Por muito tempo as vendas se davam quase que exclusivamente de forma pessoal e física, nos dias de hoje a realidade não poderia ter mudado mais, com boa parte das transações acontecendo dentro dos meios digitais, entre eles se destaca o avanço do marketplace.
Apesar de ser um termo bastante abrangente e com muitos modelos de atuação e plataformas diferentes já nos dias atuais, os marketplaces podem ser definidos como um centro de vendas que reúnem diversos vendedores dentro de um único ambiente digital.
Fazendo um paralelo com as lojas físicas, cada unidade transplantada para o mundo virtual pode ser compreendida como um e-commerce e o que seria o shopping center que reúne essas lojas pode ser comparado ao marketplace.
Por reunir produtos de diversas marcas dentro do mesmo catálogo sistematizado e com comparações de preço, esse recurso é o mais utilizado por boa parte dos consumidores que realizam compras online.
Para entender o valor que os marketplaces têm no atual estágio de desenvolvimento do mercado é preciso compreender a sua complexidade e para investir nesse modelo de negócio é preciso equilibrar investimento e estrutura em seu modelo de negócio.
Muitas pessoas têm a ideia de que esse mercado de marketplaces já está bastante consolidado a partir do momento que grandes marcas dominam os principais meios digitais de venda de produtos, desde roupas até grafeno comprar.
Mesmo nessa conjuntura e disputando com grandes players é possível construir um marketplace sólido e rentável tanto para seu gestor quanto para as empresas presentes no catálogo de produtos, mas para isso é preciso, essencialmente, de uma boa estratégia.
Criar uma plataforma de venda pode até parecer ambicioso e um grande desafio, mesmo não sendo um dos empreendimentos mais simples é possível gerar resultados muito satisfatórios desde que se apliquem as melhores técnicas já validadas.
É possível cravar que os marketplaces são o modelo de negócio que mais chama a atenção de investidores nos dias de hoje, isso por que, com um simples processo de planejamento e bons profissionais é possível estruturar esse projeto sem grandes preocupações.
O que é um marketplace
Nos dias de hoje é praticamente impossível se manter distante dos marketplaces, muito menos desejável. Isso acontece porque o modelo de negócio dessas plataformas foram capazes de gerar facilidades ao e ainda aumentar a oferta de produtos e serviços.
Por mais que muitas vezes as pessoas não levem em consideração, os marketplaces se consolidaram também como uma frente de contratação de serviços, todos os hubs, ou seja, centros digitais que unem diversas empresas podem ser chamados de marketplaces.
Aplicativos de frete e viagem, compra de produtos, assinatura de cursos e outros produtos digitais ou físicos vendáveis podem estar englobados dentro do conceito de marketplace, ou seja, desde o mercado de música até o de folder empresarial pode ter o seu marketplace.
Com grandes players no mercado, pequenos empreendedores também enxergaram na construção de um marketplace a possibilidade de gerar ganhos e fomentar diferentes mercados mais focados em um nicho específico de atuação.
É preciso diferenciar o trabalho de um gestor de um e-commerce do contrato de gestão de marketplace, enquanto o primeiro lida desde o produto até a entrega, no marketplace o essencial é a garantia da transação satisfatória como um intermediador.
Por não demandar necessariamente de uma grande estrutura física de produção e estoque, um marketplace de materiais para polimento e revitalização de pintura e outros produtos relacionados tem menos custos do que uma loja física.
O trabalho do e-commerce é dar visibilidade para os melhores produtos e garantir a segurança e a facilidade na pesquisa e na efetivação de cada compra dentro da sua plataforma, além de validar pagamentos e qualidade dos fornecedores.
Como criar um marketplace de sucesso em 4 passos
Ao comprar em um marketplace online, pedir o almoço pelo aplicativo que reúne diversos restaurantes ou ao rodar pela cidade dentro do carro de um motorista de aplicativo as pessoas podem achar que esse mercado já está saturado, mas não é bem assim.
Os marketplaces já se consolidaram nos mais diversos mercados de atuação, mas ainda existem diversos nichos que podem ser explorados com a criação de um marketplace mais completo, convidativo e seguro para a venda de produtos e serviços.
