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Depois do Natal, a Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos consumidores, mas principalmente por comerciantes que conseguem aumentar suas vendas ao fornecer produtos referentes à data, como ovos de Páscoa e chocolates.

Embora a páscoa tenha um significado religioso, essa data colabora com a movimentação do comércio, pois além de ser famosa pelos chocolates, é uma oportunidade de se reunir com a família e trocar mimos.

Então, esse é o momento oportuno das empresas voltadas a esse comércio aproveitarem para impulsionarem suas vendas.

Sendo assim, a internet pode ser uma forte aliada na hora de alcançar novos clientes e fidelizar os antigos, através de estratégias digitais e outros métodos disponíveis durante este artigo.

Por que esta Páscoa pode surpreender o comércio?

Uma série de fatores pode colaborar para que a páscoa de 2023 surpreenda positivamente o comércio.

Entre esses fatores, a data deste ano cai no dia 9 de abril, sendo um ponto positivo, já que a maioria dos trabalhadores recebem seus salários na primeira semana do mês e podem pensar em agradar seus familiares.

Outro fator, é a facilidade de divulgação do produto online. Segundo dados apresentados pela Neotrust, em 2022 as vendas online foram 8,8% maiores do que em 2021, com um faturamento de R $6,5 bilhões ao e-commerce brasileiro.

Devido a ser a primeira páscoa pós período pandêmico, o varejo pode registrar um crescimento significativo das vendas. O reflexo desse aumento está ligado à desaceleração da inflação, estendendo o poder de compra dos consumidores.

Como se planejar para as vendas na páscoa

Para autônomos que atuam no setor de alimentação, principalmente envolvidos com doces e chocolates, essa é uma das datas mais importantes para impulsionar as vendas.

Porém, existe uma forte concorrência neste ramo, já que diversas empresas entram no clima da data comemorativa.

Para ganhar destaque nesse mercado, conquistar novos clientes e vender mais, é preciso fazer um planejamento minucioso, no qual se envolve:

  • Metas;
  • Realizar a identificação do público-alvo;
  • Plano de canais de comunicação;
  • Criação de promoções atraentes e brindes;
  • Preparação de estoque.

Abaixo, a descrição completa de algumas das etapas essenciais, como um fechamento de sacada de vidro, que as empresas podem seguir para criar um plano competente para vender mais na Páscoa.

Definir as metas

O primeiro passo antes de começar a planejar, é a definição das metas, de forma clara e realista para a data comemorativa.

Isso inclui, metas de vendas, lucros, geração de leads, acesso ao site ou redes sociais, assim como o aumento de seguidores, entre outros.

Público-alvo

A identificação do público-alvo é importante, pois é a partir dela que o empreendedor consegue criar uma estratégia para impulsionar as vendas.

Entender quais são suas necessidades, desejos, preferências e idade, para conseguir se comunicar e criar ofertas personalizadas.

Canais de comunicação

Os canais de comunicação são excelentes para as estratégias de marketing, tanto quanto uma clínica criolipólise para braços que utiliza todos os seus canais para divulgação de seus pacotes e serviços.

Então, para as empresas alcançarem seu público de forma otimizada, é preciso escolher os canais de marketing mais adequados, entre e-mail marketing, mídia social, SEO, publicidade, entre outros.

Além disso, as redes sociais como Twitter, Instagram, Facebook e TikTok também podem colaborar com a divulgação do produto e a comunicação entre o público e a marca.

Criação de promoções e brindes

As promoções são fortes aliadas na hora de incentivar as vendas e atrair novos clientes. Podendo ser criado produtos focados em temas, descontos, brindes e até sorteios, entre outras promoções.

Desta forma, a estratégia colabora para atrair novos clientes e movimentar as redes sociais. Além disso, os brindes fortalecem o relacionamento do cliente com a empresa.

Em caso de sorteio, algumas regras precisam ser seguidas, para não prejudicar ninguém ou responder processos, é necessário buscar orientação judicial para sanar dúvidas.

Preparação do estoque

Nessa etapa, o empreendedor precisa estar preparado para atender a demanda que está por vir no período de páscoa. Isso inclui ter embalagens e matéria prima abastecida no estoque para não ser pego de surpresa.

Como aumentar as vendas no período de páscoa

Ao os empresários conhecerem a importância do planejamento para conseguir destaque no mercado como um uniforme de trabalho social, é hora de eles pensarem em como aumentar suas vendas.

Para isso, uma série de dicas podem ajudar nesse impulsionamento, a fim de aumentar a rede de clientes e consequentemente os lucros. Sendo elas:

1. Recheios diversificados

O empreendimento que contém um leque de opções de sabores disponíveis, é uma excelente opção de negócio, bastante válida para os produtos de páscoa.

