Como trabalhar com dropshipping: o que é e 5 dicas para começar

O dropshipping é um formato que está ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado, de modo que empresas, e até mesmo consumidores, buscam este método para fazer parte do seu processo de compras.

A operação consiste em três pontos, sendo lojas, fornecedores e clientes. O início do procedimento é quando um lojista virtual recebe o pedido do cliente, e por sua vez, repassa a compra a um fornecedor de cortina wave sala.

Que, por sua vez, será aquele que providenciará o produto para o consumidor e será o responsável por enviar nas condições que a loja virtual oferece, tanto para compras nacionais quanto internacionais.

A loja virtual, por outro lado, trabalha sem qualquer estoque do produto que oferece, sendo apenas um canal intermediário para a compra e que ajuda os consumidores nas dúvidas que houver em algum processo ao adquirir o motoredutor weg.

As transformações que ocorrem dentro do mercado estão cada vez mais constantes, e por isso, conhecer o formato de dropshipping e o que as lojas oferecem para vendas como para as compras, é fundamental para saber as estratégias que ajudarão no crescimento.

Desta forma, o fornecedor pelos intermédios certos pode ganhar uma visibilidade dentro do segmento que vende e, assim, ter a credibilidade para aumentar as vendas e o tráfego dentro da loja virtual.

Os benefícios do dropshipping

Oferecendo benefícios para os fornecedores, que tem seus produtos conhecidos ou, então, para os clientes de bateria cral 60 amperes, as vantagens também acabam ajudando quem possui a loja virtual, tudo por intermédio de pontos como:

  • Reduz custos;
  • Variedade;
  • Flexibilidade de trabalho remoto;
  • Atendimento em várias regiões;
  • Foco em marketing;
  • Suporte em trocas e devoluções.

Por todos os procedimentos serem feitos por meio de um fornecedor, e ser de responsabilidade dele, os custos para o lojista acabam diminuindo, sendo um deles o de gerenciamento de estoque e de embalagens.

Sendo a responsabilidade do fornecedor, outra redução de custo é que o lojista não precisa se preocupar com os gastos para produzir o produto, seja a matéria-prima, mão de obra ou o espaço em si que será utilizado.

Um dos benefícios do dropshipping para os fornecedores é que podem oferecer mais de um produto. Por exemplo, se a empresa possui em seu catálogo vidro temperado laminado e outros modelos de vidros, ou até mesmo suportes, as vendas destes também aumentam.

Ou de segmentos que são diferentes, mas que podem haver relação com o produto, como itens de decoração que combinam com vidro.

Esta variedade de itens proporciona que tanto a loja virtual em si, quanto os fornecedores possam ter um aumento de vendas e de tráfego por dentro da página, gerando, assim, dados que plataformas de busca identificam como relevantes para certas palavras-chave.

Para aqueles que administram a página, a vantagem de uma loja virtual é que a flexibilidade de trabalho é ainda maior do que um negócio convencional, de forma que a base para que haja um gerenciamento é um computador e conexão com a internet.

Deixando como opção o local onde deseja trabalhar, podendo ser em casa ou, até mesmo, em um coworking, sem a necessidade de um ambiente como um escritório físico ou imóveis que tenham um estoque.

Uma vantagem dentro desta modalidade para os consumidores é o atendimento e as entregas abranger mais locais, de forma que as barreiras geográficas não se tornam um empecilho para a loja vender e para o cliente receber os seus produtos.

Assim, se o consumidor não conhecer nenhum outro negócio que oferece forro mineral 1250×625, por exemplo, pela loja virtual e com um bom fornecedor, o indivíduo terá o produto desejado.

O que é uma vantagem também para a loja que tem um crescimento do negócio em diferentes regiões, e que por sua vez ao oferecer um bom atendimento, ocorre a divulgação para amigos e familiares de um modo mais espontâneo.

Quando um fornecedor usa o dropshipping, suas vendas geram um grande aumento devido ao fato de que a loja usa marketing para atrair os consumidores aos seus canais, e oferecendo boas soluções que fidelizam em processos de pós-venda.

Tanto com anúncios pagos quanto pelas redes sociais, o planejamento de marketing para estabelecer uma presença digital é ainda maior e mais abrangente, algo positivo para os fornecedores que estão entrando no mercado.

Além do fato de não se preocuparem com os gastos que essas técnicas existem, os fornecedores ainda podem aproveitar as campanhas que a loja fizer para oferecer pneus de carros baratos e, desta forma, atrair clientes.

Em casos que o cliente necessite de um suporte como trocas e devoluções, o custo para a logística considerada reversa é de responsabilidade do fornecedor, sendo assim, ele quem deve arcar com todos os custos.

