Category Business

Toda empresa sempre deve considerar a possibilidade de construir um site na internet, pois, dessa forma, as oportunidades de negociações de produtos e serviços aumentam, porque esse é o ambiente onde existe um número enorme de clientes à procura de algo.

Atualmente, isso não é tão difícil, pois existem ferramentas que auxiliam na elaboração de um, de forma eficiente e qualificada, onde os consumidores podem encontrar informações sobre uma loja de conserto de iPhone na hora e sequer precisam de uma indicação. 

Existem milhares de sites circulando pela web. Portanto, não existem desculpas que justifiquem o não conhecimento de uma empresa, produto ou serviço e tudo pode ser localizado em bem pouco tempo, através deles.

O interesse por novidades e lançamentos atuais, em qualquer segmento do mercado, é apenas um dos motivos que levam empresas comercializadoras de porta de madeira grande incentivarem-se para construí-lo e adquirirem mais interessados no produto.  

Com o avanço da tecnologia, não é necessário ter conhecimento tão profundo de informática para criar um site profissional e colocá-lo rapidamente em movimento nas redes sociais, para que possa ser compartilhado entre muitas pessoas.

Bastam as noções básicas, economizando, assim, na contratação de um desenvolvedor e um site sobre pintura eletrostática branca pode ser criado em apenas um dia. Porém, é necessário aprender os passos que devem ser seguidos, com paciência e perseverança. 

Ter um site é uma forma de dar um upgrade na presença online, que, hoje, é muito importante para que a empresa seja reconhecida no mercado e torne-se uma referência nas pesquisas realizadas nos buscadores, como no Google, por exemplo.

O que é um site?

O site é um veículo de informação que agrupa dados e conteúdos sobre produtos ou serviços que são veiculados pela internet e que possibilita uma pessoa interessada em algo a tomar uma decisão de realizar uma compra, desde que ele seja completo e fácil de abrir.

Como a abertura de um site está ligada à velocidade da internet, o provedor deve oferecer o melhor serviço para que o cliente não fique esperando demais para obter as informações de que precisa. Se não for assim, ele desiste de comprar uma persiana rolo automática

Essa desistência acaba se tornando uma perda significativa para a companhia, já que conquistar clientes é uma tarefa complicada, pois eles não se encontram facilmente, e uma das primeiras perguntas que eles fazem é se a empresa tem um site na internet.

Para localizar o site, de um negócio de sistema de cancela, por exemplo, a URL (Localizador Uniforme de Recursos) deve ser digitada na barra de endereços de um browser, dentro da web. Por exemplo: www.sistemadecancela.com.br.

Os sites são muito acessados pelos internautas e, através das subpáginas que os compõem, as pessoas podem acessar informações sobre a empresa, qualificações profissionais, prestação de serviços diversos ou quais os clientes que uma empresa atende.

São dados importantes que devem ser colocados no site porque levam ao consumidor ter uma confiança maior, ainda que existam muitos sites falsos que aplicam golpes levando o dinheiro de quem compra mangueira corrugada 100mm e o site não é mais localizado.

Ter um site é muito importante para as corporações que almejam sucesso nos negócios (e isso todas querem), mas ainda existem muitos motivos que explicam a necessidade de possuir um no ambiente online, tais como alguns dos abordados abaixo:

  • Ser encontrado com maior facilidade no Google;
  • Conquistar mais potenciais consumidores de parede divisória drywall;
  • Conquistar clientes por meio dos conteúdos postados;
  • Aumentar o engajamento nas redes sociais;
  • Estabelecer uma comunicação mais aproximada com o consumidor;
  • Posicionar uma empresa no mercado;
  • Estar acessível ao cliente o tempo todo;
  • Transmitir credibilidade do negócio no segmento atuante;
  • Aumentar as vendas e a entrada financeira.

A visibilidade da empresa é um dos motivos que levam a construção de um site, pois ela pode ser localizada com muito mais facilidade, porque quando o Google a indica, as informações de como contactá-la já estão inseridas nesta referência.

Os conteúdos que são postados no site são grandes conquistadores de clientes, mas eles devem estar alinhados com o tipo de negócio com o qual a empresa lida e ir de encontro diretamente aos consumidores de tela protetora piscina.

Isso significa que se o público-alvo é destinado aos homens, a clientela feminina provavelmente não vai acessar um site voltado para este tipo de audiência, mas irá em busca de algo que tem a ver com o interesse feminino.

