2020 está batendo na sua porta! Você está preparado para turbinar o seu e-commerce e crescer ainda mais? Leia este post e descubra!
Em uma era na qual a maioria das pessoas está conectada a praticamente tudo, direto na palma da mão, o resultado não poderia ser diferente: uma vida cada vez mais digital.
Novas tecnologias, métodos de compra online e uma infinidade de conteúdos, promoções e serviços lutam pela atenção do público. Esta é a realidade atual.
Pensando nisso, você já percebeu que é exatamente esse nível elevado de conectividade que empoderou muita gente? Pessoas como você, como eu. Como os seus consumidores.
Neste mar de possibilidades só uma coisa é garantida: para o seu negócio se manter firme no mercado é fundamental entender o cliente! Assim, os empreendedores devem ter a capacidade de compreender as necessidades do público e antecipar as respostas para as possíveis dúvidas que ele possa vir a ter.
É claro que para atingir esse objetivo é preciso se munir de informações confiáveis que apontem as tendências mais certeiras para o seu nicho. Com certeza, este é o caminho mais seguro para se destacar da concorrência.
Quer ficar por dentro do que o aguarda no próximo ano e se preparar para entrar com o pé direito em 2020? Confira o que trazemos para você neste post!
O CONSUMIDOR NO CENTRO DO E-COMMERCE
Com tantas transformações e inovações – seja no ambiente das lojas físicas ou das virtuais – a essa altura você já deve ter percebido que o público está redefinindo o modo como vais às compras.
A questão é que a qualidade da experiência oferecida nesta jornada define quem merece a atenção dos clientes. Ou seja, determina quais e-commerces estarão aptos a permanecer no páreo.
Neste cenário, os vendedores de todas as fases e áreas devem ficar atentos às formas como o público interage com as marcas. Portanto, se você quer surfar nessa onda, aprofunde o seu conhecimento em Experiência do Consumidor (representado em inglês pela sigla CX).
Como diria Michael Leboeuf, consultor americano de negócios e autor de diversos best-sellers, “um cliente satisfeito é a melhor estratégia de vendas”. A frase de Leboeuf não só traduz, como justifica, um pouco da cultura de hoje focada na experiência do cliente.
Bom, mas esta é apenas a primeira dica para turbinar os seus negócios que você verá neste post. Continue esta leitura e descubra o que mais estará em alta em 2020!
MONTE UM ROTEIRO DE METAS PARA 2020
É comum termos a percepção de que precisamos elencar as principais demandas do nosso negócio. Já saber por onde começar é outra coisa. Afinal, muitas vezes é nessa hora que somos engolidos pela correria diária a adiamos tirar um tempinho para pensar em decisões importantes. E isso acontece justo com aquelas que podem fazer toda a diferença em nosso trabalho!
Se identificou com essa situação? Então, este texto será o empurrão que você precisa para dar o primeiro passo. Acompanhe as dicas seguir e veja como vai ser mais fácil tirar o seu planejamento da inércia e partir para a ação!
1 – ENTENDA MELHOR O SEU PÚBLICO
As pessoas que formam o público de um e-commerce possuem perfis diferentes, e consequentemente, formas de consumo distintas. Logo, compreender de modo mais detalhado o comportamento de potenciais clientes pode contribuir na formulação de promoções e campanhas mais assertivas, por exemplo.
Nesta pegada de colocar o cliente no centro do seu e-commerce, aposte em estratégias para estreitar o relacionamento com o consumidor. É nessa hora que um bom atendimento não pode falhar! Aposte em atender bem para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
2 – LEVE O SEU NEGÓCIO PARA O UNIVERSO MULTICANAL
Como falamos no começo deste artigo, a alta interatividade do cotidiano seja no âmbito pessoal ou profissional dos clientes, interfere no e-commerce. As pessoas esperam que as marcas que elas estão acostumadas a consumir estejam nos ambientes digitais em que elas navegam.
Dessa maneira, os vendedores que conseguirem firmar presença nos canais mais utilizados pelo público elevam a competitividade das vendas. Contudo, de quais lugares especificamente estamos nos referindo? De todos que podem colocar os seus produtos em uma vitrine online!
