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Call to Action é um termo em inglês que pode ser traduzido como “chamada para ação”, e também é conhecido pela sigla CTA.

O CTA é basicamente uma jogada de marketing muito utilizada em sites e plataformas online para atrair clientes, tradicionalmente indicando ao usuário o que deve ser feito.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário investir em ideias de marketing inovadoras e criativas.

Projetar tendências é uma tarefa que demanda planejamento, e os profissionais da área sabem que precisam evoluir constantemente, em sintonia com o que está acontecendo no mundo ao seu redor.

O marketing digital é o exemplo de dinamismo da profissão, onde novas tendências estão constantemente sendo implementadas no ambiente online, com o objetivo de promover empresas, serviços e produtos.

Dentro do marketing digital, o Call to Action surge para tornar os sites mais criativos e atrativos para os clientes, fortalecendo a presença online da empresa para aumentar as vendas de qualquer item, até mesmo de saco personalizado para correio.

Portanto, no decorrer deste artigo, será apresentado a definição dessa estratégia e de que forma é possível aplicá-la em seu negócio.

Definição de Call to Action

O Call to Action é uma ferramenta do marketing digital para chamar a atenção do cliente, de forma visual ou textual, fazendo com que, ao visitar uma página online, o visitante realize alguma ação.

Assimilar o conceito de CTA e saber como empregá-lo é algo muito importante dentro do mundo digital, pois faz diferença.

As CTAs são utilizadas nas estratégias de marketing digital com o intuito de fazer com que o público-alvo interaja dentro do site, sendo que o principal objetivo é gerar conversões.

Geralmente, é utilizada no final ou durante um discurso de venda para permitir que os clientes e potenciais clientes saibam o que fazer em sua página, caso estejam interessados em algum produto.

Então se a empresa oferta algum produto ou serviço, como uma empresa de prestação de serviços de limpeza para condomínios, pode utilizar o CTA em seu site.

Além disso, o uso mais comum do Call to Action é durante as vendas, com anúncios com chamadas como “compre agora”. Entretanto, o CTA pode ser utilizado com outras finalidades.

Neste sentido, se o seu produto possui um valor mais alto ou se é um serviço específico que demande um orçamento, é possível criar um Call to Action para que as pessoas entrem em contato diretamente com sua equipe de vendas, que está preparada para atendê-las..

A CTA também pode pode ser utilizada para construir um banco de dados do cliente e para ganhar mais seguidores nas redes sociais, através de frases como “ganhe um cupom de desconto ao inscrever-se no site”. 

Exemplos de CTAs

As chamadas para ação, em sua maioria, são criadas com verbos de ação que ficam em destaque em seu site, como: 

  1. Compre;
  2. Inscreva-se;
  3. Compartilhe;
  4. Coloque no carrinho;
  5. Finalize a compra;
  6. Ligue agora;
  7. Doe;
  8. Não perca tempo; 
  9. Clique aqui.

Entre diversos outros exemplos de frases no imperativo, que geralmente estão destacadas na página, ou seja, além do fator frase existe o fator design.

Deste modo, invista em cores vibrantes e botões grandes para chamar a atenção do cliente, mas sem exagerar, pois isso facilita e muito a navegabilidade pelo seu site.

As frases no imperativo influenciam as pessoas a se tornarem potenciais clientes e finalizarem compras, afinal, existe um senso de urgência nessas frases, que gera um medo de perder.

Por exemplo, Call to Actions como “não perca tempo”, “promoção por tempo limitado”, “contrate agora sua empresa de jardinagem e paisagismo” e diversas outras, remetem a coisas que se pode perder se não foram adquiridas naquele momento.

A cor vermelha também influencia nesse senso de urgência, fazendo com que os olhos sejam direcionados para as chamadas para ação dentro dos elementos em destaque na página.

A atenção é o primeiro elemento que se deve conquistar para conduzir um cliente pelo funil de vendas, depois disso há o interesse, o desejo e a ação, que é a compra.

Portanto, no marketing online, fisgar a atenção do cliente é um dos elementos mais disputados.

Classificações do Call to Action

Existem duas classificações para o Call to Action, a camada primária e a secundária. Ambas podem ser utilizadas em qualquer estratégia de venda, porém, para ter um marketing mais direcionado, é necessário se atentar às diferenças entre elas.

