As tendências de negócios para o ano de 2023 se baseiam nas mudanças de comportamento dos consumidores que ocorreram nos últimos anos, principalmente a partir de 2020.
Diversos fatores colaboraram com isso, fazendo com que as pessoas começassem a prestar mais atenção em sua saúde física e mental. Tudo isso fez com que marcas desenvolvessem produtos e serviços voltados para os problemas atuais.
Existem vários exemplos como o aumento da quantidade de lojas virtuais, bancos 100% digitais, telemedicina, adoção de ferramentas tecnológicas avançadas em diversos setores do negócio, entre outros.
O comércio eletrônico cresceu 12,6% apenas no primeiro trimestre de 2022, um percentual que trouxe um faturamento de bilhões, de acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust.
Outro levantamento realizado pela Febraban, relacionado à tecnologia bancária, mostrou que cerca de 87% das instituições financeiras afirmaram que as expectativas dos clientes sobre os canais digitais aceleraram a digitalização dos bancos.
Todos esses movimentos estão trazendo tendências de negócios para o ano de 2023, portanto, quem deseja empreender no próximo ano deve estar atento a algumas delas.
Pensando nisso, este artigo vai mostrar o que é tendência, qual a importância dela, como se antecipar às tendências e quais são as tendências de mercado para 2023.
O que é tendência?
Tendência nada mais é do que uma inclinação ou preferência por determinada coisa. Também é um termo que se refere a uma força que imprime um movimento ou orientação.
Outra aplicação muito comum é seu uso como sinônimo de moda, tendo em vista que se trata de uma espécie de mecanismo social que determina as escolhas dos indivíduos.
Algo que se tornou muito popular, como locação de embarcação, também é conhecido como tendência, além de ser um termo empregado para se referir à inclinação de uma pessoa para certas ações, por exemplo, mentir.
A palavra também é sinônimo de vocação, por exemplo, quando alguém diz que conhece uma pessoa com tendência às artes.
O próprio Google possui uma ferramenta conhecida como Google Trends, criada para mostrar tendências de notícias do mundo todo. É usado tanto por pessoas comuns quanto por empresas.
Por fim, existem as tendências de mercado, que nada mais são do que mudanças em diversos fatores, como:
- Precificação;
- Produtos e serviços;
- Preferências de consumo;
- Pagamentos.
No entanto, para compreender ainda mais o conceito de tendências, também é interessante saber qual é a importância delas atualmente.
Importância das tendências
As tendências são relevantes por diversas razões, afinal, poder antever as mudanças é uma forma de criar estratégias mais eficientes.
Um dos maiores desafios para empresas de qualquer setor, como no caso de um fabricante de manta para contenção de óleo, um dos maiores desafios é enxergar possibilidades de mudança.
Só que, atualmente, a capacidade de gestão de mudança é uma vantagem competitiva fundamental, visto que prever comportamentos e tendências faz toda a diferença para desenvolver produtos e lançar campanhas.
A capacidade de inovar pode transformar a companhia em líder de seu segmento, isso porque, quando uma marca percebe uma tendência antes de seus concorrentes, se transforma em pioneira dentro de um nicho inexplorado.
Como resultado, a organização terá mais vantagem competitiva. Essa ação também é muito importante para estar sempre atento às necessidades e desejos do público.
Quando o negócio muda as características e atributos de seus produtos e serviços para trazer novos benefícios, precisa de um tempo para passar por todo o processo. Porém, ao detectar uma tendência, a companhia terá mais tempo para se preparar.
Como se atualizar sobre as tendências?
A melhor forma de se antecipar às tendências é por meio das pesquisas de mercado e existem até mesmo sites criados especificamente para isso.
Para um fabricante de carteirinha de estudante PVC, é fundamental estar de olho nas megatendências. É o caso, por exemplo, dos consumidores que procuram comprar sempre com marcas que prezam pela sustentabilidade em todos os seus setores.
Também existem outras ações que fazem a diferença, como saber ouvir os clientes, acompanhar as movimentações dos concorrentes, participar de eventos e feiras relacionados ao nicho de atuação e acompanhar influenciadores digitais.
Além disso, outra maneira de se antecipar às tendências é estar sempre atento ao que acontece nas redes sociais, entre outras plataformas.
