Tendências do Marketing Digital: como as novas estratégias ajudam o sucesso da marca?

Para destacar uma marca hoje em dia, é necessário investir nas estratégias de marketing digital. Ele é formado por uma série de ações e tendências que aproximam o negócio de seu público e divulgam os produtos e serviços.

Mas antes de saber quais são essas ações e tendências, primeiro é necessário compreender o conceito de marketing digital.

Os consumidores estão conectados o tempo todo, e é na internet que realizam uma série de ações, como pesquisar produtos e serviços, comparar preços, ler a opinião de outros clientes, esclarecer dúvidas com a empresa, entre outras.

O marketing digital reúne diversas ações trabalhadas na internet para divulgar a marca, seus produtos e serviços, além de atender todas as demandas dos usuários. Também consegue esclarecer suas dúvidas e melhorar o atendimento ao cliente.

Isso é feito por meio de várias plataformas, e negócios dos mais variados portes e segmentos podem investir nessas ações, mas, antes, precisam conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai explicar as principais tendências do marketing digital, mostrar algumas outras que também podem ser usadas, como essas ações contribuem com o sucesso da marca, os benefícios de conteúdo personalizado e o papel da automação.

Marketing digital e suas tendências

O marketing digital acompanha a tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor, por isso, novas tendências surgem continuamente e entre as principais estão:

  • Conteúdo em vídeo;
  • Marketing responsivo;
  • Microinfluenciadores;
  • Marketing de podcast.

Os vídeos curtos estão em alta, pois as pessoas dispõem de 7 a 10 minutos por dia para assistir esse tipo de material, então, uma clínica de exame admissional precisa incluí-lo em seu planejamento.

O crescimento dos conteúdos em vídeo não é admirável porque a internet é um espaço dinâmico e os materiais audiovisuais oferecem praticidade e entretenimento.

As organizações também precisam investir em design responsivo para criar o site, visto que as pessoas utilizam os dispositivos móveis para acessar a internet. Com isso, surgiu uma preocupação crescente com o design responsivo.

Só que mais do que um design ou layout na página em si, é necessário pensar na maneira como o texto é oferecido. Ele precisa estar sempre visível, bem hierarquizado e permitir que o usuário identifique as informações de qualquer dispositivo.

Outra estratégia muito em alta atualmente são os microinfluenciadores, pois eles possuem uma identificação e um engajamento muito maiores com seu público do que os mega influenciadores.

O grande segredo de trabalhar com eles é o fato de que o consumidor gosta de estar perto de pessoas verdadeiras e sinceras. Indivíduos que vivenciam o dia a dia, que são populares na internet, mas que não são intocáveis como as celebridades.

Por fim, outra grande tendência é que uma empresa de serviços de paisagismo e jardinagem pode trabalhar com o podcast. Ele ajuda a alcançar novos públicos e se mostra como um conteúdo fácil de ser consumido.

O consumidor pode ouvir o podcast enquanto realiza outras tarefas do dia a dia, por isso, a estratégia consegue inserir a marca no cotidiano dos usuários com mais facilidade.

Outras tendências do marketing digital

Existem várias outras tendências de marketing digital que podem ser trabalhadas pelas empresas, como no caso dos eventos híbridos que aumentam o alcance do conteúdo e ajudam a criar networking.

Esse tipo de evento é muito interessante para os consumidores porque eles podem participar de duas maneiras diferentes, sendo presencial ou online. Para a organização, é uma opção vantajosa porque pode expandir seu alcance.

Dentro da produção de vídeos, outra possibilidade muito vantajosa são os webinars focados em conteúdo educativo. Eles são vantajosos porque as pessoas querem consumir cada vez mais vídeos e trazem sensação de urgência para o evento.

Uma empresa de instalação de GNV em carro automático pode trazer convidados com visões diferentes, acelerar conversões e gerar ainda mais conteúdo para o canal no YouTube.

Por fim, outra grande tendência do marketing digital é estabelecer uma comunicação simples e rápida, considerando o fato de que as pessoas estão acostumadas a consumir vídeos curtos e stories no Instagram.

Marketing e o seu papel no sucesso da marca

As estratégias de marketing digital contribuem para o sucesso das marcas, e isso acontece porque as ações conseguem gerar valor por meio da diferenciação dos concorrentes.