Neste quesito destacam-se as redes sociais, os marketplaces, comparadores de preços e até mesmo o e-mail marketing.
3 – PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA PARA AS DATAS COMEMORATIVAS
Certamente está em seus planos aproveitar o impulso das datas mais fortes do calendário varejista no ano novo, ok? Bom, mas só há um jeito de ter sucesso nessa jornada: com planejamento! Ou seja, nada de seguir aquele velho ditado de que o brasileiro deixa tudo para a última hora.
Para o consumidor até pode dar certo procrastinar e comprar o produto desejado no último dia da promoção. Porém, o lojista não pode se dar a esse luxo e organizar uma promoção em cima de uma data comemorativa. É a receita do fracasso!
Portanto, a orientação é definir agora, na virada de um ano para o outro, em quais períodos de liquidação o seu e-commerce irá participar. Escolha as datas mais propícias e trace um cronograma claro e objetivo com datas limite para cada etapa do preparo da sua loja. Foque nos picos de venda dos próximos meses e antecipe a operacionalização das suas demandas!
3 PONTOS PARA INCLUIR NO SEU CRONOGRAMA DE DATAS COMEMORATIVAS
- Escolha quais datas comemorativas irá participar em todo o ano
- Fixe datas para cada etapa do processo: planejamento, reposição do estoque, divulgação de promoções e pós-venda, por exemplo
- Avalie os resultados depois de cada grande febre de vendas e use-os para verificar quais estratégias foram eficazes e quais precisam ser melhoradas
DE OLHO NA EXPECTATIVA DO CLIENTE PELA ENTREGA
Claro que com o possível aumento nas vendas, vem junto também a intensificação de um desafio já conhecido de quem vende no e-commerce: o frete.
O envio das encomendas continua a ser uma fonte de tensão entre vendedores e consumidores. Além disso, nessa queda de braço temos os lojistas que precisam encontrar fretes competitivos, dentro da realidade do seu negócio, e que sejam ao mesmo tempo atrativos para a clientela.
O problema reside exatamente no fato desta ser uma das barreiras mais difíceis de vencer no e-commerce. Porém, nosso objetivo aqui não é fazer você entrar 2020 repensando se vale continuar com o seu e-commerce. Pelo contrário! Logo, vamos às sugestões para você superar esse obstáculo e transformá-lo em aliado!
USE O FRETE COMO UM DIFERENCIAL DO SEU E-COMMERCE
Quando o assunto é frete, dois quesitos nas entregas devem estar ainda mais em alta no e-commerce em 2020: flexibilidade e agilidade. Portanto, procure soluções que o ajudem a oferecer isso para os seus clientes!
Se, de um lado, o preço do envio é um dos maiores motivadores do abandono de carrinho, na faixa dos 82,3% – conforme aponta a pesquisa E-commerce Trends, da Rock Content – de outro, o prazo curto também importa para fechar o pedido.
A diferença está no perfil do cliente e o que ele decide como prioridade naquele momento.
Frete caro ocupa a primeira posição entre os fatores que frustram uma compra no e-commerce
Dados como estes nos levam a crer que para atender a expectativa dos consumidores os lojistas precisam contar com alternativas variadas de transporte dos produtos. Então, fique atento à gestão do seu frete!
Conforme a pesquisa Global Consumer Insights Survey, da PwC, 64% dos consumidores reconhecem que uma entrega mais rápida requer um esforço maior por parte do lojista, e por isso, merece ser remunerado.
Neste caso, vale analisar se o seu e-commerce proporciona uma variedade de fretes que se enquadre em diversos tipo de preferência. Entenda melhor o que considerar no quadro abaixo:
DESENVOLVA SUA GESTÃO DE FRETES EM 2020
E aí? Você está se sentindo mais preparado e confiante para turbinar os seus lucros na temporada 2020? Esperamos ter contribuído para isso!
Conheça mais sobre os serviços de tabelas de transportadoras da Agência Virtualiti.