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Os grandes varejistas dominam o mercado porque já estão atuando nele há um bom tempo e isso acaba trazendo alguns problemas para os pequenos negócios que querem se destacar e aproveitar oportunidades.

No entanto, a internet trouxe ferramentas que facilitam o trabalho de divulgação dos produtos e serviços e da própria marca, e um dos canais mais importantes para isso é o site institucional.

Ter um site hoje em dia é sinônimo de profissionalismo porque essa plataforma atua como o cartão de visitas da empresa na internet. Também é no site institucional que o usuário pode conhecer um pouco mais sobre a empresa e o que ela oferece.

Com o crescimento das vendas pela internet, essa plataforma também se transformou em canal de negociação. Em outras palavras, o consumidor moderno pode acessar o site do negócio para comprar seus produtos e serviços.

Se existe a possibilidade de vender no site da empresa, então ela já não precisa mais ser tão refém de marketplaces e grandes varejistas. Só que é muito importante saber como construí-lo.

Pensando nisso, este artigo vai explicar como criar um site próprio, o conceito de domínio próprio, quais são as categorias de domínio e como criar um site totalmente gratuito.

Como criar um domínio próprio?

Para criar um domínio, a primeira coisa que o dono do site precisa pensar é no nome que ele vai ter e verificar se está disponível, antes de fazer o registro.

Para registrar um domínio com final “.br”, primeiro é necessário verificar sua disponibilidade. A empresa precisa acessar o site para verificar a disponibilidade e se não estiver disponível, a própria plataforma sugere outras opções.

Para o site de um fornecedor de mini pastel aperitivo o ideal é trabalhar com extensões “.com.br”. Depois de verificar a disponibilidade, é necessário preencher algumas informações, como:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • Endereço;
  • Telefone.

Feito isso, também é necessário registrar o DNS do servidor em que o site está hospedado. Então é o momento de escolher um plano de pagamento e o proprietário pode pagar apenas pelo primeiro ano de uso ou por 2 anos.

Uma opção interessante é contratar um redirecionador de e-mail para que o endereço tenha o nome do site, assim, fica muito mais profissional.

Como criar um site?

Depois de fazer o registro do domínio, existem outros procedimentos que precisam ser realizados para criar o site da marca. O primeiro deles é contratar um serviço de hospedagem.

Ela serve para que o site fique no ar e as empresas que prestam esse serviço possuem diferentes planos, desde os mais simples até os personalizados.

As empresas de curso de teclado avançado podem optar por diferentes tipos de hospedagem e uma delas é a compartilhada. Isso significa que a plataforma vai dividir o mesmo servidor com outros.

Se preferir, o proprietário pode optar pela hospedagem dedicada, ou seja, o site tem um servidor disponível apenas para ele, algo que pode custar um pouco mais caro, mas também traz mais segurança.

Por fim, existe a hospedagem vps, em que os usuários compartilham o servidor, mas cada servidor privado fica isolado do outro, o que afeta menos o desempenho da plataforma.

Depois de contratar a hospedagem que deseja, chegou o momento de construir o site em si. É muito importante ter conhecimento sobre HTML porque isso facilita muito na hora de criar o template, aplicativos e otimização do canal.

Um dos elementos mais importantes na criação é o CMS (Content Management System), Um sistema usado para gerenciar o conteúdo e o comportamento dos elementos presentes na plataforma, tudo de maneira intuitiva.

Para que o site fique bom, é necessário escolher um template responsivo, visto que ele é essencial para a navegação de qualidade nos dias de hoje.

Ao acessar o site de um fabricante de varredeira industrial manual, a experiência do visitante é muito boa porque todos os elementos se adaptam perfeitamente à tela de seu navegador.

Hoje em dia, as pessoas acessam a internet por meio do celular e outros tipos de dispositivo, só que cada um deles tem um tamanho de tela diferente. O design da plataforma não for intuitivo, a experiência vai ser ruim.

Isso acontece porque os elementos ficam bagunçados, a página demora para carregar, entre outros problemas impertinentes.

O que é domínio próprio?

