4 Dicas de como fazer otimização de sites com foco no usuário

4 Dicas de como fazer otimização de sites com foco no usuário

Se tem uma verdade inquestionável no universo corporativo atual é a importância que a internet vem atingindo. O foco no usuário permite que estratégias como a de otimização tragam resultados ainda mais sérios, sólidos e sustentáveis.

De fato, basta compararmos como era o mundo do marketing e da publicidade duas ou três décadas atrás, com a situação atual. Se antes bastava uma empresa abrir a porta e esperar indicações boca a boca, atualmente é bem diferente.

Também assim, se era suficiente fazer panfletagem, pagar carro de som ou mesmo investir na revista e no jornal do bairro, hoje essas iniciativas precisam vir acompanhadas de ao menos dois ou três esforços de marketing online e digital.

Para entender isso basta abrir um grande motor de busca como o Google, e pesquisar por algo como closet planejado com penteadeira. Em poucos segundos, virão dezenas ou mesmo centenas de empresas que prestam essa solução.

Se a pesquisa for realizada por tecnologia mobile, como o celular ou o tablet (que pode ser ligado à central multimídia do carro), é possível usar o sistema de GPS e geolocalização para ser direcionado até a loja mais perto.

Este é apenas um exemplo, dentre muitos outros. Mas ele basta para mostrar como a esfera digital é capaz de mudar consideravelmente a experiência de compra de uma pessoa, inclusive atraindo mais clientes e mais leads interessados.

No caso, dentre as várias estratégias possíveis, muitas delas vão incluir justamente a necessidade de ter um blog com postagens frequentes. É por meio disso que faz sentido falar em otimização de sites com foco no usuário.

Isso quer dizer que a internet evoluiu tanto que ter apenas o website também já não é uma opção, pois ele é apenas o começo do projeto. Assim, a marca vai precisar anexar um blog e toda uma estratégia de geração de conteúdo ao seu website.

Desta forma, se a firma atua na área de curso de condutor de ambulância, quando o cliente em potencial fizer essa busca no Google, ou mesmo em buscadores como Bing, Yahoo e Ask Brasil, ele vai encontrar seu site bem ranqueado ali.

Até porque, embora a internet tenha aberto tantas possibilidades e democratizado o acesso de todos a esse mundo cheio de oportunidades, por outro lado isso aumentou consideravelmente a concorrência entre as marcas.

Ou seja, vai ser cada vez mais difícil conseguir marcar presença nos grandes buscadores, nas redes sociais, nos marketplaces, nos aplicativos de celular e daí em diante. No caso das buscas, por exemplo, a briga pela primeira página é enorme.

Afinal, quando a pessoa faz uma pesquisa por alguma palavra-chave, dificilmente ela vai chegar a clicar na segunda página, preferindo mil vezes os resultados que aparecem na primeira ou mesmo no topo da primeira página.

Isso é o que chamamos de ranqueamento, que consiste precisamente em conseguir uma colocação cada vez melhor na SERP (Search Engine Results Page), ou seja, a Página de Resultados de Pesquisa dos Buscadores.

Na verdade, também é aí que entra o recorte específico que damos aqui a este assunto, que é o da customização. Assim, quando o cliente procura por limpeza apartamento novo, fazemos uma otimização focada no perfil dele, sendo ainda mais assertivo.

O maior exemplo é o dos CTA (Call to Action), que é o de Chamada para Ação, que detalharemos abaixo. Eles mostram em detalhes como a customização é uma tendência que realmente veio para ficar, turbinando essas estratégias todas.

Isso reforça ainda mais o fator de concorrência ao qual nos referimos. Afinal, quem não se preparar para o mundo digital e não correr atrás de marcar presença por agora, estará cada vez mais atrasado e distante da grande tendência do momento.

O marketing sempre fez justamente esse esforço, que é o de colocar uma marca onde seus clientes em potencial estão, marcando presença entre as pessoas certas, no lugar certo e do jeito certo. Com a realidade digital não é diferente, apesar dos detalhes mudarem.

Lembrando que as novas gerações também estão profundamente conectadas tanto com a esfera digital quanto com a customização dos produtos e serviços. Portanto, as dicas que vamos dar servem para qualquer segmento de mercado.

Ou seja, independentemente do seu nicho de atuação, os conselhos dados abaixo podem ajudar e muito. Pode ser uma firma de serviços como monitoramento de frota ou uma loja de roupa de bairro, que ambas vão poder se diferenciar.

Desta forma, quem tem o objetivo de aprender de uma vez por todas como otimizar seu site com foco real no cliente que pode vir a comprar de você, aumentando suas vendas e resultados gerais, basta que siga adiante e coloque as dicas em prática.

