Com o avanço das tecnologias dentro do mercado, há uma série de novas ferramentas que podem qualificar essas relações. Diante disso, o Voice Commerce tem tomado a dianteira quando o assunto é qualificar a experiência de consumo de uma forma geral.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o mercado vive de inovações tecnológicas, o que pode ter uma consequência bastante sólida no mundo comercial, uma vez que ele atua dentro de algumas lógicas importantes.
Desde o início das relações comerciais modernas, há uma série de estratégias e ferramentas que surgem a fim de transformar a experiência do cliente em algo que consiga, de forma bastante ampla, convertê-lo.
Esse é um fator determinante para qualquer crescimento empresarial e, por conta disso, o marketing acabou se tornando um dos pontos mais essenciais para que houvesse um reconhecimento e uma produção de desejo que levaria à compra.
É impossível olhar para o mercado nos dias de hoje sem que haja uma abordagem que consiga dar conta de todos esses elementos e, por conta disso, é preciso que haja uma sustentação a respeito de alguns pontos.
Entender o público, nesse caso, pode ser um fator determinante, uma vez que isso faz com que as empresas tenham uma abordagem que consegue lidar com as mais diversas demandas que vão surgindo.
Isso é muito importante, uma vez que o comportamento do consumidor é um dos elementos centrais para definir qualquer tipo de abordagem estratégica por parte das empresas de uma forma geral.
Para, por exemplo, uma empresa de mudança completa com desmontagem e montagem consiga ter um impacto em seus consumidores, é fundamental entender a respeito do mercado imobiliário.
Isso porque essa percepção garantirá que haja uma visão qualificada a respeito da totalidade de pessoas que estão de mudança, fazendo com que haja uma abordagem mais objetiva.
Se esse público for jovem, por exemplo, é possível pensar em uma orientação mais digital, mas, caso seja mais velha, o telefone ainda pode ser uma opção para o contato.
Comércio digital: um novo rumo
A digitalização dos processos comerciais é, de fato, um dos pontos mais importantes para o mercado nos dias de hoje, uma vez que as empresas e os clientes estão migrando para essa lógica de forma bastante ampla.
Não há mais como pensar em nenhuma estrutura de vendas que não tenha uma possibilidade sólida de migrar de forma definitiva para o mundo digital, o que representa um salto qualitativo nessas relações comerciais.
Por exemplo, quando uma empresa precisa encontrar uma empilhadeira retrátil Toyota, ela só entrará em contato com o fornecedor fora da internet, se ela já o conhecer, caso contrário, é no ambiente digital que ela vai encontrá-lo.
Esses são pontos importantíssimos que, nos dias de hoje, já criaram uma série de possibilidades estratégicas que podem ser utilizadas para que haja um impacto cada vez mais sólido no mercado.
Do marketplace até as plataformas tradicionais de e-commerce, é muito importante que as empresas consigam garantir uma presença sólida para os clientes dentro do mundo digital.
Hábitos de consumo digital e suas mudanças
Já no início da introdução do mundo digital na vida das pessoas, o comércio já era um fator importante para as empresas de uma forma geral, o que foi ganhando cada vez mais peso com o passar dos anos.
No começo, era comum as pessoas terem um certo receio ao comprar algo no mundo digita, mas isso mudou bastante, o que faz com que elas pesquisem quase tudo que elas precisam em um mecanismo de busca.
Esse novo hábito de consumo fez com que as estratégias de marketing mudassem drasticamente, dando origem a uma série de fatores que, até os dias de hoje, precisam ser considerados.
Por exemplo, por conta desse apelo aos mecanismos de busca, é muito comum que uma autopeças que está buscando vender mais bateria de caminhão 150 amperes invista em uma dinâmica de SEO.
Garantir, hoje em dia, uma presença e uma lógica de atração para o público pode ser determinante para o crescimento de qualquer empresa.
Voice Commerce: uma nova tendência
É fato que o mundo digital é muito dinâmico e, por conta disso, uma série de ferramentas vão surgindo de forma bastante rápida na vida das pessoas.
Nesse caso, é importante entender como esses elementos conseguem se integrar ao mundo comercial, também, uma vez que há uma série de novos dispositivos que fazem parte da rotina das pessoas.
Hoje em dia, é muito comum encontrar nas casas ou, até mesmo, em smartphones, algumas funcionalidades de assistente virtual.
Esse recurso caiu nas graças do público e isso tem uma razão bastante objetiva: a comodidade que pode trazer.
É muito comum o acionamento desse tipo de recurso para definir lembretes, também, para efetuar algum tipo de compra.