Domínio próprio nada mais é do que um domínio registrado exclusivamente para a empresa e seu objetivo é permitir que os usuários localizem a página com facilidade, algo muito importante porque influencia no desempenho do negócio online.

Só que além de compreender o conceito desse tipo de domínio, é fundamental conhecer outras categorias existentes.

Uma delas é o TLD (Top Level Domain), Conhecidos por serem mais tradicionais e idealizados, mais precisamente na década de 1980, quando a internet ainda estava surgindo.

Um fabricante de piso concreto polido com resina deve utilizá-lo, porque é a extensão mais conhecida e representa o nível mais alto no sistema de tipos de registro.

É recomendável para sites com intuito comercial, mas acabou sendo usado para outras áreas. Entre eles estão:

  • .net;
  • .org;
  • .edu;
  • .mil;
  • .gov.

Entretanto, o tipo de domínio mais conhecido é o territorial ou geográfico. Por meio dele, considerado como registro de nível superior, o endereço é associado ao seu país de origem.

Por exemplo, quando o site é brasileiro, recebe no final a sigla “.br”, da mesma forma, quando o site é francês sua extensão é “.fr”.

Mas independentemente do tipo de domínio que a empresa deseja usar, o fato é que ela pode criar um site totalmente gratuito, desde que faça isso do jeito certo.

Dicas para criar um site grátis

Para criar um site grátis, uma loja de peças para caminhão volvo deve optar entre diversas plataformas que oferecem essa opção.

Uma delas é a nuvemshop, ideal para quem deseja criar um site de vendas, visto que oferece um plano gratuito com funcionalidades básicas para uma plataforma do tipo.

O varejista pode fazer upload de seus produtos e ainda fazer a integração do canal com formas de entrega e pagamento. Além do mais, é possível escolher entre 25 templates gratuitos para baixar e deixar com a cara do negócio.

Se o usuário tiver alguma dúvida durante o processo, pode até mesmo fazer um curso para criar site oferecido pela plataforma, que ensina gratuitamente a customizar o layout de um e-commerce.

Outra opção popular é a wix, e depois de criar uma conta, o próprio site já leva o usuário para o painel de configurações.

Uma loja virtual de brinquedos que vende regador de plástico infantil pode customizar o modelo inicial e suas publicações podem ser apresentadas em 6 etapas de configuração.

Entre elas, 3 servem para quem quer abrir um e-commerce, enquanto as outras trazem uma opção de vincular a página a um domínio próprio.

Outro tipo muito usado é o WordPress, um verdadeiro criador de páginas online grátis, mas se a empresa quiser, também pode usar a versão que exige um pouco de investimento na hospedagem.

Depois de acessar o site e criar a conta, basta clicar na opção “escrever” no canto superior da tela e clicar no botão “criar site”.

Um fabricante de embalagens papel cartão alimentos congelados também pode criar seu canal na Jimdo e a proposta desse criador é desenvolver plataformas totalmente gratuitas.

Depois que o usuário faz seu cadastro, encontra uma opção mais simples e outra um pouco mais completa e que exige conhecimento técnico.

Se a pessoa escolhe a opção mais simples, o site vai interagir com o usuário perguntando qual é o propósito da criação e em seguida vai mostrar alguns modelos iniciais para a página.

Vale a pena investir nessa opção porque o processo de criação é totalmente gratuito e tudo acontece de maneira muito prática. O usuário consegue visualizar as etapas e escolher os elementos da página, como cores, fotos, entre outros.

Um fabricante de crachá pvc personalizado também pode criar seu canal no Google sites e nem mesmo é necessário fazer um cadastro, caso a pessoa já utilize outras tecnologias do buscador.

Ao acessar a plataforma, é possível visualizar uma galeria de modelos para a futura página e são organizados por categorias, como pequenas empresas e até mesmo subcategorias relacionadas ao segmento de atuação.

Considerações finais

O site institucional de uma empresa é muito importante, porque é o canal oficial da marca na internet, ao contrário do que acontece com as redes sociais e outras plataformas do tipo.

Para que uma marca seja independente e não dependa dos varejistas para entregar seus produtos, nada melhor do que construir um site bem elaborado e de confiança para atrair os consumidores e aumentar seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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