Otimização e customização

Antes de simplesmente enumerar os conselhos mais práticos sobre a otimização com foco no usuário, é preciso esclarecer conceitualmente do que se tratam esses dois pilares.

Como já vimos, a otimização é a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que faz a Otimização de Páginas para Motores de Busca. O que garante que as páginas do seu site e blog fiquem bem colocadas nas pesquisas realizadas.

O que precisa ficar claro diante disso, é que plataformas como o Google criam parâmetros que possam fazer essa escolha. Então, ao otimizar uma página de um blog que trata de piso intertravado drenante, o que você faz é atender esses algoritmos.

Basicamente, eles primam por fatores que garantam a qualidade do conteúdo e a boa experiência que os usuários possam ter a partir dali. Daí a necessidade de você criar conteúdos não apenas otimizados, mas também originais e relevantes.

Melhor dizendo, na verdade a própria originalidade é um fator de otimização, assim como a relevância alta acaba garantindo um tráfego maior, o que por sua vez aumenta as visitas, melhorando o posicionamento e criando um círculo virtuoso de crescimento.

Os elementos mais importantes da otimização com foco no usuário são:

  • As palavras-chave;
  • Os CTAs (Call to Action);
  • O link building;
  • A usabilidade geral.

Enfim, são alguns pilares que incluem, dentro desses tópicos, muitas outras estratégias e recursos que aos poucos vão ampliando mais e mais o panorama geral.

A otimização entra justamente como o fator que faz com que o usuário, leitor, visitante ou lead se sinta único. De modo a permitir que a internet não acabe esfriando ou “robotizando” sua comunicação, mas sim tornando-a mais assertiva.

1. Domine as palavras-chave

As palavras-chave são um modo incrível de otimizar com foco no usuário, pois elas podem dizer muito sobre quem está procurando aquele conteúdo.

Mas, para compreender isso, é preciso fazer dois esforços principais. O primeiro deles é estudar as palavras-chave do seu segmento, por plataformas como a do Google Keyword, que é gratuito e criado justamente para isso.

Ali você vai descobrir se o seu cliente em potencial está atrás de bateria de 100 amper ou de 200 amper. Afinal, caso você escreva sobre a de 200, sua página não vai aparecer quando ele pesquisar a de 100, e vice-versa.

O segundo esforço é o de inserir essa palavra-chave no texto com naturalidade e estratégia.  Isso consiste em colocá-la no título do artigo, no título das imagens, no primeiro parágrafo do texto, na URL da barra de endereço e daí em diante.

2. Acerte em cheio nos CTAs

Um Chamado para Ação bem feito tem tudo para promover uma experiência que faz com que o usuário se sinta único, como se você tivesse criado aquele conteúdo para ele.

A começar pelo fato de que o CTA pode estar presente em uma página comum do seu blog, criada para posicionar alguma palavra-chave e entregar um conteúdo evergreen, que não perde seu sentido com o passar do tempo, como algo sobre outdoor lonado.

Porém, também é possível criar páginas mais específicas como as landing pages ou os hotsites. Nesses casos, você anuncia promoções ou eventos sazonais, o que cria um senso de urgência que faz com que a pessoa clique ainda mais nos seus CTAs.

3. O poder do link building

Um dos principais motivos de ser dos grandes buscadores são os links, já que quanto mais uma página faz conexões com outras, melhor o conteúdo se torna.

Lembrando que esses links podem ser internos, levando para outras páginas do seu próprio site. Ou então externos, seja levando para outros sites ou, o que é ainda melhor, quando outros sites é que fazem link para o seu conteúdo.

Naturalmente, ao criar páginas tão dinâmicas e ao ser citado por outras marcas e instituições que são uma autoridade no seu segmento, seus usuários vão ser impactados de modo muito mais assertivo e personalizado.

4. A usabilidade das páginas

Por fim, se tem algo fundamental é você saber se colocar no lugar do seu usuário, perguntando-se diariamente o quanto você mesmo gostaria de acessar seu site.

A página pode ser sobre adorno de parede ou sobre serviços industriais. Em todo caso ela vai precisar de um layout agradável, de um carregamento rápido, de compatibilidade mobile e daí em diante.

Assim, você agrada o seu usuário e ao mesmo tempo mantém seu site em dia com novos parâmetros que vão surgindo sempre.

Considerações finais

Com isso, conseguimos deixar claro como é importante tratar do SEO e da otimização de páginas com foco no seu usuário.

Além disso, acima detalhamos as 4 dicas e conselhos mais importantes na hora de operar com essa estratégia e buscar mais visitantes, leads e clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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