Hoje, o Instagram tornou-se uma das melhores plataformas de venda e divulgação de produtos e serviços, e postar conteúdo é a maneira mais prática de veicular essas informações. Aí, surge a dúvida de como fazer isso sem aparecer em frente à câmera.
Barreiras como o medo e a vergonha de se expor a críticas e comentários são problemas enfrentados pelos usuários e, para quem não se sente confortável diante das câmeras, fica difícil utilizar essas estratégias para alavancar os negócios.
Porém, é totalmente possível postar conteúdos nos stories do Instagram, e não só por meio deles, sem se expor, fazendo com que não seja necessário se livrar da timidez.
Mesmo que, por muitas vezes, a imagem da pessoa ajude muito para passar confiança na compra de piso antiderrapante emborrachado, ou até mesmo criar um relacionamento mais próximo com o consumidor, é mais fácil e confortável estar nos bastidores.
Afinal, não existe a obrigatoriedade de aparecer na internet para que os negócios tenham sucesso.
Quando se pesquisa na internet sobre marketing digital, algumas verdades, consideradas como “absolutas”, ganham espaço pela insistência e não pela realidade.
Aí, os questionamentos como “será que isso é mesmo verdade?” param e as pessoas são direcionadas a uma mesma atitude, como autômatos, sem nenhum tipo de resistência ou defesa.
Isso não é bem assim. Essa história de que é indispensável aparecer na internet para que a empresa de placa fotovoltaica off grid cresça, não condiz com aquilo que é mostrado.
Pode-se ver, por muitas vezes, que muitas propagandas ou anúncios são feitos, sem que haja um personagem de carne e osso diante de uma câmera. A imagem do produto é essencial e por si só pode dispensar a atuação “cara a cara” da pessoa.
A repetição constante de que é necessário aparecer, nada mais é do que um vício com tom apelativo para que as pessoas atuem da mesma forma a fim de conquistar a fama, algo muito importante para várias pessoas.
Porém, essa não é a única maneira de conduzir adequadamente um negócio de persiana elétrica controle remoto, por exemplo, e o protagonista pode sim, não se expor. Isso não vai afetar as vendas, tampouco o número de seguidores no Instagram.
Não existe uma única maneira de fazer as coisas pela internet, como a exposição pessoal, porque ela muda constantemente, apontando novas formas de fazê-las, sem que haja necessidade de seguir um padrão convencional.
Aliás, diga-se de passagem: as convenções mudam, o público muda, o consumidor se torna exigente com o passar do tempo e entrar no embalo daquilo que dizem ser o “certo”, pode levar a uma total frustração, arruinando os negócios.
Nem as leis são imutáveis, então, não é preciso se preocupar com essa massificação de aparecer, diante das câmeras, achando que isso vai tornar a válvula reguladora de pressão para gás natural mais vendável.
Pensar dessa maneira é uma “furada”, pelo menos no que diz respeito à exposição para uma propaganda, por exemplo. Afinal, nem todo mundo tem coragem de falar abertamente e muitos preferem o anonimato, o que não difere em nada.
Antigamente, antes de surgir o Instagram, existiam programas de televisão que vendiam jóias femininas bem caras. Os anéis, por exemplo, eram colocados nos dedos das modelos e a voz de uma mulher ia dando todas as informações.
Não havia necessidade de ela aparecer, obviamente a linguagem era adequada, persuasiva, com a gramática correta, e antes mesmo de terminar a transmissão das informações, dezenas de peças eram vendidas rapidamente, em um piscar de olhos.
Uma prova de que mesmo em tempos nos quais a internet não existia, aparecer não era essencial. A venda ocorria da mesma forma, o sucesso do negócio era garantido e nunca houve sequer uma notícia que mostrasse a falência de uma companhia.
É essencial analisar por que as pessoas falam tanto em conteúdo humanizado e o que isso tem a ver com aparecer ou não aparecer.
A resposta para isso é simples: porque quando alguém aparece na veiculação de um conteúdo de conserto de persiana horizontal, por exemplo, a impressão passada para a audiência é que se trata de um bate papo informal, sem intenção de vender esse serviço.
É como se um diálogo amigável estivesse acontecendo e, para o público que assiste, não é gerada aquela sensação de que o produto está sendo empurrado à força. Isso faz com que a audiência se sinta integrada com o produto e passa a achá-lo incrível.
