Todo bom empresário sabe que as datas sazonais são muito importantes para qualquer e-commerce, principalmente os dias das mães, onde há uma ótima movimentação de compras e quando há uma redução do estoque parado, aumento do giro de produtos e garantia de maior receita para suprir meses com poucas vendas. Planejar as vendas nessa data é garantir ótimos resultados.
Durante as datas sazonais há uma grande movimentação de compras no país inteiro e o crescimento expressivo das compras online, o e-commerce e outros canais digitais de vendas, foram impulsionados pela dinâmica da pandemia. Este aumento para um mundo mais digital deve mudar o comportamento do consumidor de forma profunda nos próximos anos.
Pesquisas feitas pela Fecomércio/SC antes de datas comemorativas apontam que as intenções de compra pela internet quase triplicaram no período analisado (Dia das Mães, Namorados, Pais e Crianças), passando de uma média de 4,45% em 2019 para 12,67% em 2020.
O faturamento do varejo digital brasileiro cresceu 56,8% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2020, conforme pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O número de pedidos aumentou 65,7%, saltando de 63,4 bilhões para 105,06 bilhões.
Para preparar você, empresário, com destino a um aumento significativo de compras e vendas, este ano exige que o gerente de comércio saiba calcular bem a demanda, pedir produtos a fornecedores com antecedência, criar campanhas de marketing e preparar a equipe pós-venda.
Em vista disso, separamos neste blog as principais dicas para você preparar seu e-commerce para o dia das mães e outras datas sazonais.
- Conheça o seu público – alvo.
Conheça o seu público – alvo, através da análise de seu consumidor. É o primeiro passo para que qualquer venda aconteça, uma forma bastante eficiente de saber o melhor perfil do consumidor é fazendo o desenho de sua persona. Através dela, é possível entender suas dores, necessidades, hobbies e outras características que podem turbinar sua estratégia de vendas.
Um modo eficiente de compreender o melhor perfil do consumidor é fazendo os objetivos, características e entender como solucionar os problemas que a afligem. Através dela, é possível entender suas dores, necessidades, hobbies e outras características que podem turbinar sua estratégia de vendas.
2. Invista e prepare o layout de sua loja virtual
Invista em seus posts nas redes sociais, chamar a atenção do cliente com produtos novos e cores é o pontapé que você precisa. Marketing é bastante conhecido em lojas físicas, onde as empresas investem em vitrines para chamar a atenção dos consumidores. Prestar atenção em sua vitrine virtual, é essencial nos dias de hoje o consumidor é muito dinâmico. Desse modo, você deve captar sua atenção de modo que o leve a realizar uma compra ou ao seu objetivo de negócio.
- Faça promoções.
Faça promoções, quem não gosta de uma promoção? Atrair novos clientes e aumentar suas vendas é uma ótima dica para o seu negócio. Algumas promoções podem reduzir parte do preço de produtos que estão parados no estoque, ou seja, é possível usar a criatividade e criar diferentes opções de promoções relevantes para seus consumidores e também para seu negócio. Ou seja, é possível usar a criatividade e criar diferentes opções de promoções relevantes para seus consumidores e também para seu negócio.
4°Prepare suas campanhas de marketing.
O marketing é uma poderosa ferramenta para conseguir captar novos consumidores, seja através de uma promoção, do seu produto ou da forma como comunica. Além de se usar um cronograma com todos os entregáveis, é necessário acompanhar os resultados e anotar os principais KPIs (indicadores de performance).Através das principais perguntas que vão te ajudar a encontrar as melhores respostas, como: o que será comunicado, como será comunicado, qual mídia será utilizada, quais estratégias serão utilizadas, como será medido o resultado e os objetivos da campanha.
5°Tenha estoque de produtos com maior demanda.
O estoque é um fator importantíssimo para definir o sucesso ou fracasso nessas datas. Com uma quantidade de estoque bem calculada, é possível garantir as vendas sem sobrar muitos produtos. É importante ressaltar que estoque parado representa custo e, por isso, empresários devem saber como calcular corretamente a média de produtos a serem vendidos. O planejamento de um histórico de vendas e de suma importância, onde você pode utilizar a média vendida no ano anterior e multiplicá-la pelo valor esperado este ano para fazer uma previsão de vendas. Por exemplo, se seu e-commerce vendeu 20.000 produtos e a expectativa para este ano é de 3% a mais, é necessário comprar 600 itens a mais.
6° Lembre-se da equipe de vendas
Ter uma equipe de pós-venda e treiná-la da forma correta é essencial para garantir um bom atendimento ao consumidor. Hoje, o pós-venda é uma das áreas mais importantes e responsáveis que ajudam na retenção e fidelização do cliente. A importância de um perfeito atendimento ao cliente é a demonstração de desenvolvimento e qualidade de seu estabelecimento. É nesse momento que o consumidor pode tirar dúvidas, resolver problemas, comprar novamente etc. Por isso, é importante que os colaboradores estejam bem treinados para um suporte rápido e eficiente, seja ele online ou não, gerando satisfação com quem está entrando em contato.
Por isso, para garantir que seu e-commerce bombe nas datas sazonais, principalmente nos dias das mães, vale recapitular as nossas dicas:
- Conheça o seu público – alvo.
- Invista e prepare o layout de sua loja virtual
- Faça promoções.
- Prepare suas campanhas de marketing.
- Tenha estoque de produtos com maior demanda.
- Lembre-se da equipe de vendas
O que esse post fez por você? Além de garantir boas vendas no dia das mães, você também aprendeu a atrair novos clientes para o negócio, podendo inclusive usar estratégias de fidelização para outras datas importantes.