Quando os conteúdos são personalizados dentro do site, eles atraem os consumidores, convencendo-os sempre a visitarem o site a fim de se informarem das novas tendências da moda, por exemplo. Novidades sempre são atrativas e devem ser colocadas no site.  

As marcas de produtos adquirem uma posição bem melhor no mercado e o site passa a adquirir mais tráfego e as visitas frequentes abrem possibilidades para realizar vendas efetivamente concretas.

O site ainda é benéfico para criar engajamento nas redes sociais, um veículo que está sempre em movimento, em qualquer dia ou hora da semana, porque é o ambiente mais frequentado nos tempos atuais.

Um site tem como um dos objetivos marcar a presença da empresa no mundo digital e funciona para buscar mais resultados no aumento das vendas de produtos ou serviços e se tornar um diferencial competitivo entre a concorrência, dando-lhe credibilidade e autoridade.

O site é um fiel aliado no sucesso dos negócios empresariais, gerando crescimento e perfazendo muito mais lucros, já que, com ele, as vendas são alavancadas, além de funcionar em tempo integral, bem diferente de um local físico com horário fixo.

Dicas para construir um site passo a passo

Em seguida, serão destacadas nove dicas para construir um site em apenas um dia, começando do zero e sem ter experiência profunda em informática, inclusive, sem que seja necessário recorrer a um especialista.

  • Definir o objetivo do site;
  • Escolher um nome de domínio (nome da empresa);
  • Verificar se o domínio está disponível para ser utilizado;
  • Escolher um bom construtor de site;
  • Adicionar as imagens e vídeos que serão colocados;
  • Definir as plataformas;
  • Criar um site responsivo;
  • Adicionar os plugins essenciais;
  • Veicular o site nas redes sociais mais frequentadas.

Para construir um site, é necessário ter um domínio, ou seja, o nome da empresa, e uma hospedagem, onde ficam guardadas todas as imagens, textos, fotos e vídeos que vão compor o site.

Definir o objetivo do site é fundamental. Ou seja, é preciso saber para qual objetivo ele está sendo criado, se é para ganhar dinheiro na internet com vendas de produtos e serviços ou se é um portal para veicular informações meteorológicas e notícias do dia a dia.

Verificar a disponibilidade do domínio é um passo fundamental porque ele já pode ter sido registrado e se isso ocorrer o site não poderá ser criado e aberto.

Uma pesquisa no Registro.br é essencial, pois esta é a entidade responsável no gerenciamento dos domínios brasileiros e, na página, é mais fácil encontrar um com segurança. 

É preciso contratar um bom serviço de hospedagem, responsável pela colocação do site no ar e mantê-lo em funcionamento.

Quanto à hospedagem, ela pode ser compartilhada em nuvem, sem a necessidade de uma máquina física ou hospedagem em um servidor privado.   

No início da construção de um site, para quem está começando, é recomendado o Wix para se não há tanto conhecimento técnico ou WordPress, que é um pouco mais complexo. No entanto, ambas as plataformas gerenciam os conteúdos.

O site deve ser responsivo, ou seja, a visualização deve se adaptar a telas maiores ou menores, principalmente quando se trata de dispositivos celulares. Por isso, as imagens e vídeos precisam ser de qualidade e possuir uma nitidez impecável. 

Para que as páginas contidas no site fiquem ainda melhores, é crucial adicionar os plugins necessários, como o Google Analytics, pois ele cria oportunidades para gerar maior volume de negócios, aumentando as vendas de produtos e serviços. 

Depois que o site for criado por meio destes passos, chega o momento de lançá-lo na internet, através das redes sociais mais frequentadas, como o Instagram ou o Facebook, por exemplo, pois são canais que aumentam a visibilidade da empresa e dos negócios.

Como benefícios de possuir um site, podem ser destacados a redução nos custos com publicidades pagas, potencializar o aumento de clientes e de vendas pelas mídias sociais, conectar-se mais efetivamente com as pessoas e garantir a conversão de clientes.

Considerações finais

Não existem razões para duvidar que ter um site atualmente é essencial para qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento em que ela atua. 

Ele é uma forma conveniente de atrair muito mais consumidores, colocar a corporação em destaque no mercado e diferenciá-la da concorrência tão acirrada e presente nos últimos tempos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

top