Um novo ano começando representa um novo ciclo de oportunidades para aumentar o faturamento do seu e-commerce. 2019 está repleto de datas comemorativas e dias que podem ser utilizados estrategicamente para alavancar as vendas do seu e-commerce e encantar seus clientes.

Para quem ainda não tem uma loja virtual e está pensando em investir no comércio eletrônico ainda em 2019, esse é o momento ideal para executar o seu projeto e ter uma loja preparada para performar bem durante todo o ano.

Listamos abaixo as principais datas do ano que podem ser aproveitadas em campanhas e promoções:

Janeiro

Volta às aulas: Destaque para os setores de livros, papelaria e tecnologia. Nesse caso as campanhas devem ser direcionadas para quem efetivamente compra, os pais. Lojas de moda e acessórios podem colocar mochilas, bolsas e pastas em promoção ou destaque e fazer campanhas para o público jovem. Empresas de móveis e decorações podem alavancar vendas de escrivaninhas, cadeiras de escritório, estantes e organizadores.

26/01 – Dia da Gula: Ótima data para as lojas do ramo de alimentação e bebidas. Planeje preços especiais, pacotes de produtos e brindes. Se você trabalha com delivery, uma boa ideia pode ser um dia de entrega grátis.

30/01 – Dia da Saudade: Trabalhe campanhas para clientes inativos, carrinhos abandonados e recompra. Aproveite a data para fidelizar clientes, mostre que você os valoriza e “sente falta deles”! Uma outra estratégia é voltar com produtos “mais vendidos” e utilizar a data para promovê-los.

Fevereiro

14/02 – Valentine’s Day: Essa data é mais relevante em outros países mas vem ganhando bastante espaço no Brasil. A ideia não é comemorar o Dia dos Namorados mas encarar como uma ocasião especial para presentear as pessoas de quem gostamos.

19/02 – Dia do Esportista: Trabalhe roupas, acessórios e outros produtos específicos para atletas e prática de esportes. Na hora de divulgar a campanha, procure utilizar uma linguagem próxima do tema para uma imersão completa neste universo. Pode ser uma oportunidade para “homenagear” seus clientes já que são pessoas que praticam esportes ou fomentar aqueles que compram na sua loja para presentear amigos e familiares.

Março

2 a 6/03 – Carnaval: Para aproveitar essa data é importante se planejar com antecedência. A maioria das vendas acontecem antes dos dias do carnaval, quando todos estão se preparando para as viagens e festas. Faça campanhas para lembrar seu cliente de tudo que ele precisa para curtir o feriado e aproveite para promover seus produtos!

8/03 – Dia internacional da mulher: Essa é uma data super estratégica e que deve ser trabalhada com cuidado. Pense bem na linguagem e campanhas que irá trabalhar já que a ideia é valorizar a mulher! Aproveite a data para trabalhar a imagem da sua marca. Nos últimos anos as vendas só vem crescendo nessa data, superando inclusive o dia dos namorados, então aproveite. Os setores com maior destaque de vendas são lingerie, buquês de flores, chocolates e cosméticos.

15 de Março – Dia do consumidor: Essa é uma das datas mais importantes do ano para o e-commerce, já que vem após um período de baixa conversão de vendas. O principal atrativo são os preços bastante reduzidos, com descontos que chegam a até 60%. Dentre as categorias mais desejadas estão eletrônicos, produtos de informática, cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais, já que é uma época em que os clientes procuram preços convidativos em produtos de maior valor agregado.

Abril

21/04 – Páscoa: Apesar de não ser uma das datas mais quentes para o e-commerce brasileiro, é possível aproveitar para impulsionar vendas e aparecer para novos consumidores. Mesmo não trabalhando no ramo alimentício, você pode aproveitar o gancho da “geração saúde” e promover produtos como suplemento alimentar, ovos proteicos ou roupas esportivas.

27 de Abril – Dia do Frete Grátis: O frete é um fator decisivo na hora de finalizar uma compra. Segundo dados do E-bit, cerca de 67% dos consumidores consideram o valor do frete como algo negativo na hora de finalizar uma compra online. Por isso, não deixe de aproveitar essa data.

Maio

12/05 – Dia das Mães: Essa está entre as datas mais importantes do calendário do e-commerce brasileiro. O importante nessa data é, além de alavancar vendas e fidelizar clientes, conseguir se destacar entre os concorrentes. Categorias que se destacam nessa data são moda e acessórios, eletrodomésticos, livros e decoração.

25/05 – Dia do orgulho Nerd: Se seu e-commerce atua no segmento geek ou nerd você pode aproveitar bem esta data. Além de criar promoções e enviar cupons de desconto para sua base de clientes, essa é uma excelente oportunidade para fidelizá-los.

Junho

12/06 – Dia dos Namorados: Mais uma data super importante para o varejo. Aposte em kits para oferecer ideias de presentes mais completos. Você pode trabalhar também com campanhas do tipo “quem presenteia também gosta de ser presenteado”, dando desconto na compra de dois ou mais produtos, por exemplo.

13/06 – Dia do Turista: Para quem trabalha com a venda de passagens ou pacotes e produtos de viagens, aproveite para homenagear seus clientes e relembrá-los daqueles produtos que deixaram no carrinho de compras da sua loja.