Principais tendências de mercado para 2023
Depois de entender um pouco mais sobre o conceito de tendência, chegou o momento de saber um pouco mais sobre as grandes expectativas para o mercado em 2023. São elas:
1. Aprimoramento dos serviços bancários
As instituições financeiras passaram por mudanças visíveis ao longo dos últimos anos, e isso se deve à chegada das fintechs e às mudanças nas regulamentações do Banco Central.
Desde que tudo isso aconteceu, diversas soluções digitais modernas começaram a aparecer, facilitando a vida das pessoas e desburocratizando vários processos relacionados aos bancos.
Hoje em dia, os funcionários de um fabricante de embalagem de papelão para salgados podem abrir contas bancárias rapidamente para receber o salário, tudo por meio de aplicativos e sem a necessidade de se locomover.
2. Plataformas e-commerce
O comércio eletrônico foi um dos setores que mais cresceram nos últimos anos, e mesmo não sendo uma novidade, a tendência é que continue crescendo cada vez mais.
As pessoas já perceberam todas as vantagens de comprar dessa forma ao mesmo tempo em que muitos empreendedores puderam enxergar a oportunidade de ter o expandir seu próprio negócio.
3. Investir em tecnologia
Não é de hoje que as organizações estão percebendo a necessidade de se reinventar digitalmente, mas isso não quer dizer que criar um perfil no Facebook e um site institucional é o suficiente.
Digitalizar um fabricante de sombreador para carros significa adotar ferramentas que modernizam os processos internos, investir em plataformas de vendas, criar campanhas interativas, variar os canais de atendimento, entre outras ações.
Em 2023, a tecnologia vai estar ainda mais presente no dia a dia das organizações e vai ajudar em muitas tarefas do dia a dia.
4. Uso de inteligência artificial
O uso de inteligência artificial é outra grande tendência de negócios para o próximo ano e poderá ser aplicada em organizações de diferentes setores.
No varejo, vai ajudar a prever padrões de compra para que as marcas possam fazer ofertas mais assertivas, de acordo com o perfil do consumidor e seus hábitos de consumo.
5. Moda e acessórios
O setor de moda é praticamente inabalável, afinal, as pessoas precisam de roupas e isso vai desde indivíduos que preferem um estilo mais básico até os fanáticos por moda.
Uma vitrine refrigerada aberta em uma padaria chama atenção dos clientes, mas o setor que mais lucra no mundo continua sendo a moda.
Ela se aplica às roupas mas também aos acessórios e as plataformas e-commerce que investirem nessa modalidade vão lucrar muito.
6. Consciência ambiental
Existem muitas tendências de upcycling que estão em alta no mundo todo e elas inspiram os negócios e oferecem materiais e resíduos que podem ser comercializados ou trocados entre organizações parceiras, bem como doados e reaproveitados.
Existem inúmeras possibilidades e elas podem ser aplicadas em diferentes setores, tanto é que existe a moda upcycling que está além dos brechós, tendo por trás a ideia de reaproveitar materiais existentes para criar roupas novas feitas à mão.
É interessante pensar por esse lado porque um buffet para jantar de aniversário que preza pelas questões ambientais consegue atrair muito mais clientes do que aqueles que não fazem isso.
Justamente por essa razão o setor de cosméticos também começou a investir em estratégias sustentáveis e conscientes, substituindo materiais sintéticos por produtos que não poluem os ativos naturais.
7. Vendas pelas redes sociais
De acordo com o levantamento realizado pela Zoop, existe uma tendência de crescimento de 30% nas vendas por meio das redes sociais.
Conhecida como social commerce, trata-se do uso dessas plataformas como canal de vendas para os mais variados tipos de produtos e serviços, como aulas para tirar carteira CNH PCD.
De acordo com a pesquisa, o Brasil é o terceiro país no ranking de nações que mais usam as redes sociais e isso abre espaço para desenvolver negócios que se baseiam nesses canais.
As organizações podem até mesmo usar aplicativos que analisam o comportamento do consumidor nas redes sociais e os ajudam a descobrir produtos e serviços mais adequados ao seu perfil.
Considerações finais
Existem muitas outras tendências para o ano de 2023, no entanto, essas são as que mais se destacam e que podem ajudar negócios a melhorarem seu desempenho e crescer.
Fazer uma boa pesquisa de mercado pode ajudar o empreendedor a encontrar outras tendências e a começar o ano preparado para as novidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.