Os influenciadores digitais têm se tornado uma ferramenta muito poderosa para aumentar o alcance da marca. São considerados parceiros valiosos na estratégia de marketing por conta de sua capacidade de alcançar um público específico.

Tudo é feito de maneira autêntica e envolvente, pois são pessoas com seguidores leais e que confiam em suas opiniões e recomendações. Quando o influenciador promove uma marca ou produto, gera conexão instantânea com o público.

Isso acaba por transmitir confiança e credibilidade, consequentemente, a organização consegue aumentar as vendas e seu reconhecimento. Além disso, os influenciadores são conhecidos por conta de seu conhecimento sobre tendências atuais.

Eles sabem se comunicar de maneira efetiva nas redes sociais, criam conteúdos autênticos que ressoam com os seguidores e tornam a mensagem mais acessível e interessante.

Outra vantagem é a capacidade de segmentação, pois eles podem direcionar as mensagens para públicos específicos, atingindo potenciais clientes que estão realmente interessados nos produtos e serviços.

Além de saber como os influenciadores ajudam no alcance de uma marca, é necessário saber como eles podem gerar engajamento com o público, como influenciam a decisão de compra e quais são os tipos de parceria que fazem.

Também é necessário saber como medir o retorno sobre os investimentos com essa parceria e quais são os desafios de trabalhar com os influenciadores digitais, e é sobre isso que o artigo vai falar.

Como os influenciadores geram engajamento?

Os influenciadores digitais podem gerar engajamento com o público-alvo do e-commerce de diversas maneiras, sempre aproveitando sua autenticidade, presença nas redes sociais e habilidades de comunicação. Alguns de seus pontos fortes são:

  • Conteúdo relevante e autêntico;
  • Interatividade;
  • Colaboração estratégica;
  • Promoções e concursos;
  • Uso de hashtag;
  • Respeito pela audiência;
  • Personalização.

Uma clínica veterinária para roedores pode fazer parcerias com os influenciadores digitais porque eles criam conteúdos relevantes para os seguidores. Também compartilham experiências pessoais e avaliações honestas de produtos e serviços.

Os criadores de conteúdo incentivam a interação com o público, fazendo perguntas, realizando enquetes, respondendo comentários e mensagens diretas, entre outras ações que criam senso de comunidade.

Ao colaborar com outras personalidades e marcas, conseguem expandir o alcance do negócio e introduzir novos seguidores para seus conteúdos, o que aumenta a diversidade e mantém o grau de interesse.

Os influenciadores também são ótimos para realizar concursos, sorteios e promoções que envolvem a marca. São ações que incentivam o engajamento e estimulam os seguidores a participarem ativamente, compartilhando conteúdo.

Usar hashtags relevantes aumenta a visibilidade do material criado pelo influenciador e da própria marca. Eles valorizam e respeitam os seguidores, por isso são mais propensos a criar um ambiente de confiança.

Eles só mencionam o contato de neurologia veterinária para hérnia de disco ou de qualquer outra empresa se realmente confiam na marca, demonstrando respeito para com seu público.

Além do mais, reconhecem e celebram marcas pessoais dos seguidores, como conquistas e aniversários, criando assim um forte senso de comunidade e conexão.

Como influenciam a decisão de compra?

Os influenciadores têm um papel significativo na influência das decisões de compra dos consumidores, pois já conquistaram a confiança dos seguidores. Desse modo, conseguem afetar as escolhas de compra de várias formas.

Eles compartilham avaliações honestas sobre produtos e serviços e quando recomendam alguma coisa, isso é percebido como uma opinião confiável. Acontece que os seguidores acreditam que o influenciador compartilha uma experiência pessoal.

Mais do que isso, eles sabem que se trata de alguém que de fato testou aquele produto. Os influencers também são capazes de criar material envolvente e autêntico, mostrando para as pessoas que a solução se encaixa em suas vidas.

Os seguidores se identificam com os influenciadores, por isso existe uma conexão emocional que se estende para a marca. Ela influencia as decisões de compra, uma vez que o público se interessa em comprar aquilo que está de acordo com sua identidade.

O influenciador que está divulgando uma clínica de reabilitação de alcoólatras pode oferecer códigos de desconto e parcerias exclusivas que promovem incentivos adicionais.

Mas de maneira resumida, a influência se dá por conta da confiança, autenticidade, conexão emocional e promoções exclusivas criadas pelos influenciadores.