A CTA primária, como o próprio nome diz, é uma chamada de atenção direcionada à função primária da página.

Logo, se a página for de compras de tela para sacada de apartamento, o CTA será um botão ou um aviso colorido de adicionar carrinho ou alerta de promoção.

A CTA secundária é complementar a CTA primária, sendo uma ação destinada a ser complementar. Está localizada na mesma página e pode ser uma chamada que apresente outras promoções ou produtos relacionados para o cliente.

Principais vantagens em empregar CTAs em seu site

As Call to Action são ferramentas que possuem como principal função direcionar um prospect para a próxima etapa no funil de vendas, portanto, a quantidade de benefícios que proporciona são vários, como:

  • Aumento da lucratividade; 
  • Crescimento de novos clientes; 
  • Facilidade em navegar pelo site;
  • Promove entusiasmo durante a compra.

Algumas ações dentro do mundo digital parecem óbvias, como finalizar uma compra, pesquisar o que se tem interesse na aba de pesquisa, entre outros fatores.

Por exemplo, se um cliente procura uma empresa de limpeza em condomínio, basta pesquisar por estes termos na barra de pesquisa.

Mas saiba que inúmeras pessoas possuem dificuldade em navegar por sites na internet, sem contar que recursos óbvios fazem as pessoas agirem no automático e serem mais propensas a finalizarem as compras.

Muitos empresários não possuem essa visão sobre o comportamento dos clientes no mundo digital, e isso faz com que não sejam adeptos ao CTA.

Essa crença de que as pessoas já sabem o que fazer quando estão interessadas em uma compra gera uma perda de clientes em potencial para o empresário. É necessário lembrar que a terceira idade está começando a ser extremamente ativa na internet.

Alguns até se preocupam sobre a poluição do site e como algumas chamadas podem ser desagradáveis para os clientes. A solução é contratar uma equipe de marketing que consiga deixar a sua página com a cara da sua marca e mais otimizada.

Colocar a CTA em seus materiais de marketing pode significar ganho de clientes em potencial e aumento de lucratividade.

Tudo isso devido a inclusão que o CTA pode proporcionar para pessoas idosas, sem instruções avançadas academicamente,além de diversos outros fatores.

Sem contar que as pessoas preferem navegar por sites que são de fácil dedução do que se deve fazer, como uma lavagem de sofá a domicilio, simples e objetiva, além de que criem um ambiente de entusiasmo durante a compra.

Como aplicar um Call to Action no seu negócio

Um Call to Action jamais deve ser colocado sozinho, sem contexto e sem objetivo na página. Para aplicá-lo na página de sua empresa, é necessário pensar em uma série de fatores, mas nada complexo para seu site de projeto elétrico industrial.

Portanto, aqui vão algumas dicas:

  • Use verbos no imperativo;
  • Use cores chamativas;
  • Posicione bem o CTA na página; 
  • Aponte CTA secundários para o CTA primário; 
  • Crie um senso de urgência.

Ter em mente qual o objetivo do seu site facilita o posicionamento da Call to Action e a mensagem que pode ser transmitida.

Logo, em um site de compras do qual o cliente precisa olhar por todas as opções de vendas para adquirir interesse em algum, o CTA “ finalize a compra” pode estar no final da página.

Então, se você possui um pet shop de cachorros filhotes, com um portfólio enorme de produtos, coloque o CTA ao final.

No geral, foque em otimizar a sua página e criar um contexto que favoreça o objetivo final, uma realização de compra ou que o cliente entre em contato com a sua equipe.

Considerações finais

O Call to Action é uma das melhores maneiras para chamar a atenção do cliente em um site, afinal, uma quantidade significativa de pessoas podem visitá-lo e se tornarem potenciais clientes.

Mesmo que a compra não seja finalizada, o CTA fisga a atenção do visitante para algo que pode vir a ser comprado em algum momento.

Portanto, é uma das ferramentas do marketing digital mais vantajosas da atualidade, sendo a melhor opção para alavancar suas vendas de uma forma simples, apenas reinventando o design do seu site.

Diante de todas as vantagens apresentadas neste texto sobre como um Call to Action pode mudar o rumo dos seus negócios, todos os sites deveriam adotá-la, pois além de inclusiva ela conduz o cliente pelo funil de vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Janaina Crociatti em parceria com Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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