Para isso é preciso que o e-commerce especializado em flanela para óculos tome uma série de medidas antes, durante e depois da sua formatação inicial e publicação, entre os elementos que fazem parte dessa ferramenta estão:
- Seleção do segmento viável;
- Criação de uma proposta de valor exclusiva;
- Avaliação da demanda do mercado;
- Criação de um modelo de negócio.
Todos esses elementos colocam o marketplace de serviços como tratamento de concreto a vista ou de qualquer outro nicho em uma posição mais favorável a estruturação de boas práticas que geram resultados no comércio eletrônico.
Seleção do segmento viável
Muitos motivos podem levar as empresas até a escolha de quais produtos que vão ser disponibilizados dentro de um marketplace, é preciso ter em mente que já existem plataformas generalistas consolidadas e que os nichos podem ser mais eficientes.
Por mais que conte com uma base de consumidores menor, os marketplaces nichados podem ser potentes ferramentas de venda uma vez que os clientes em potencial interessados nesse produto estão interessados em mensagens especializadas.
Contudo para atuar nesse sentido o cuidado para escolher entre vender produtos para tratamento anticorrosivo ou de produtos de beleza é essencial, essa escolha deve ser realizada a partir de uma análise de lucratividade, demanda e viabilidade do investimento.
Criação de uma proposta de valor exclusiva
O mercado de marketplaces está cada vez mais disputado e mesmo que ainda exista muito espaço para ser ocupado dentro desse meio existem muitos modelos de negócios de portes e estruturas diferentes que estão investindo para conquistar os seus consumidores.
Com essa conjuntura à vista é preciso compreender que não basta apenas fazer a lição de casa, mas sim apresentar um referencial mais diferenciado a partir de uma oferta de valor única ao menos dentro do nicho ou em todo o mercado existente de marketplaces.
Para isso não é preciso criar uma inovação, mas também é viável observar a prática padrão e encontrar formas únicas de, dentro desse processo, providenciar uma melhor experiência para os consumidores.
Avaliação da demanda do mercado
Nem tudo dentro da construção de um marketplace e nem todas as análises podem ser geradas a partir de uma observação que olha para dentro do seu ambiente interno.
Por esse motivo, é sempre essencial realizar uma boa análise de mercado para se posicionar da forma mais correta.
Saber o tamanho exato do mercado de atuação é fundamental para que um marketplace de uma empresa de botijão de gás de 5kg se posicione da forma mais eficiente e meça seus esforços de acordo com a demanda existente e que pode ser fomentada.
Criação de um modelo de negócio
Com a concorrência do mercado e as variações de sazonalidade de vendas, é essencial que o marketplace tenha um modelo de negócio bem estabelecido e viável para os consumidores, o gestor e para as empresas que anunciam os seus produtos.
Considerações finais
O marketplace pode ser entendido como um modelo de plataforma de venda nos meios digitais que permite que compradores encontrem não apenas um, mas um grupo de vendedores variados com a sua qualidade atestada.
Dentro da internet, o marketplace realiza mais ou menos a mesma função do shopping center ou dos centros comerciais regionais que unem diversas empresas em um único complexo de venda que contém desde celulares até aparelhos de rinoplastia calo ósseo.
Esse modelo de negócio tem ganhado cada vez mais espaço dentro de diversas áreas de atuação, dentro do universo de e-commerce essa é a modalidade que apresenta resultados mais sólidos e eficientes, por isso tem sido utilizada cada vez mais pelas empresas.
Com muitos produtos de diferentes origens a disposição os marketplaces são capazes de oferecer uma experiência de consumo mais eficiente, positiva e de bom custo benefício dentro das diferentes ofertas de valor existentes atualmente no mercado.
Contudo não vale a pena cair de paraquedas dentro desse modelo de negócio, para criar um marketplace de sucesso é preciso de uma boa estratégia para consolidar uma plataforma de vendas eficiente diante de tanta concorrência nessa área.
Com um marketing bem desenvolvido e uma estrutura adequada para receber bem tanto consumidores quanto empresas que disponibilizam seus produtos, o marketplace tem tudo para se tornar uma empresa eficiente e assim crescer e se firmar de forma sustentável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentoe Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.