Tipos de parcerias

As empresas podem fazer diferentes tipos de parcerias com os influenciadores digitais, e tudo depende dos objetivos de marketing e do estilo do influenciador. Algumas das opções são:

Patrocínio de conteúdo

A organização paga para o influenciador criar e compartilhar conteúdo relacionado aos produtos e serviços oferecidos.

Isso pode incluir avaliações, tutoriais, demonstrações ou até a integração do produto no conteúdo regular do influencer.

Publicações patrocinadas

As organizações também podem pagar para os influenciadores publicarem postagens patrocinadas em suas redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook.

São complicações que incluem menções à marca e podem até mesmo incluir hashtags específicas para impulsionar ainda mais o alcance.

Participações em eventos

Uma rede especializada em internação para cachorro pode convidar os influenciadores para participarem de eventos da marca.

Existem várias situações interessantes para isso, como lançamentos de produtos, conferências ou campanhas de caridade. Isso porque a presença dessas pessoas aumenta a visibilidade e a credibilidade do negócio.

Eventos de lançamentos

Os influenciadores também podem ser convidados para eventos de lançamentos de produtos, onde experimentam em primeira mão as novidades.

É assim que eles vão compartilhar os produtos e serviços com o público e atrair mais pessoas para a marca.

Como medir o retorno sobre os investimentos?

Para calcular o retorno sobre os investimentos de uma parceria com influenciador, é necessário somar todos os custos associados à parceria.

A organização precisa levar em conta o valor pago para o influencer, entre outros gastos relacionados à produção de conteúdo, como despesas operacionais, edição de vídeo e assim por diante.

Não importa se o influenciador divulgou o contato de casa de recuperação masculina ou simplesmente mencionou o serviço em seu canal, é fundamental levantar os custos para aplicar a fórmula, que é:

(Receita gerada – custo da campanha) / custo da campanha

Por meio dessa fórmula, a companhia saberá o retorno obtido ao fazer parcerias com o influenciador de sua escolha.

Desafios do marketing de influência

O marketing de influência nada mais é do que a parceria com os influenciadores, e mesmo trazendo diversos benefícios, também tem seus desafios.

Para uma plataforma e-commerce, um desses desafios pode ser a autenticidade e a credibilidade. Garantir que o influenciador seja autêntico e alinhado aos valores da empresa é desafiador, pois alguns cometem práticas enganosas.

Também existem aqueles que promovem produtos e serviços nos quais não acreditam, apenas para obter retorno financeiro, o que pode representar um risco para a marca.

Uma loja especializada em bateria heliar também precisa ficar de olho nas regulamentações em torno dessa estratégia, pois estão cada vez mais rigorosas em diversas regiões.

É imprescindível que tudo seja transparente e que os influencers divulguem os produtos e serviços de forma adequada.

A organização precisa escolher aqueles que realmente podem representar sua marca, observando se possuem o mesmo público e se estão alinhados aos valores e objetivos do negócio.

Medir o retorno sobre os investimentos é algo complexo, pois é necessário determinar como as vendas ou o aumento no reconhecimento da marca estão diretamente relacionados à influência do criador de conteúdo.

Muitas organizações também perceberam a dificuldade em manter relacionamentos eficazes com essas pessoas. Para um fabricante de poço semi artesiano manual , é necessário fazer uma boa gestão de contratos, negociações e cronograma.

As organizações também precisam ficar atentas porque se o influenciador se envolver em controvérsias ou tiver um declínio em sua imagem pública, consequentemente vai afetar negativamente a marca que está associada a ele.

Além do mais, parcerias com essas pessoas podem ser muito caras, principalmente quando se trata de macro influenciadores. É imprescindível garantir que o investimento valha a pena, caso contrário, é melhor trabalhar com outras estratégias.

Também existe uma competição acirrada por atenção nas redes sociais, o que torna desafiador conseguir se destacar em meio a uma grande quantidade de conteúdos.

Mas mesmo diante desses desafios, uma oficina Citroën pode fazer ótimas parcerias e aumentar consideravelmente seu alcance. Como resultado, terá mais engajamento e autenticidade que vão influenciar as decisões de compra.

O grande segredo é saber abordar os desafios de maneira estratégica e ética para com isso alcançar os melhores resultados.

Considerações finais

É cada vez mais comum ver as empresas fazendo parcerias com os influenciadores digitais, independentemente do segmento de atuação.

A estratégia é interessante para muitos negócios porque facilita a divulgação de produtos e serviços e a aproximação com os consumidores.

A empresa só precisa escolher o parceiro certo para divulgar suas soluções, levando em conta as características do público-alvo.

Se tudo for bem planejado e executado, os resultados são mais do que satisfatórios e o negócio consegue expandir sua atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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