O copywriting é uma estratégia elaborada a partir da produção de textos que tem o intuito de entrar na mente do leitor e convencê-los a realizar uma determinada ação.
Essa ação pode ser fazer um cadastro para receber um conteúdo exclusivo, ou até para ele realizar a compra de um produto ou serviço do negócio de reformas comerciais.
Essa tática é muito usada nos setores de marketing, de vendas e nas demais áreas de comunicação com o cliente de um negócio, sejam em canais físicos ou online.
Um bom conteúdo pode fazer toda a diferença em uma estratégia de marketing para o copywriting nas organizações, aumentando o número de leads e os contatos de clientes em potencial.
Para ajudar os leitores a entenderem mais sobre os gatilhos mentais para o copywriting, o artigo a seguir explicará o que são gatilhos mentais, dará alguns exemplos e deixará claro como eles são importantes para o copywriting
O que são gatilhos mentais e como funcionam?
Os chamados gatilhos mentais são os responsáveis por fazer com que o cérebro de uma pessoa acabe tomando alguma decisão.
Mesmo que os textos sejam os mais usados por sua alta eficiência, eles não são os únicos que podem ativá-los, podendo ter origens que incluem até outras pessoas.
O que ocorre é que o cérebro é o responsável por tomar uma série de decisões durante o dia todo, e isso acaba o sobrecarregando muito.
Por isso, quanto menos decisões ele for obrigado a tomar, melhor, e esse é o motivo de muitas coisas acabarem sendo feitas no automático.
Os gatilhos são usados como um meio de aliviar o estresse dessas decisões que a mente deve lidar, sendo como um auxiliar na tomada dessas decisões.
Por isso, usar eles em uma estratégia é uma ótima opção para garantir que os clientes sejam influenciados a fazer o que a marca quer por meio de algumas técnicas essenciais.
Existem uma série de gatilhos mentais que podem ajudar na estratégia de um negócio de serviços de instalação gás veicular, no próximo tópico será possível conhecer alguns exemplos e como usá-los.
Mas, o que é essencial saber é que gatilhos mentais no geral costumam funcionar como um despertador das emoções das pessoas, como:
- Felicidade;
- Tristeza;
- Medo;
- Desejo.
Eles podem fazer com que essas pessoas resgatem lembranças e revivam momentos e sensações que já viveram a muito tempo atrás.
Por isso, é normal que eles acabem se sentindo muito mais motivados e engajados para realizar a ação que a empresa deseja que eles realizem.
Exemplos de gatilhos mentais
Como mencionado, existem vários tipos de gatilhos mentais, alguns mais usados e outros menos, mas a seguir serão apresentados os mais importantes.
- Gatilho de escassez
Se não o mais, esse é um dos gatilhos mentais mais usado e conhecido por empresas. Seu objetivo é chamar a atenção das pessoas para a sensação de perda.
Com isso, o medo que elas sentem de ficar sem o serviço ou produto por não aproveitar para adquiri-lo naquela oportunidade fazem com que finalizem a compra.
O gatilho de escassez pode ser aplicado quando o vendedor apresenta a quantidade de produtos ainda disponíveis na loja, o essencial é que sejam poucos mas os números devem ser sempre reais.
- Gatilho de urgência
O gatilho de urgência é conhecido por explorar um hábito muito comum de todas as pessoas, que é o de deixar para depois o que não for tão essencial no momento.
Por isso, essa técnica é usada por empresas vendedoras de moveis planejados para banheiro de apartamento que se baseiam na provocação imediata.
Esse gatilho mental pode ser aplicado por meio de expressões e mensagens que passe brevidade, em suma é indicado até estabelecer prazos para que uma ação seja realizada.
- Gatilho de autoridade
Para uma marca ser autoridade no seu segmento, ela precisa provar ser expert nele, Isso ajuda o cliente a ter confiança nela e nos produtos ou serviços que ela oferece.
Portanto, por consequência a decisão de fechar negócio se torna muito mais fácil para o cliente.
Esse gatilho pode ser aplicado quando a empresa entende que é preciso ter experiência e conhecimento amplo sobre o mercado que está inserida.
E os clientes podem ficar a par disso quando veem a marca compartilhando informações sobre conteúdos importantes e atuais sobre o segmento que eles têm interesse.
- Gatilho de reciprocidade
O gatilho de reciprocidade assim como de urgência trabalha com um comportamento com um dos humanos, que é o de retribuição.
No âmbito empresarial, a empresa de lavagem de carpete a seco espera que o cliente forneça os seus dados para se tornar ou lead ou que realize uma compra se tornando cliente.
