz com que comprem mais.
Quanto maior o valor da compra, maior será o desconto e para potencializar ainda mais as vendas, a plataforma pode oferecer frete grátis a partir de determinado valor. Como resultado, a marca consegue aumentar o ticket médio das vendas.
Outra prática que costuma trazer excelentes resultados é o compre e ganhe, afinal, comprar um item e ganhar outro é sempre bem-visto pelos clientes. Mais do que vender, um chaveiro 24 horas zona sul vai fidelizar seus clientes.
- Variar as opções de pagamento
O Natal é a época do ano em que as pessoas mais gastam, pois além de presentear amigos e familiares, elas recebem o décimo terceiro e esperam o abono para comprar produtos e serviços específicos.
Tendo isso em vista, ofereça diferentes opções de pagamentos para incentivar a aquisição, e existem ferramentas que facilitam esse processo.
- Preparar o estoque
Falta de produto em estoque é terrível para essa época do ano, pois se o cliente quiser comprar determinado produto e não encontra no site, vai procurar com a concorrência.
Deixe um contador de unidades disponível na plataforma, assim, os visitantes poderão fazer a compra imediatamente para não perder a oportunidade.
Quanto à entrega do produto, certifique-se de que seus clientes vão recebê-los antes do Natal, o que exige um bom sistema logístico para evitar atrasos nas entregas.
- Investir em hotsite
Uma loja de mangueira de pead pode criar um site temporário para receber os clientes que desejam comprar. O hotsite nada mais é do que uma página temporária onde a marca hospeda produtos específicos para o período.
Ele pode receber uma decoração exclusiva, com conteúdos específicos e até mesmo receber sugestões por parte dos usuários.
Mas para que o hotsite funcione, os consumidores precisam saber sobre sua existência. Invista em postagens nas redes sociais, banners na plataforma e-commerce, entre outras maneiras de divulgar.
- Investir em mídia paga
Os anúncios pagos são indispensáveis para as lojas virtuais o ano todo, mas são ainda mais essenciais durante períodos sazonais. Eles auxiliam na divulgação de promoções e ofertas e ampliam o alcance da marca.
Contudo, precisam ser devidamente segmentados, ou seja, voltados para o público-alvo do negócio. De nada adianta atingir muitas pessoas se a taxa de conversão estiver baixa, pois isso só resulta em perda de tempo e dinheiro.
Se uma loja de anel trava externo criar uma campanha bem segmentada, terá mais chances de chegar até seus prospects. Assim sendo, conheça bem sua persona e invista na segmentação dos anúncios em plataformas como o Google Ads.
Dicas para vender mais no Natal
Para aumentar ainda mais suas vendas de fim de ano, existem algumas estratégias que precisam ser colocadas em prática. São elas:
Fazer um bom planejamento
Antes de colocar qualquer estratégia de vendas em prática, primeiro é necessário planejá-la. Se não houver planejamento, dificilmente a loja vai alcançar aquilo que pretende.
Converse com um profissional de marketing ou com membros da equipe para elaborar as estratégias. É necessário definir o controle de estoque, quanto será investido em cada ação, entre outros aspectos importantes para a experiência de compra.
Uma loja de ferramentas para martelinho de ouro funilaria deve pensar de que maneira o e-commerce pode facilitar a jornada de compra.
Organizar a logística de entrega
O cliente espera ansiosamente pela chegada do produto que comprou na internet, por isso, não há nada mais importante do que organizar muito bem a logística de entrega e garantir que tudo seja perfeito.
Imprevistos podem acontecer, mas os comerciantes precisam estabelecer datas e condições, se quiserem encontrar os clientes com a entrega.
Conte com os serviços das melhores transportadoras para ter mais garantias de que os produtos chegarão aos seus destinos de maneira rápida, segura e sem avarias na embalagem.
Usar as redes sociais par ajduar seu e-commerce
Todo tipo de negócio precisa estar nas redes sociais, desde um grande fabricante de desbobinador manual até uma pequena plataforma de vendas que acabou de começar.
Os lojistas devem explorar as diversas vantagens oferecidas por elas, por exemplo, usando-as para divulgar seus produtos e promoções. As ofertas vão alcançar um número maior de pessoas, por isso, também é importante prezar pelo atendimento de qualidade.
Tenha em mente que muitas pessoas vão usar esse site para tirar dúvidas, fazer reclamações e sugestões e até mesmo para comprar.
As próprias redes sociais oferecem ferramentas apropriadas para isso, como no caso do Facebook Shopping e do Instagram Shopping.
Enviar brindes pelo e-commerce
Os brindes também são estratégias que podem ser usadas pelo e-commerce, assim como por um fabricante de reator de vidro para laboratório.
Os clientes enxergam isso como uma maneira de valorizá-los e preferem comprar com marcas que oferecem um agrado por escolhê-las.
Mas para que essa estratégia seja assertiva, é necessário que o brinde esteja de acordo com seu perfil de público e agregue valor para o consumidor.
Considerações finais
O Natal é sempre a época mais rentável do ano para as empresas, afinal, todo mundo quer comprar presentes para as pessoas que mais amam.
As plataformas e-commerce precisam estar preparadas para esse aumento na demanda, por meio de estratégias inteligentes, como as que você viu aqui. Suas vendas vão aumentar muito mais e os lucros estarão garantidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.