O ambiente comercial pode trazer alguns desafios importantes para as empresas que pretendem atuar nele. Por isso, entender como ter uma postura com o foco em vendas acaba sendo primordial.
Seja no ambiente digital ou sob a perspectiva analógica, todos os estabelecimentos comerciais estão procurando obter mais vendas.
Logicamente, esses fatores acabaram sendo facilitados por conta das mudanças de paradigmas de implementação estratégica.
No entanto, há um revés nisso tudo que precisa ser considerado na hora de se estabelecer essas práticas.
A perspectiva de consumo tem mudado drasticamente, trazendo o cliente para o centro das decisões de mercado. Isso acontece por causa da alta concorrência que há dentro da lógica digital, já que todos passaram a participar desse meio.
Uma simples pesquisa sobre inscrição de embarcação na marinha pode gerar uma série de resultados para um usuário.
Nesse caso, é fundamental que as empresas tenham em mente algumas formas para se diferenciar das demais.
Estratégia de vendas: um ponto central
Assumir uma estratégia dentro do ambiente comercial acaba sendo uma das perspectivas mais importantes que existem.
Orientar uma venda, seja no ambiente digital ou no analógico é um ponto de sobrevivência para qualquer empresa.
Por essa razão, é crucial entender o que é uma estratégia de vendas e porque utilizá-la como elemento chave para a manutenção de boas práticas no mercado.
Essa perspectiva está baseada em uma série de possibilidades que são alinhadas para a obtenção de um objetivo específico: a venda.
Ela, nesse caso, acaba possuindo alguns pilares fundamentais para sustentar essa prática dentro de um mercado.
Se a intenção for vender mais portas de aço para banheiro, certamente, essa perspectiva passará por eles. Por essa razão, é essencial tê-los em mente para fundamentar uma estratégia assertiva quanto a essas questões.
Pilares de venda
Antes de começar a orientar uma estratégia de vendas, é preciso entender o que acaba fundamentando essa relação.
Há uma série de fatores importantes que acabam facilitando na hora de se pensar em manter essa perspectiva.
No entanto, alguns elementos acabam sendo essenciais e sem eles não há como obter uma boa orientação estratégica.
Buyer persona ou público-alvo?
Esse item surge em forma de pergunta como uma forma de provocar algumas reflexões referente a esse tipo de tema.
Isso acontece porque muito se fala em público-alvo, mas nem sempre a buyer persona é mencionada.
Nesse caso, é fundamental delimitar alguns limites entre as duas categorias para orientar melhor uma venda.
O público-alvo está referido aos dados demográficos e sociais que o target de uma empresa possui. Ele pode ser identificado a partir de algumas pesquisas de comportamento do consumidor e, também, de dados levantados em plataformas digitais.
Já a buyer persona tem a ver com a personificação desse tipo de dado em um interlocutor específicos. Esse ponto é importante uma vez que é essa categoria que irá fundamentar toda estratégia de venda.
Nesse caso, por exemplo, uma escola que oferece um curso de comissario a distancia pode ter uma comunicação muito mais precisa a partir dessa avaliação.
Mercado
Esse elemento é essencial, pois é nele que todas as empresas acabam agindo, independente de seus segmentos.
Saber analisá-lo é uma medida muito salutar e que acaba tendo uma interferência bastante importante na hora de consolidar uma empresa.
Uma gráfica que faz impressão em adesivo transparente, por exemplo, está inserida em um determinado tipo de mercado que tem algumas práticas como elementos essenciais.
Além disso, é esse elemento que acaba norteando quais são as possibilidades de uma marca agir frente à sua concorrência.
Produto ou serviço
Existe uma diversidade muito grande de empresas com atuações distintas até mesmo dentro de um segmento de mercado.
Dessa forma, saber como orientar um oferecimento de serviços ou produtos para um cliente acaba sendo essencial.
Esse é o ponto central de qualquer estratégia de vendas, uma vez que é nele que reside a razão de ser desse processo. Por tal razão, conhecer esse elemento de forma bastante detalhada é o que garante uma ação apurada.
Uma empresa, por exemplo, que faz limpeza de sofá zona norte pode se beneficiar muito do conhecimento obtido a respeito de seu serviço.
Isso porque esse aspecto alinhado com as perspectivas citadas acima acaba convergindo em uma série de possibilidades de comunicação.
Por que orientar um foco em vendas?
Além dos pontos citados até aqui, é importante entender quais são as vantagens de trazer algumas orientações para venda.