A sacada de usar o gatilho da reciprocidade é oferecer um tipo de conteúdo gratuito ou até mesmo um brinde para que o consumidor fique agradecido e retribua, assinando algum serviço ou comprando algo.
- Gatilho da prova social
Entre as maiores necessidades do ser humano está a de ser aceito e estar em grupo, e o gatilho de prova social explora exatamente isso.
Ele trabalha com o objetivo de convencer o cliente de que ele realmente precisa de um determinado serviço ou produto para se encaixar em alguma comunidade.
Esse gatilho deve ser usado ao mostrar para o cliente que a marca também é consumida por pessoas bem-sucedidas ou que tenham tido bons resultados no uso da solução oferecida.
- Gatilho do “porquê”
O gatilho do porquê é mais um dos importantes para estimular o cérebro dos clientes e proporcionar uma sensação positiva a eles.
Quando ele é usado o público entende que uma situação será resolvida com ele, isso ajuda a fazer com que ele mantenha interesse no que a marca quer dizer.
O gatilho do porquê pode ser aplicado na preparação de conteúdos que destacam exatamente o porquê da marca ser importante e como ela pode ajudar em alguma situação.
- Gatilho de antecipação
O que está por trás do uso desse gatilho, ou seja, o objetivo dele é mexer com as expectativas dos clientes em relação ao futuro.
Por isso, a ideia de um negócio de aplicação de película de proteção solar residencial que usa esse gatilho é criar boas perspectivas sobre algo que lançará em um futuro próximo.
O gatilho da antecipação é usado no planejamento de ações de publicidade que criam uma base para lançar as novidades, divulgá-las e despertar o interesse de adquirir a oferta que a empresa está fazendo.
- Gatilho de novidade
Todo mundo gosta de uma novidade, a maioria dos seres humanos amam ter novas experiências, descobrir e experimentar coisas novas jamais vistas.
Nesse tipo de gatilhos, as empresas que usam ele estão buscando estimular a sensação de descoberta para o seu público.
Ele pode ser aplicado na atribuição de uma atualização ou de uma melhoria de uma solução já existente, fazendo que que isso vire um diferencial essencial para a marca.
- Gatilho de dor x prazer
Mesmo que muitas pessoas achem que são motivadas pelo prazer ao invés da dor, que o prazer é a sua fonte direta de encorajamento, elas estão enganadas.
A satisfação não é a maior busca do ser humano, ela sempre fica atrás da necessidade que as pessoas têm de afastar as suas dores.
Mais do que sentir prazer, as pessoas desejam se livrar dos problemas, por isso, as clínicas de assistência de enfermagem domiciliar exploram os dois lados.
Esse gatilho pode ser usado ao descobrir as dores do cliente, em seguida é necessário ir atrás de uma solução que o ajude a sanar esses problemas.
Por que gatilhos são importantes para copywriting?
Fazendo parte de uma estratégia de copywriting, os gatilhos mentais acabam sendo muito importantes para ela, por irem muito além do que atrair.
A maioria dos objetivos do marketing estão ligados à atração, mas isso não adianta muito se não houver um plano para transformar essa atração em vendas.
Nesse caso, um texto copy, se torna a maneira mais direta do conteúdo ter esse resultado, ou seja, de ser um gatilho mental que influencie o leitor.
Eles podem provocar sensações, trazer a tona problemas que precisam de soluções que podem ser resolvidas com um produto ou serviço que a marca de itens de parede de gesso para TV oferece.
Por isso, os gatilhos mentais se mostram importantes para uma estratégia de copywriting justamente por conseguirem fazer com que os clientes tomem uma decisão.
Por serem capazes de oferecer possibilidades como essas, eles se tornam uma ferramenta de muito poder e devem ser usados por pessoas sábias.
A ideia inicial é sim levar o leitor ao objetivo, mas nunca usando as técnicas aprendidas de maneira errada e negativa para enganá-lo.
Considerações finais
Os gatilhos mentais são táticas que tem o objetivo de influenciar as pessoas a tomarem uma decisão, e foi isso que o artigo apresentou, alguns dos maiores exemplos de gatilhos.
Conhecendo os mais efetivos e entendendo como eles funcionam e podem ser aplicados, fica mais fácil entender a importância deles para uma estratégia de copywriting no negócio de demarcação de vagas.
Por isso, ele deve sempre ser pensado com um objetivo em comum, levar os clientes a concretização da venda de uma maneira positiva e honesta sem forçá-los ou enganá-los para isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.