Com as mudanças crescendo e a concorrência aumentando cada vez mais dentro do mercado, ter uma consciência do que pode ser feito para aumentar as vendas e a visibilidade dentro do segmento é algo essencial.

Assim, se houver o desejo de implantar a técnica ou desenvolver uma loja virtual no modelo de dropshipping, a compreensão de como é o funcionamento é maior e, posteriormente, gera uma conversão de consumidores que visitam a página para encontrar o que procuram.

Dicas para implantar

Se um fornecedor de pingadeira de granito ou um empreendedor deseja usar o modelo de dropshipping como uma forma de crescer dentro do mercado, algumas dicas podem ajudar a implantar a modalidade de uma forma mais duradoura. São elas:

1. Escolher o nicho

Para o indivíduo que deseja começar um dropshipping, um dos primeiros passos antes de criar a plataforma ou começar a se comunicar com os fornecedores para vender, é conhecer o nicho que irá entrar na página.

Se a loja virtual vender apenas um produto, conhecer qual é o público que irá buscá-lo é fundamental até mesmo para atrair os fornecedores que irão vender por elas, de modo que também acaba conhecendo o mercado em que irá atuar.

O conhecimento do público-alvo ajuda também nas estratégias de marketing que serão feitas para atrair e cativar os consumidores a sempre comprarem na página, portanto, é fundamental ter um conhecimento aprofundado.

Que pode contar com a ajuda de ferramentas e observações enquanto estiver na parte de planejamento.

2. Bons fornecedores

Sendo os responsáveis por todos os procedimentos no que se refere à logística, entrega e qualidade do produto, o empreendedor que estiver iniciando este modelo de negócio deve buscar bons fornecedores para fazer parte da loja.

A garantia do sucesso para ambos os lados requer uma boa parceria, por isso, é importante conhecer quais são os empreendimentos que estão dispostos a fechar negócios destas modalidades.

Tanto a loja compreender como funciona o sistema de entrega e mais sobre os produtos, como os fornecedores devem ter o entendimento do modo de pagamento ou, então, sobre a política da qual a empresa trabalha.

3. Pesquisar os concorrentes

Ter um conhecimento dos concorrentes virtuais é fundamental para saber as bases de abordagens aos consumidores, e até mesmo com os próprios fornecedores dos produtos.

Com o conhecimento da concorrência, é possível observar quais são os pontos em que a loja pode se destacar, especialmente os de carência que já foram procurados pelos consumidores.

Assim, o negócio sabe que possui um público e, desta forma, ganha um foco e uma maior credibilidade dentro do ramo.

4. Meios de pagamento

As formas de pagamento são um dos pontos essenciais quando se trata de empreendimentos que funcionam de modo virtual, portanto, é importante buscar pelas plataformas que funcionem sob a modalidade dropshipping.

A prioridade deve ser para prazos mais rápidos de liberação do dinheiro das vendas, que são repassados para os fornecedores darem continuidade ao processo, como para o caixa da própria loja virtual.

E, com isso, fazer os investimentos e ajudando os fornecedores a manterem a qualidade do produto, aumentando ainda mais a visibilidade dentro do segmento de atuação online.

5. Marketing

Ter anúncios e campanhas para negócios no modelo de dropshipping é importante, especialmente pela concorrência que está cada vez maior dentro do comércio eletrônico.

Usar redes sociais, plataformas de busca como impulsionadoras de anúncio e até o e-mail marketing, são uma das possibilidades que contribuem com este modelo de negócio e assim, ganhe alguma atenção dos consumidores, instigando-os a acessarem o site.

Considerações finais

Com as mudanças no mercado e a variação de modos de vender lã de rocha, uma loja virtual com fornecedores está se tornando uma tendência cada vez maior, sendo esta técnica denominada de dropshipping.

Assim que o consumidor realiza o pedido, a loja virtual se encarrega de passá-lo aos fornecedores e deixá-los sob a responsabilidade do que foi comprado, tanto compras nacionais quanto internacionais.

Esse formato vem conquistando o mercado por fatores como a flexibilidade, atendimento mais expandido do que um comércio tradicional, suporte e a redução de custos, algo que acaba garantindo boas vantagens a longo prazo.

Com estratégias de marketing que podem destacar não apenas a loja em si, mas com os seus fornecedores atrelados a ela, o dropshipping é uma das práticas que garante benefícios para os três lados, empreendimento, fornecedores e clientes.

Assim, os desejos e necessidades destes três elementos acabam sendo atingidos e posteriormente, sendo uma união que gera benefícios a longo prazo para todos os lados.

Começar este modelo de empreendimento requer um bom planejamento e, por isso, quanto mais o negócio ganha espaço com presença digital e em relação a concorrência, maior a credibilidade que é conquistada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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