Criando conteúdos no Instagram sem aparecer
Então, para quebrar essa barreira tão desconfortável de exposição, seguem algumas dicas de postagens nos stories que, com certeza, facilitam as pessoas mais tímidas a escaparem dessa situação:
- Mostre a rotina no período da manhã;
- Envie tutoriais ensinando algo ou dando dicas;
- Faça postagens de frases motivacionais;
- Mostre o que ocorre por trás das câmeras;
- Faça enquetes, quizzes e abra caixas de perguntas.
Dá para perceber que em todas essas dicas não há necessidade de aparecer. A rotina matinal, por exemplo, pode ser por meio de fotos bacanas da mesa de café da manhã, com enfeites, e com algum texto como: “hoje, o cafezinho está bem light”.
Acaba sendo um estímulo para quem está assistindo, porque ela passa a perceber que pode incorporar isso à própria vida. Nesse caso, presume-se, que o perfil é pessoal.
Porém, se o perfil for profissional, a mesma estratégia vale: coloque uma foto bem legal de uma cadeira jantar, inclua uma mensagem sobre o valor ou que se trata de uma promoção. É certeira a visualização do cliente que está procurando por uma.
Uma boa tática é fazer compartilhamento nos stories de tutoriais que ensinam algo ou que dão dicas, em outros perfis.
O perfil fica mais movimentado e o público, cliente ou sendo uma empresa, está sempre sendo alimentado com informações recentes e que são importantes para ele. Afinal, se não fosse relevante, não existiriam motivos para que ele fosse um seguidor dessa empresa.
As frases motivacionais são muito frequentes nos stories (mesmo os empresariais). Por exemplo: “torne-se um profissional vitorioso e obtenha a excelência no corte e dobra de chapa galvanizada”.
É uma mensagem motivacional, que incentiva quem trabalha nessa área, inclusive para comprar um curso que torne o profissional um expert.
É uma estratégia que garante muito sucesso nas vendas, desde que as frases estejam alinhadas com o tipo de negócio.
Um tipo de conteúdo que faz muito sucesso nos stories é a postagem dos bastidores antes de acontecer algo. Imagine um projeto de modificação no registro da antt, por exemplo.
Não há necessidade de aparecer ninguém por trás das câmeras. Basta mostrar a equipe envolvida, os livros que foram lidos para o projeto, os equipamentos que são utilizados, sejam computadores ou impressoras, e até mesmo a decoração do escritório.
Enfim, tudo o que foi ou está sendo utilizado para a concretização final desse projeto, deve ser usado para o compartilhamento também.
O Instagram possui ferramentas que facilitam esse processo, fazendo com que os stories cresçam cada vez mais, ajudando a reter uma audiência maior e auxiliando a empresa a conhecê-la melhor.
Na verdade, nessa experiência toda de postar conteúdos, fica a experiência de criatividade, para sair da mesmice de querer sempre aparecer, porém, já é fato que isso não é absolutamente necessário para que qualquer tipo de negócio prospere.
Vantagens de postar no Instagram para a empresa
Postar conteúdos no Instagram, nos stories, principalmente, beneficia muito as empresas, para que elas possam disseminar os negócios, tornando-os bem mais vendáveis e, obviamente, trazendo mais rentabilidade, tais como:
- É uma plataforma popular e de alto alcance;
- É uma plataforma altamente visualizada;
- Expõe qualquer tipo de negócio para o mundo;
- Permite anúncios para clientes em potencial;
- É uma das melhores plataformas para engajamento.
O Instagram tem enorme popularidade. Um local onde as pessoas passam em média 28 minutos por dia, navegando pelo aplicativo, acompanhando informações sobre uma marca, produto ou serviço.
Os stories são usados por milhões de pessoas dia a dia e muitos usuários os procuram para comprarem produtos ou serviços, quando desejam. Por isso, é uma forma excelente das empresas publicarem os conteúdos, para atingir os consumidores.
É, também, uma plataforma altamente visualizada, principalmente por causa dos gráficos, imagens e fotos postadas, pois os mesmos estimulam o consumidor, mostrando-lhe os produtos e serviços, com as devidas explicações.
Enfim, é uma plataforma completa, que permite a exposição de qualquer tipo de negócio para o mundo todo e possibilita um maior engajamento entre os usuários.
Considerações finais
Como foi possível ver ao longo deste artigo, a preocupação em aparecer na produção de conteúdos é algo que não precisa preocupar os usuários desta plataforma, porque existe sim, maneiras de produzi-los, sem que haja necessidade de se expor.
Tudo pode ser feito nos bastidores, poupando quem é tímido e não se sente confortável diante das câmeras.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentoe Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.