Julho

13/07 – Dia do Rock: Nessa data destacam-se as vendas de CDs e DVDs, camisetas temáticas, acessórios e cosméticos. Você pode aderir à temática e promover produtos de tons mais escuros e visual mais pesado.

26/07 – Dia dos avós: Crie campanhas incentivando a compra de presentes, trabalhando com uma linguagem carinhosa e emotiva para entrar no clima da data.

Agosto

Aniversário Lojas Americanas: Se você vende na B2W aproveite o aniversário da Americanas em agosto, quando o volume de pedidos aumenta.

12/08 – Dia dos Pais: Realize campanhas e comunicações criativas para se destacar em relação à concorrência. As categorias mais vendidas na data são moda e acessórios. livros, produtos eletrônicos, cosméticos e perfumes.

15/08 – Dia da Informática: Boa oportunidade para e-commerces de tecnologia.

Setembro

Aniversário Submarino: Setembro este é o mês de aniversário da Submarino, aproveite para promover suas vendas neste marketplace.

15/09 – Dia do cliente: Aproveite a data para fidelizar seus clientes e incentivar a recompra. Você pode trabalhar com brindes, presenteado quem comprar em sua loja nesse dia ou oferecendo promoções em produtos que foram abandonados no carrinho.

Outubro

4/10 – Dia dos Animais: E-commerces no segmento de pets podem aproveitar a data para lançar campanhas e promoções em seus produtos. Use a data para impulsionar as vendas falando diretamente com os amantes de pets.

12/10 – Dia das Crianças: Esta é uma data especialmente importante para e-commerces de brinquedos e outros artigos infantis, como roupas e acessórios. Em 2018 houve um crescimento de 5% nas vendas e faturamento de R$1,82 bilhão na data, segundo Ebit|Nielsen. Que tal separar os produtos em categorias por idade para indicar aos consumidores nesta época? Isso ajuda aquelas pessoas que querem comprar presentes, mas não sabem muito bem o que é mais adequado.

29/10 – Dia Nacional do Livro: Ótima data para e-commerces de livrarias trabalharem com promoções. Lojas virtuais com camisetas e acessórios relacionados à literatura e personagens literários também podem aproveitar a data.

Novembro

29/11 – Black Friday: A Black Friday é o evento mais esperado do ano – tanto pelos lojistas quanto pelos consumidores. De acordo com o Ebit/Nielsen, considerados os quatro principais dias de promoções – de quinta até segunda-feira, quando muitas lojas promoveram a Cyber Monday -, o e-commerce faturou R$ 3,92 bilhões, um aumento de 24% na comparação com o ano passado. Ao todo, foram 6,9 milhões de pedidos, ao custo médio de R$568 (alta de 9%). As categorias que se destacaram no período foram: eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, informática, casa e decoração, perfumaria e cosméticos.

Faça descontos reais, o grande atrativo da Black Friday é a baixa expressiva nos preços. Negocie com fornecedores e programe-se para oferecer descontos. Selecione produtos conforme o preço de custo, a disponibilidade em estoque, a dinâmica de entrega e os objetivos da sua empresa, para ter desempenhos melhores. Prepare sua equipe de atendimento e preparação de pedidos, para suportar o aumento da demanda. Definir uma estratégia para a logística também é essencial, para garantir a satisfação dos seus clientes.

Dezembro

Férias: Dezembro é um mês de férias para muita gente. E-commerces ligados ao turismo e lazer podem aproveitar o momento para lançar campanhas e promoções.

25/12 – Natal: O Natal representa uma das maiores datas de vendas do ano para o e-commerce. O e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões no período em 2018, que representa um crescimento nominal de 13,5% na comparação com os R$ 8,7 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. Mesmo com as preparações para a Black Friday, não deixe de começar a organizar suas campanhas de Natal ainda em novembro. Prepare bem sua entrega, pois as vendas para o Natal não acontecem em um dia específico, mas a intenção é que cheguem sempre antes do dia 25.

Planeje a sua estratégia promocional com antecedência

Para aproveitar as oportunidades e otimizar suas vendas você não precisa – e nem deve – ter uma ação para cada data do calendário. É importante planejar com antecedência e escolher aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio.

Abaixo estão alguns pontos que você deve levar em consideração para escolher as datas que entrarão no seu planejamento:

  • Segmento de mercado: Muitas das datas são bem específicas para alguns ramos de atuação. Essas são excelentes para criar um senso de oportunidade com um nicho específico, como o Dia do Esportista Dia do Orgulho Nerd, etc.
  • Períodos de pico: Existem aquelas datas em que o consumidor já está propenso a comprar. Essas são essenciais para qualquer e-commerce, como o Dia das mães, namorados, crianças, Black Friday e Natal. Mas existem também alguns picos de venda específicos de cada negócio, procure informações sobre sua área de atuação.
  • Concorrentes: Pesquise sempre o que seus concorrentes estão fazendo e aprenda com eles, por que não? Aproveite também para se destacar naquilo que seus concorrentes deixam a desejar.
  • Base de clientes: Utilize todas as informações que a sua plataforma oferece e que seus clientes geram ao navegar pela sua loja para montar estratégias segmentadas para os diferentes públicos dentro da sua base. Podem haver diferentes perfis que respondem de formas alternativas a estímulos em datas distintas.

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