5 Dicas essenciais para suas campanhas de vendas

Para que os ganhos de uma empresa possam crescer de maneira expressiva, é preciso desenvolver estratégias que permitam alcançar esse resultado. Para isso, criar campanhas de vendas é uma ótima solução. 

As campanhas de vendas, que também são chamadas de campanhas de incentivo, podem ser um recurso fundamental para que as companhias consigam prestar mais serviços ou vender mais produtos. 

Existem diversos aspectos que podem ajudar no desenvolvimento de uma campanha. De fato, há elementos que tornam toda ação mais eficiente, de modo que é possível conquistar resultados mais expressivos. 

Uma empresa de manutenção de jardim, por exemplo, que queira impactar mais clientes e garantir a conquista deles deve considerar fazer uso de campanhas de vendas, para que esse objetivo possa ser concretizado. 

Para que uma campanha de vendas possa ser interessante, é preciso considerar quais serão os elementos utilizados nela, uma vez que o uso de estratégias específicas pode ajudar na performance dessa ação.

De qualquer forma, para garantir que o leitor possa entender o que é uma campanha de vendas, este artigo foi desenvolvido. As informações contidas nele ajudam não apenas a definir o tema, mas também a desenvolver uma campanha de vendas de sucesso. 

Por isso, não deixe de ler até o final, para que a criação das campanhas de incentivo tenham melhores bases e possam trazer o retorno desejado. 

O que é uma campanha de vendas?

Não importa qual seja o segmento de uma empresa, que pode ser desde uma fábrica de alimentos até um coworking: os resultados com relação ao faturamento sempre devem estar entre os focos dos gestores. 

Diante disso, nada mais apropriado do que realizar ações que possam garantir que as vendas sejam elevadas, de maneira que os lucros possam ser cada vez maiores. 

Entre as muitas possibilidades de fazer disso acontecer, há uma que se destaca. As campanhas de vendas podem ser ações bem práticas, que trazem um retorno positivo para a companhia. 

Mas afinal, o que é uma campanha de vendas? De maneira direta, se trata de uma estratégia aplicada por empresas que desejam vender mais dos seus produtos ou prestar uma maior quantidade de serviços. 

Uma campanha de incentivo pode ser interna ou externa. Mas a sua função permanece a mesma, sendo ela a de elevar os ganhos de uma companhia dentro de um período de tempo, que em geral é curto. 

Um formato muito comum e que é utilizado por empresas de diversos segmentos, como os de instalação de elevador em escada ou loja de vendas de roupas femininas, é o das campanhas sazonais. 

Assim, em datas como dia das mães, dos pais, das crianças, Natal, férias e muitas outras, são realizadas campanhas promocionais, com o intuito de aumentar os lucros da companhia nesse período. 

Mas há ainda outros formatos possíveis. Empresas que já possuem experiência com marketing e vendas sabem que é possível criar campanhas em períodos aleatórios, de diferentes tipos. Alguns exemplos são:

  • Liquidações;
  • Promoções;
  • Sorteios;
  • Prêmios para consumidores;
  • Prêmios para vendedores.

De fato, não há motivos para padronizar campanhas, sendo fundamental que a criatividade possa ser um elemento presente no desenvolvimento dessas ações. Sair do comum é um modo de atrair cada vez mais pessoas interessadas. 

Nesse sentido, é bastante indicado que as empresas se organizem, justamente para ter um cronograma deste tipo de ação. Dessa maneira, conseguem ter um melhor aproveitamento das campanhas de vendas durante todo o ano. 

Como criar uma campanha de vendas

O mercado é repleto de segmentos diferentes, o que quer dizer que há espaço para atender a todo tipo de demanda. Isso inclui desde a necessidade de um cliente em comprar uma caixa maleta kraft personalizada até suplementos.

Para que o sucesso de uma campanha de incentivo possa acontecer, nada mais apropriado do que saber desenvolvê-la. Quem não tem experiência com esse tipo de ação pode acabar ficando perdido, ou criando uma campanha confusa.

Por isso, para evitar problemas nesse sentido, há dicas que podem ser seguidas e que ajudam na produção de uma campanha clara, objetiva e, principalmente, lucrativa. Confira abaixo alguns passos simples de serem seguidos e tenha sucesso nas suas ações. 

