O universo digital é o novo grande comércio mundial em evidência e, junto a todas as novidades, surgem as oportunidades proporcionadas por essas redes. Uma delas é fazer uso do e-commerce como alternativa às lojas físicas.
A revolução do marketing digital proporcionou muitas viradas de chave para negócios que estavam estagnados no mercado físico, possibilitando a ampliação de um comércio local para além das fronteiras da sua cidade, chegando, às vezes, à popularidade nacional.
O comércio eletrônico não para de crescer. A possibilidade de realizar vendas de produtos físicos na internet possibilitou a aquisição por parte de pessoas que não dispunham daqueles itens com facilidade em suas regiões.
Dessa maneira, o e-commerce tem o potencial de alavancar um comércio local, não só a níveis nacionais, como também internacionais.
A busca por tendência como montagem e desmontagem de moveis planejados faz com que as lojas que realizam essas entregas estejam em grande alta no mercado, e é essencial destacar que nada disso seria possível sem a ajuda da internet.
É importante também analisar o poder por trás das técnicas de persuasão e estratégias de publicidade que possibilitam que as informações tenham relevância nas redes.
Por esta razão, o presente artigo terá como objetivo explicar o que é uma estratégia de marketing digital e como ela possibilita, através de detalhes sutis, como uma sacola personalizada, a criação de desejo humano autêntico e a fidelização dos clientes.
Junto a isso, o conteúdo trará dicas práticas bastante úteis para aumentar as vendas de um e-commerce através da aplicação do marketing online.
O que é uma estratégia de marketing digital?
Trata-se de um conjunto de práticas propostas com a finalidade de promover e enaltecer os pontos positivos de uma empresa, contribuindo em grande medida para a sua boa reputação e credibilidade.
A meta desse procedimento é fazer com que o negócio se encaixe em um lugar de destaque no mercado digital.
A estratégia de marketing sempre está diretamente relacionada também ao plano de marketing e, muito embora os dois conceitos possam até ser parecidos, eles não devem ser confundidos.
A primeira tem a sua atuação como instrumento para que o segundo possa vir a ser cumprido de forma bem sucedida.
Por esse motivo, as boas estratégias de marketing precisam fazer integração com as metas, as políticas e a sequência de práticas táticas que fornecerão suporte à organização estratégica de uma empresa no seu todo.
Conceito de estratégia digital
A definição de estratégia está diretamente relacionada ao ato de planejar. Em geral, é emitido um documento, que se trata do plano de marketing, e precisa estar alinhado às estratégias da empresa.
Este plano deverá servir como guia para que o setor de marketing desenvolva as ações essenciais para que sejam atingidos todos os objetivos propostos.
Por esse motivo, para que seja definida a estratégia de marketing, é necessário saber qual o papel da publicidade como pilar da estratégia da empresa como tal, quais campanhas e projetos devem executá-la e qual o público-alvo.
Por exemplo, uma empresa de tinturaria não poderá concentrar o alvo dos seus esforços na propaganda de teste de tinta para impressoras, uma vez que a campanha de vendas não conversa com o marketing da empresa, apesar de dialogar com um dos materiais.
Assim, para uma estratégia de marketing dar suporte aos objetivos finais de uma organização, é necessário criar planos de apoio em todos os segmentos envolvidos, incluindo os próprios vendedores e revendedores.
Por que é importante?
Uma estratégia de marketing digital possui, junto com a organização da proposta da empresa como um todo, uma série de acréscimos positivos em favor de qualquer negócio.
Assim, ao escolher o trajeto da publicidade de uma organização, os gestores precisam saber o que é marketing, tendo consciência do seu conceito como sendo justamente aquilo que:
- Ajuda a reduzir gastos na empresa;
- Auxilia nas tomadas de decisão;
- Contribui para o engajamento dos colaboradores;
- Reduz as dores de cabeça.
Possuir uma visão romantizada do marketing digital como o solucionador universal de todas as campanhas ou como uma máquina de fazer dinheiro fácil é um erro rude. Contudo, todos aqueles que se empenham no ofício da administração precisam conhecer suas vantagens.
5 dicas para turbinar as vendas no e-commerce
Por fim, não se pode encerrar um artigo como esse sem fazer a estipulação das principais maneiras de aplicar o marketing digital ao mais novo destaque do momento, que são as plataformas de e-commerce.
