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As lojas virtuais precisam investir em estratégias de marketing para se destacarem, assim como acontece com qualquer outro tipo de negócio. Essas ações são ainda mais necessárias para destacar a marca no marketplace.

Marketplace é uma plataforma que funciona como um shopping virtual, reunindo várias lojas virtuais ao mesmo tempo, para que possam expor seus produtos e alcançar clientes e potenciais clientes.

Porém, assim como dentro de um shopping comum, no marketplace os consumidores podem encontrar vários lojistas que vendem exatamente as mesmas soluções, aumentando, assim, a concorrência no espaço.

Só que as plataformas e-commerce, principalmente aquelas que estão começando agora, precisam vender por meio deles porque esses canais possuem excelentes estratégias de marketing digital para atrair os consumidores.

Entretanto, as lojas também podem criar suas próprias estratégias para impactar a audiência e aumentar as vendas. Mas, antes de começar a investir em qualquer ação, é muito importante entender um pouco mais sobre o assunto.

Pensando nisso, neste artigo, será possível compreender o que é estratégia de marketing, quais são as vantagens de investir em marketing digital para o negócio e conhecer as melhores práticas para o marketplace.

Conceito de estratégia de marketing

Estratégia de marketing é um trabalho que requer um passo a passo para ser executado, como estabelecer objetivos, conhecer o perfil de cliente ideal, ter constância nas ações, usar ferramentas e trabalhar diferentes canais.

Além disso, é indispensável fazer uma análise minuciosa dos resultados. Elas estão presentes no dia a dia das empresas e pessoas, e basta ter uma conexão com a internet para ser impactado por campanhas.

Um fabricante de estante de gesso para TV investe em marketing para aumentar suas vendas, fortalecer a marca, educar seu público, levar seu nome para mais pessoas, dentre outras possibilidades.

No entanto, para alcançar qualquer objetivo, é indispensável ter uma estratégia sólida e a própria ideia de traçá-la já mostra a necessidade de se planejar e pensar muito bem antes de tomar uma decisão.

Uma estratégia de marketing bem-sucedida, na verdade, vai além de uma preparação antecipada, visto que envolve acompanhamento ao executar um projeto. Todo esse processo envolve as seguintes etapas:

  • Definir objetivos;
  • Comunicação constante;
  • Seguir boas práticas;
  • Analisar os resultados.

Seguindo todos esses passos, a organização terá acesso a várias vantagens que só uma boa estratégia de marketing pode trazer.

Vantagens do marketing digital

Hoje em dia, as estratégias de marketing acontecem na internet, e não é para menos, afinal, ela se tornou o principal meio de comunicação e está na palma da mão das pessoas, por meio dos smartphones.

Posto isso, quando uma empresa de barramentos de cobre para quadros elétricos investe em estratégias de marketing, tem acesso a várias vantagens, como:

Ser encontrado facilmente

Quando as pessoas têm contato com uma marca, muitas costumam procurar o site institucional ou o perfil nas redes sociais. Elas fazem isso para conhecer a identidade da empresa e saber se ela é realmente confiável.

Daí a necessidade de ter uma presença online constante, por meio de diferentes canais, de modo que o público possa encontrá-lo na web.

Os usuários procuram os canais digitais para interagir e se a empresa não estiver lá, dificilmente será lembrada por eles, abrindo espaço para seus concorrentes.

Fideliza clientes

Depois de finalizar uma venda, o negócio precisa manter contato com seus clientes, tendo como objetivo fazer com que ele volte para comprar mais vezes e indique a empresa para outras pessoas.

A propaganda boca a boca é muito poderosa e alcança os consumidores em momentos que dificilmente a empresa conseguiria, por exemplo, durante um churrasco em família.

Investir na fidelização de clientes vale muito a pena porque conquistar um cliente novo é mais custoso e depende de mais esforços e investimentos por parte da organização.

Um fabricante de papel parede pode contar com a internet, seus canais e ferramentas para manter contato com seus clientes. Um exemplo disso são os conteúdos do blog, que estreitam o relacionamento com os consumidores e despertam o desejo de compra.

A marca também pode trabalhar com ofertas personalizadas por e-mail para sugerir produtos que complementam a aquisição.

Independentemente da estratégia usada, o ideal é conhecer o perfil dos clientes para que ela faça sentido e encontre a abordagem na medida certa.