1. Desenvolva um calendário de promoções

É verdade que as campanhas sazonais fazem sentido e ajudam as empresas a balizarem as suas ações durante o ano. Nada como criar uma campanha para vender mais camisa social personalizada corporativo depois das férias de fim de ano. 

Mas esses não devem ser os únicos períodos do ano no qual a companhia deve investir em campanhas. Muito pelo contrário. Quanto mais personalizadas e exclusivas, maiores as chances de vender melhor. 

Sendo assim, a dica é criar um calendário de promoções, no qual a empresa possa inserir períodos para criar as suas ações de vendas. Isso pode ser feito considerando o ano inteiro, de modo que seja possível coordenar campanhas durante os 12 meses do ano. 

2. Aposte nas redes sociais

É verdade que ter em mente as datas nas quais as campanhas vão ser aplicadas é importante, mas também é preciso considerar em quais canais essas ações serão divulgadas. 

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais são as principais plataformas do momento, o que quer dizer que uma empresa que vende esquadrias de alumínio preto fosco, por exemplo, precisa estar presente nesses canais. 

Estando ali, é possível conquistar bons resultados, uma vez que boa parte dos clientes de uma empresa hoje utiliza as redes sociais para várias das demandas do dia a dia. Encontrar bons estabelecimentos e conhecer produtos são algumas delas. 

Por isso, divulgar uma campanha de vendas nos perfis das redes sociais é fundamental para alcançar um bom número de pessoas, trazendo assim mais clientes para a empresa. 

3. Faça programas de premiações

Como mencionado acima, um dos formatos possíveis de campanhas de vendas é oferecer premiações, que podem ser fornecidas tanto aos clientes quanto aos vendedores. Isso gera um maior engajamento, aumentando os resultados. 

No caso dos consumidores, a dica é sempre mostrar que há benefícios em realizar compras com a empresa. Assim, oferecer brindes, dar descontos percentuais ou mesmo criar uma promoção exclusiva de fidelidade são ações que ajudam a vender mais. 

De fato, um cliente que percebe que terá descontos progressivos ao comprar mais de uma unidade de divisória com vidro temperado pode decidir adquirir mais peças do que iria no início, justamente porque os valores couberam no seu orçamento. 

4. Ofereça o que o seu público quer comprar

Para que as campanhas de vendas possam trazer bons resultados, o que se espera é que muitas pessoas estejam interessadas no que está sendo vendido, para que os resultados possam ser bons. 

Diante disso, não é indicado realizar uma oferta de um produto ou serviço que tem baixa procura, quando o intuito é apenas o de aumentar os lucros. De fato, quanto maior o interesse em um produto, maior será a quantidade de unidades vendidas. 

Mas também é possível utilizar campanhas de incentivo para divulgar um serviço ou produto que não tem alta demanda. Dessa maneira, o ideal é promovê-lo tendo consciência de que os resultados estão mais limitados à divulgação do que aos lucros. 

Por isso, para que uma campanha de vendas possa ser desenvolvida e aplicada para trazer mais compradores, é preciso saber o que o público quer comprar, o que envolve um conhecimento aprofundado do público-alvo e da persona da empresa. 

Afinal, quanto mais se sabe o que um cliente procura ao comprar uma torre de inox para guarda corpo 40cm, maiores são as chances de oferecer aquilo o que ele deseja, o que resulta em uma maior quantidade de vendas.

5. Use estratégias para acelerar a compra

Como é sabido, é muito comum que os consumidores deixem para depois a compra de um produto ou serviço, principalmente quando eles não são itens de consumo básico. 

Com isso, uma boa oferta pode ser perdida se o cliente não sente o senso de urgência para adquirir o que está sendo promovido. Portanto, usar estratégias para acelerar a compra é fundamental. 

Um exemplo disso pode ser a aplicação de frases como “unidades limitadas”, ou “só até amanhã”, de maneira que o comprador se depare em uma situação na qual a compra precisa ser feita rapidamente, o que garante mais vendas para a companhia. 

Considerações finais

Não é preciso dizer que as campanhas de vendas são ações essenciais, que devem fazer parte do cronograma de toda a empresa. Afinal, é por meio delas que se pode vender mais e melhor. 

Por isso, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e tenha a tranquilidade de saber que as campanhas de incentivo da sua companhia estão trazendo pessoas interessadas e garantindo um aumento considerável nos lucros. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags
What do you think?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What to read next