Com sabores de recheio que fogem do tradicional brigadeiro ao leite, como brigadeiros que envolvem frutas por exemplo, morango, maracujá, limão, entre outros ou até sabores regionais.

Desta maneira, a empresa consegue agradar os clientes de acordo com suas preferências, além de valorizar diferentes regiões e culturas.

2. Inovação

Mesmo que o empresário trabalhe no setor de alimentação, voltado para o chocolate, não é só disso que vive o comércio durante o período de páscoa. Produtos como brownie, tortas, bolos e outros itens de confeitaria também atendem à demanda.

Por isso, pensar em inovação, seja nas embalagens, laços, colheres de qualidade, ou novos sabores, pode ser uma estratégia interessante para chamar a atenção dos clientes.

Não é todo mundo que gosta de chocolate ou coisas muito doces, já é possível encontrar ovos de páscoa salgados, nos sabores de coxinha, empada e até de sushi. Este é um exemplo passível de ser utilizado como inspiração.

Além disso, é possível encontrar sabores diferenciados e inusitados que fogem do tradicional, como pudim, queijo e goiabada, ou açaí para vender.

3. Customização

Os clientes que buscam por doces artesanais, geralmente procuram algo que tenha sua personalidade. Por isso, empresas que investem na customização do produto, conseguem cativar com mais facilidade.

Por exemplo, o cliente pode ter autonomia na hora escolher os sabores de sua preferência, ou personalizar na decoração ou embalagem caso queira dar de presente para alguém específico.

O conhecimento do público-alvo colabora nessa questão, pois permite apresentar propostas diferenciadas para cada perfil de cliente.

4. Estímulo do paladar

Essa é uma dica para atrair possíveis clientes. Para vender mais, o diferencial deve estar na forma que explora e estimula sensorialmente o paladar das pessoas, levando a outro patamar, como empresas que produzem controle de acesso biométrico para portas.

Desta forma, promover degustação em pontos físicos, apostar em decorações pensadas no universo da data comemorativa, e em combinações dos produtos a outros itens, pode despertar mais ainda o desejo do consumidor sobre aquele produto.

Tudo isso pode ser replicado em forma de vídeos, fotos e descrição detalhada nas redes sociais.

5. Outros nichos

Atualmente, é comum encontrar pessoas que prezam pela alimentação saudável, possuem alguma restrição alimentar, ou seguem alguma ideologia e explorar novos nichos pode conquistar clientes que encontram opção no mercado.

Oferecer uma linha fitness, sem glúten, com zero lactose ou vegana, pode atrair esses públicos que nem sempre encontram doces de acordo com suas dietas e restrições com facilidade.

Porém, para entrar nesse mercado deve pesquisar com atenção e passar as informações de forma clara e verdadeira.

6. Elementos típicos

Independente de ser uma loja física ou que faça vendas online, personalizar com elementos típicos da época que fazem alusão à páscoa, como cenourinhas, coelhos, patinhas, orelhinhas e ovinhos, é uma excelente forma de chamar atenção dos clientes.

O uso desses elementos dá uma repaginada no comércio, dando características da data comemorativa, além do visual chamativo, como uma empresa de tele entrega, é indício que a empresa entrega produtos voltados a esse período.

7. Atendimento personalizado

O atendimento é tão importante quanto o produto oferecido e entrar no clima da época. Para isso, é necessário que a loja tenha funcionários preparados para fazer o melhor atendimento possível.

8. Qualidade do produto e imagem

A imagem do produto é o primeiro contato com os olhos do cliente, o que pode ajudar a despertar desejo e na tomada de decisão de compra ou não.

Por isso, a apresentação do produto de páscoa através de fotos e vídeos devem ser de qualidade, como uma persiana romana double vision, capaz de impressionar a clientela.

9. Promoção e senso de urgência

O senso de urgência estimula a compra e a páscoa é uma boa ocasião para criar promoções e estimular com frases do tipo “Enquanto durarem os estoques” ou “por tempo limitado” já que é apenas um período curto de comemoração.

Uma promoção especial pode ser o estímulo que faltava para despertar o interesse de alguns consumidores.

10. Vendas online

Comprar pela internet é uma das maiores vantagens do século e uma das preferências dos clientes, portanto, mesmo as empresas que tem loja física, venda online, consegue ter um diferencial e aumento dos lucros, como a compra de uma varanda fechada de vidro.

Considerações finais

Empresas que contam com o faturamento nesse período específico de páscoa podem aumentar seu desempenho de vendas focadas em planejamento e estratégias digitais.

Essa é uma das épocas mais importantes para os comerciantes do setor alimentício. Porém, com uma concorrência acirrada e mudança de comportamento dos clientes, é preciso pensar em como conquistar e atrair o público de maneira eficiente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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