Gera autoridade de marca

Marcas atuantes no mercado precisam ser ativas no meio digital, por meio de blog corporativo, redes sociais e marketing de conteúdo, visto que ajudam a criar autoridade de marca.

Por meio de materiais valiosos, a companhia esclarece as dúvidas das pessoas e mostra que domina o mercado em que atua. Quando se torna referência para os clientes, naturalmente eles passam a confiar mais nela.

Se um fabricante de chopeira manual a gelo estiver bem posicionado nos resultados de pesquisa, pode conquistar autoridade e atrair mais pessoas para seus canais.

As plataformas e-commerce que vendem por meio de marketplace também podem investir em estratégias de marketing digital para obter todos esses benefícios, mas tudo deve ser muito bem trabalhado.

Dicas de marketing para marketplace

Os marketplaces são plataformas de vendas que crescem constantemente, mas se o lojista quiser destacar seus produtos nesses canais, precisa investir nas seguintes estratégias:

Descrever bem os produtos

A descrição dos produtos vai muito além de falar sobre as características das mercadorias, pois serve para encantar os consumidores e apresentar as vantagens da compra.

É esse pequeno texto que vai aparecer nos resultados de pesquisa, portanto, também serve como a ponte de ligação entre a marca e os consumidores.

O marketplace conta com boas empresas de frete caminhão baú pequeno para entregar as mercadorias, mas até que isso aconteça, é necessário convencer o cliente a comprar.

Quando for descrever os produtos, utilize estratégias de otimização, ou seja, SEO, usando palavras-chave fortes e que descrevam a solução de maneira realística.

Fale sobre o material, dimensões, como o produto pode ser usado, suas vantagens, para quem é indicado, quais são as contraindicações, dentre outras características pertinentes.

Quanto mais completa for a descrição, mais seu negócio vai se destacar no marketplace e conquistar a confiança dos usuários.

Atender às exigências da plataforma

Outra maneira de se destacar nesses sites é seguir as diretrizes impostas por eles, criando anúncios conforme seus requisitos. Geralmente, as plataformas não penalizam os lojistas, caso não atendam a todos os requisitos.

Eles são orientados sobre a situação e a menos que cometam um erro mais grave, como atrasar demais o envio do produto, as penalidades não costumam ser drásticas.

Mesmo assim, vale a pena ficar atento para cumprir os requisitos e não perder oportunidades de vender cada vez mais.

Usar boas imagens

Se uma pessoa quer fazer envidraçamento de sacada reiki, primeiro deseja ver fotos do serviço para se certificar de que a empresa sabe como fazer. Quem compra em marketplace deseja a mesma coisa.

A principal característica de comprar pela internet é que o cliente não pode ver o produto pessoalmente, por isso não pode tocá-lo, sentir o material, o peso e analisar outros aspectos importantes.

Junto com a descrição, a imagem ajuda o consumidor a entender melhor a solução, além de ser uma estratégia para aguçar o desejo de compra.

Mas, para funcionar, é crucial que as fotos sejam de boa qualidade e bem produzidas. Por exemplo, ao fotografar revestimento metalico para cozinha, a companhia deve mostrar detalhes de seu produto.

Uma loja virtual de roupas deve fotografar as peças e usar modelos para mostrar como elas ficam no corpo. O ideal é contratar um fotógrafo profissional, mas se você não puder no momento, não tem problema.

Hoje em dia, os smartphones contam com recursos avançados nas câmeras que permitem boas fotos. Só não se esqueça de cuidar do fundo para que outros elementos não prejudiquem a imagem.

Categorizar os itens adequadamente

Os produtos precisam ser listados de acordo com as categorias às quais pertencem. Isso é importante porque nem sempre os clientes procuram as mercadorias pelo nome, mas, sim, por categoria.

Uma boa categorização aumenta as chances de vendas porque mais pessoas vão visualizar o produto, como no caso de uma cortina rolo pé direito duplo, por exemplo.

A classificação precisa estar de acordo com o título, suas características e as necessidades do público. Procure seguir padrões de mercado e, caso a mercadoria se enquadre em diferentes categorias ao mesmo tempo, utilize tags para relacioná-las.

Considerações finais

Os marketplaces são plataformas importantes para que o comércio eletrônico se fortaleça e alcance mais clientes.

No entanto, mesmo contando com suas próprias estratégias de marketing, os lojistas devem fazer sua parte para destacar seu negócio em meio aos demais.

Neste artigo, foi possível ver como fazer isso do jeito certo e para aproveitar todos os benefícios do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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