Por exemplo, uma família que precisa contratar um serviço de cuidador idoso noturno pode utilizar esse recurso para pesquisar algumas opções.
O Voice Commerce é, portanto, uma consequência de consumo dos assistentes de voz e pode representar um salto qualitativo do ponto de vista do comércio de uma forma geral.
Benefícios do Voice Commerce
Diante de todos esses pontos, o Voice Commerce acaba surgindo como uma estratégia bastante inovadora para as empresas, o que precisa ser considerado na hopra de se pensar em uma abordagem nesse sentido.
Por essa razão, seja para vender um item como válvula borboleta 8 polegadas, seja para vender mesmo produtos mais caros, torna-se fundamental saber a respeito de alguns desses benefícios:
- Melhora na experiência;
- Maior destaque da marca;
- Aumento de venda;
- Facilidade para o cliente.
Esses são alguns dos aspectos mais importantes que o Voice Commerce pode trazer, mas que precisam ser considerados, já que o objetivo do comércio é criar novas estratégias que ajudem na qualificação de uma experiência de compra.
Tipos e funcionalidade de assistentes de voz
Hoje em dia, há uma série de empresas que disponibilizam plataformas e, também, dispositivos que trabalham com assistente de voz.
É muito comum pensar em fabricantes que tenham a sua própria personalidade, como se fosse uma assinatura dentro do mercado.
Por esse motivo, é importante entender a respeito de alguns modelos bastante comuns hoje em dia.
Assistente de busca
Essa assistente, normalmente, está orientada dentro de uma plataforma de busca, o que faz com que haja uma precisão dentro desse mercado.
Por exemplo, ao pesquisar por laudo NR 24 em uma assistente dentro de um smartphone, é possível que alguns resultados no mecanismo de busca sejam percebidos.
Assistente por dispositivos
Há, no mercado, hoje em dia, uma série de dispositivos que trabalham com a ideia de uma assitente de voz, reduzindo, inclusive, a necessidade de botões na hora de configurá-los.
Normalmente, esses dispositivos se integram ao cotidiano das pessoas com algumas funcionalidades que podem ser essenciais:
- Agenda;
- Lembretes;
- Listas;
- Comandos para reprodução de mídia;
- Compra pelo Voice Commerce.
Todos esses recursos fazem com que esses dispositivos acabem se integrando de forma quase que definitiva na vida das pessoas.
Tendências do Voice Commerce
O Voice Commerce por si só já é uma tendência que está em ascensão, mas, além disso, ele consegue trazer novos olhares para o mercado de uma forma geral.
Isso porque, assim como os mecanismos de busca facilitou na hora de um cliente encontrar um rack servidor refrigerado perfeito para o seu uso, esse tipo de ferramenta pode criar novos horizontes de facilidades.
Por essa razão, é preciso ficar de olho nas dinâmicas que esse tipo de recurso pode trazer de forma definitiva.
Apelo ao SEO
Por conta de, muitas vezes, ele se basear em resultado de mecanismos de busca, esse é um formato que pode fazer com que as empresas invistam mais nesse tipo de recurso, elevando a capacidade de haver bons resultados.
Personalização
A internet é, de fato, um ambiente que consegue fazer da personalização um de seus pontos centrais e, por conta disso, é importante entender que o Voice Commerce é mais uma ferramenta para criar esse tipo de proximidade.
Por conta de seu contato aproximado, é possível que as pessoas se sintam mais íntimas na hora de buscar alguma coisa-através desses dispositivos, o que pode fazer com que o seu comportamento traga soluções cada vez mais precisas.
Elevação da eficiência
Como essa é uma tendência ainda, não há como pensar que essas estruturas disponíveis vão se manter sem nenhum tipo de melhoria, o que aponta para uma orientação cada vez mais eficiente.
Ou seja, quando um cliente pesquisar por um anel trava rolamento, a partir de uma série de autorizações, será possível fazer a compra de forma cada vez mais descomplicada.
Considerações finais
Com o passar dos anos, o mundo comercial passou a ter uma série de influências importantes em relação a algumas orientações.
Nesse caso, o mundo digital foi definidor para algumas estratégias, o que ajudou a originar outros padrões de comportamento.
O Voice Commerce é uma dessas tendências que, via de regra, pode manter certas sustentações que são essenciais dentro do mercado.
A partir de comandos feitos por assistentes de voz, torna-se mais simples o contato das pessoas com os comércios digitais.
Por essa razão, é preciso entender de uma vez por todas a respeito dessa tendência, uma vez que ela está se consolidando.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.