Afinal de contas, pode parecer que qualquer empresa do meio comercial possui, inerentemente, esse aspecto como seu.
Contudo, não é assim que esse tipo de estratégia funciona, uma vez que é preciso adotar algumas posturas para garantir essa orientação.
Nesse caso, apontar alguns benefícios nesse sentido pode ser um elemento facilitador na hora de decidir adotar essas postura ou não. Alguns deles são:
- Melhor experiência do cliente;
- Fidelização;
- Aumento de vendas;
- Redução de custos.
Logicamente, há uma série de outras perspectivas que acabam sendo fundamentadas por esse aspecto.
Entretanto, é imprescindível garantir o esclarecimentos desses que foram citados para orientar uma prática nesse sentido.
Melhor experiência do cliente
A experiência do cliente tem sido um dos imperativos mais importantes para o mercado nos últimos tempos.
Garantir, nesse sentido, alguns elementos que possam realizar uma melhoria desse aspecto pode ser essencial.
Nesse caso, isso se realiza, uma vez que o usuário é levado em consideração desde o primeiro contato com a empresa.
Uma venda de massa para polir aço inox bem elaborada pode levar a um satisfação que vai muito além da qualidade do produto oferecido.
Fidelização
Sendo assim, a partir de uma realização bem-feita, o cliente passa a ser fiel àquela empresa. Esse fator é essencial para que não haja necessidade de se buscar novas perspectivas que possam ser mais caras.
Manter um cliente fiel é uma necessidade e, também, uma possibilidade de qualificação de vendas.
Aumento de vendas
A elevação de vendas, por sua vez, tem a ver com um aspecto primordial para essa perspectiva: a busca por sua realização.
Sendo assim, torna-se primordial a compreensão de quais são as ferramentas necessárias para obter uma venda qualificada.
No caso, por exemplo, de uma contratação de cuidador de idoso, uma clínica pode avaliar a qualificação dessa relação a partir de alguns indicadores que o cliente vai acabar fornecendo.
Redução de custos
Nesse caso, os custos acabam sendo reduzidos por conta de uma série de vantagens que essa perspectiva traz.
A mais importante de todas é que a retenção de um cliente custa muito menos do que a conquista de novos.
Mantê-los, portanto, pode representar uma perspectiva que vai incidir em boas práticas financeiras.
Passo a passo para vender
Obviamente, vender não é uma tarefa tão simples. Por essa razão, baseando-se nos pilares fundamentais para essa realização é preciso seguir com alguns passos que podem orientar ainda mais essa perspectiva.
1. Jornada do cliente e funil de vendas
Esse passo se relaciona com o primeiro elemento dos pilares de uma venda, uma vez que ele vai interagir com o possível cliente.
A jornada do cliente é, por sua vez, uma estratégia que visa compartilhar a experiência do cliente em algumas etapas.
Cada uma delas precisa ser orientada para que a venda seja a opção que ele vai ter. Nesse momento, surge a necessidade do funil de vendas.
Essa estratégia tem como objetivo a aplicação de diversas modalidades de condução para que a venda ocorra.
2. Análise de SWOT e benchmarking
Já esse passo tem relação com a análise de mercado. O primeiro aspecto mencionado, a SWOT, é uma ferramenta de análise dessa instância.
Ela tem a capacidade de avaliar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que esse tipo de ambiente e a empresa podem ter.
O benchmarking, por sua vez, acaba sendo uma forma de avaliar o que a concorrência está fazendo a fim de dar algumas orientações.
Por exemplo, uma empresa do segmento de raio x oit pode avaliar alguns cursos de seu mercado para poder agir.
3. Atendimento
Partindo das duas avaliações citadas anteriormente, é possível orientar um atendimento que leva em consideração alguns aspectos importantes.
Sendo assim, é esse elemento que pode garantir uma boa experiência do cliente ou não. É importante ressaltar que isso pode ocorrer tanto no ambiente digital, quanto no analógico.
Considerações finais
Com o passar dos anos e os avanços das tecnologias digitais, uma série de novas perspectivas passaram a fazer parte do mercado.
No entanto, há um fator que continua fundamentando todas as estratégias a serem adotadas: a venda.
Nesse sentido, saber como orientar um foco em vendas pode ser essencial na hora de consolidar esses aspectos.
Isso pode ir desde a avaliação das vantagens que se pode obter a partir dessa postura até os passos fundamentais para orientá-la.
Seja como for, esse é um dos aspectos mais importantes para garantir uma orientação de vendas para uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.