Assim, através de cinco atitudes iniciais já é possível obter bons resultados nos primeiros momentos de investimento em publicidade. São elas:
- Trabalhar a produção de conteúdo;
- Investir em tráfego pago;
- Fazer uso de SEO;
- Estar presente nas redes sociais;
- Apostar no remarketing.
Uma vez descoberta a realidade de que nenhum ser humano consegue ficar fixo durante muito tempo em uma jornada comercial tradicional, os grandes especialistas de marketing descobriram o que é necessário para a retenção da atenção do público.
Por isso, investir em produção de conteúdo é a principal saída para evitar a evasão dos internautas de uma página, uma vez que informação descontraída e entretenimento são a garantia de que o cérebro do interlocutor se manterá relaxado enquanto recebe influência.
Dessa forma, investir em produção de conteúdo é o primeiro passo de uma estratégia de marketing digital do nível faixa branca, para que seja possível começar a entrar no local de combate de maneira segura.
Investir em um blog informativo com as principais tendências da moda, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia para uma loja vender mais bolsa feminina pequena durante o verão.
Logo abaixo desse pilar, a aposta no tráfego pago, que nada mais é do que anúncios postos para rodar na internet durante determinado tempo mediante um investimento monetário, é a forma ideal de expandir o crescimento de um e-commerce em estágio inicial.
Por isso, contratar um bom gestor de tráfego para compor a equipe de marketing é essencial para alavancar um negócio do amadorismo ao profissionalismo, possibilitando a abertura para novos horizontes.
Mas a existência de métodos pagos de alcance de público não significa que as táticas gratuitas são menos importantes, muito menos que elas não funcionam.
Afinal, quando alguém busca por carpete beaulieu linea no Google, os primeiros resultados não são todos pagos.
Sendo assim, as estratégias de SEO, que significam Otimização dos Mecanismos de Busca em português, são necessárias para que o site do comércio eletrônico esteja bem situado na internet.
Uma vez que essa abordagem faz uso das palavras-chave que os navegantes geralmente digitam no buscador quando pesquisam por determinado assunto dentro da estratégia da redação digital, inserindo-as no meio do texto, ela precisa ser bem alinhada com os textos.
Se os usuários buscam com frequência, por itens como janela de esquadria de alumínio, são exatamente esses termos, com esses mesmos caracteres, que precisam estar espalhados pelos textos presentes no site da loja.
Junto a isso, se atentar para manifestar o negócio em uma presença sólida nas redes sociais é um cuidado que muitos comerciantes esquecem, mas que é fundamental para que seja possível um contato mais humano através das diferentes plataformas.
Por fim, depois de todos esses esforços, é preciso que a empresa ainda opte por uma estratégia de remarketing, que nada mais é do que veicular anúncios pagos para aquelas pessoas que entraram nas páginas promovidas, mas saíram sem comprar.
A tática de remarketing consiste em dar uma segunda chance para o visitante da loja que, por alguma razão, entrou e não finalizou a compra. O fato dele não ter realizado a ação final no e-commerce nem sempre significa que seja um caso perdido para convertê-lo em cliente.
Um recém proprietário de um imóvel que não finalizou a compra dos móveis vime sintético possui milhares de motivos para não ter conseguido finalizar esse processo, e nem sempre se trata de falta de dinheiro.
Falta de tempo, esquecimento, perda de links de contato e, às vezes, a falta momentânea de um limite de cartão podem ser impeditivos para a compra no primeiro ato, que o remarketing tem a função de garantir o segundo acesso com um novo incentivo.
Os consumidores possuem também, muitas vezes, objeções ou dúvidas em relação aos produtos. Situações que os anúncios de remarketing possuem a obrigação de resolver.
Considerações finais
Os comércios eletrônicos dos segmentos mais variados do mercado possuem, hoje, a maior fonte de prosperidade relacionada à publicidade digital.
O presente artigo teve como finalidade mostrar que não se vende nem mesmo um corrimão em aço galvanizado na internet sem fazer uso do marketing.
Trazendo o conceito por trás das principais estratégias de venda na web e a forma de aplicar isso na prática de uma empresa de e-commerce, foi possível sanar a objeção dos comerciantes tradicionais se o marketing digital serviria mesmo para eles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Janaina Crociatti em parceria com Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.