Com um bom planejamento, a mensagem fica muito mais clara e o público sabe exatamente o que esperar ao comprar um produto ou serviço. Consequentemente, a organização vai se fortalecer em meio aos concorrentes.

Outro objetivo dessas ações é atrair o público para a organização, uma vez que o mercado compreende a companhia e sabe o que pode encontrar nela.

Para uma autoescola especializada em aulas para perder o medo de dirigir, é uma forma de conseguir valorização superior ao valor investido para construir uma estratégia de marketing.

Como resultado, produtos semelhantes terão posicionamentos opostos e com isso vão atrair públicos diferentes. Também vão criar experiências para essas pessoas, levando em conta a mensagem que querem transmitir.

Pontos positivos de criar conteúdo customizado

Investir em conteúdos personalizados também traz muitos benefícios para as estratégias de marketing digital. Se a empresa quiser garantir que sua estratégia de marketing seja mais eficiente, deve-se atentar a personalização de conteúdo.

Isso é fundamental para o funcionamento do planejamento, uma vez que a personalização consegue destrinchar o perfil da pessoa que consome com a empresa.

O recurso ajuda a entender quais são as preferências, desejos, ambições, profissão, hobbies, entre outros aspectos que ajudam a conhecer o cliente profundamente.

Em outras palavras, a base para o funcionamento do marketing é conhecer com quem a empresa quer falar, caso contrário, vai direcionar seus esforços para pessoas que não têm o mínimo interesse em seus produtos e serviços.

Assim como uma organização de injeção de plásticos empresas precisa impactar tomadores de decisão que atuam em negócios do setor, uma churrascaria não pode criar campanhas para veganos.

A assertividade é essencial e a marca pode alcançá-la por meio de conteúdos personalizados. Por trás deve haver uma estratégia bem montada, pois assim a personalização vai impactar o negócio e trazer muitos benefícios.

Ela consegue aumentar as vendas, fidelizar clientes, segmentar melhor o público-alvo e ainda prospectar leads.

Automação e os seus impactos no marketing

A automação de marketing é uma estratégia que se baseia no uso de certas ferramentas que automatizam tarefas repetitivas para melhorar o desempenho das ações e o retorno sobre os investimentos.

É uma ação que influencia positivamente o sucesso das marcas por diversas razões. Uma delas é captar leads, tendo em vista que converter leads é um processo fundamental e precisa ser feito corretamente.

Com a automação, um fornecedor de ferragem para obras consegue segmentar o público para que seus resultados sejam qualitativos e assertivos.

Inclusive, a assertividade é outro benefício, pois a partir do momento em que a organização identifica o público, consegue trabalhar com ações específicas e aumenta a probabilidade de atingir as pessoas certas.

As ações não serão generalizadas e os resultados serão muito maiores, além disso, depois que a corporação converter o visitante em potencial cliente, terá mais facilidade para obter informações valiosas.

Isso é essencial para compreender as buscas que essas pessoas fazem e com isso investir em estratégias efetivas.

Para um fabricante de tela expandida de aço, a automação também é uma forma de reduzir o tempo de conversão, pois todo o processo que era feito manualmente pelos profissionais, se torna muito mais ágil e efetivo.

Naturalmente, essas melhorias geram impactos no momento de conversão quando o potencial cliente sente que precisa atender uma necessidade ou resolver um problema.

Após identificar essa questão, ele já começa a considerar as soluções, e integra o funil de vendas da marca. Se a empresa souber em qual etapa seu potencial cliente se encontra, consegue nutri-lo para avançar aos próximos estágios.

Outro impacto da automação é que ela ajuda a gerenciar as campanhas, mesmo porque, para entender todo o processo anterior, é indispensável acompanhar os detalhes da campanha.

Uma empresa de atendimento personalizado para idosos precisa entender se o desempenho está sendo positivo para assim saber se suas ações realmente foram bem planejadas ou se é necessário fazer algum tipo de alteração.

Considerações finais

As estratégias de marketing, suas tendências, bem como as ferramentas de automação ajudam as organizações a alcançarem seus objetivos e a estabelecerem uma comunicação próxima com os consumidores.

Ter um bom planejamento e estar por dentro das novidades do setor melhora o relacionamento com o cliente, torna as estratégias mais eficientes e ajuda a companhia a manter o foco em seus objetivos.

Tudo isso vai fazer com que o negócio consiga se destacar em meio aos concorrentes e mostrar para os consumidores que oferece a melhor opção em produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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