Tecnologia no Marketing: quais as inovações que estão revolucionando a área?

A tecnologia mudou muitas coisas na sociedade, desde a maneira como as pessoas se comunicam até a forma como compram ou pagam suas contas. As empresas também mudaram muitos processos internos e o marketing passou por transformações.

Ao longo dos anos, os recursos tecnológicos evoluíram tão rapidamente que pessoas que nasceram ainda na era do rádio, puderam acompanhar a era da internet. Mas tudo o que existe hoje, é apenas o começo de muita evolução que está por vir.

As pessoas estão vendo muitos avanços em inovação tecnológica, principalmente com o surgimento de hardwares e softwares que estão impactando a sociedade e a realidade como um todo, o que inclui as empresas.

Recursos como inteligência artificial, computação em nuvem, análise de dados, entre outros, formam uma estrutura que consegue transformar muitas coisas e que está revolucionando o futuro do planeta.

Mas voltando a atenção para as organizações e suas estratégias de marketing, esse setor também pode contar e muito com a tecnologia.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar as principais inovações no marketing, como é o uso da inteligência artificial, os benefícios da análise de dados, os impactos da automação de processos e como é o uso da realidade aumentada.

Principais inovações tecnológicas

Entre as principais inovações tecnológicas que estão revolucionando o marketing e suas estratégias estão:

  • Comando de voz;
  • Chatbot;
  • Sistemas de automação;
  • Big Data.

O comando de voz consiste em trabalhar as pesquisas por voz feitas pelos usuários, por meio de dispositivos móveis. A organização precisa acompanhar as tendências de tecnologia e adaptar seu site e suas páginas para esse tipo de pesquisa.

O chatbot de relacionamento é muito usado pelas organizações para melhorar o atendimento ao cliente, por meio de robôs programados para atender o público e responder suas dúvidas.

Uma empresa de consultoria de treinamento e desenvolvimento também pode usar sistemas de automação, como no caso do CRM, para melhorar o relacionamento com o cliente e automatizar o contato com o público.

Por fim, com o big data, a companhia consegue coletar, organizar e planejar dados de clientes, e as informações mais relevantes que podem ser coletadas são nome, idade, gênero, e-mail, profissão, entre outras.

IAs e o seu uso

A inteligência artificial se tornou uma ferramenta essencial para o marketing digital e traz muitas vantagens para as organizações. As marcas podem atuar de maneira estratégica e eficiente para tornar suas campanhas mais assertivas.

Uma das formas de usar o recurso é definir o público-alvo, usando para isso análise de dados e informações de consumo e comportamento. Consequentemente, fica mais fácil criar campanhas efetivas e atingir pessoas que podem ser convertidas.

Uma loja de bolinho de presunto e queijo também consegue personalizar o conteúdo, criando anúncios personalizados, considerando as influências e o histórico de navegação do consumidor.

Essa estratégia é muito útil porque aumenta as chances de conversão e fidelização, uma vez que o material será mais relevante e adequado às necessidades das empresas.

A inteligência artificial também pode ser utilizada na automação de processos de marketing, como geração de relatórios, análise de desempenho das campanhas, análise de dados, entre outros.

Com isso, os profissionais de marketing podem voltar sua atenção para o planejamento e desenvolvimento de estratégias.

A tecnologia também pode ser usada para otimizar os anúncios em tempo real, considerando a reação dos usuários. Assim, a companhia ajusta a exibição e o conteúdo para aumentar as chances de conversão.

Pontos positivos de analisar dados

As empresas precisam investir em análise de dados avançada no contexto de marketing porque o processo traz muitos benefícios.

As informações contam com mais visibilidade quando ocorre a tomada de decisão na companhia, e ela pode inserir o conceito nos processos de trabalho e a partir disso desenvolver projetos mais confiáveis, bem como reduzir as margens de e.

Uma empresa de caçamba de entulho pode desenvolver projetos que vão captar informações dos clientes atuais e de potenciais clientes.

Além disso, o modelo antigo de agenda de contatos ficou muito mais completo e com informações sobre o comportamento dos clientes.

Os dados são alicerçados, como no caso de informações numéricas, áudios e vídeos e não se perdem mais como acontecia antigamente. A organização consegue compreendê-los e traduzi-los para alimentar a base de informações e melhorar a análise.

Também é uma forma de automatizar processos de coleta e tratamento de informações, aprimorar a comunicação interna e melhorar a experiência do cliente.

Impactos da automação de processos

A automação de processos também está impactando nas atividades de marketing, visto que permite o uso de uma plataforma digital que ajuda a comercializar os produtos de maneira mais eficiente.

Se uma escola de berçário de 0 a 1 ano não tiver mais que lidar com tarefas repetitivas relacionadas ao marketing, consegue ser mais produtiva em outros aspectos e trabalhar diretamente com os clientes.

Mas a automação precisa de informações de qualidade, por isso, toda vez que alguém assina a lista ou compra alguma coisa da loja, o sistema consegue coletar dados valiosos.

Dependendo da ferramenta usada, os dados dos contatos podem ser centralizados em um único lugar, trazendo uma visão holística sobre o público. É uma forma de obter detalhamento visual de várias informações relevantes para a corporação.

Uma das possibilidades é saber onde os contatos estão localizados, mas a marca também pode saber com que frequência as pessoas interagem com os e-mails enviados e outras percepções fundamentais para o marketing.

Elas podem ser transformadas em um tipo de mapa que vai orientar os clientes em relação às decisões e ações em diversos pontos de interação.

Uma empresa de encadernação de livros fiscais pode usar os cookies de navegador para rastrear o comportamento das pessoas no site, registrar todas as páginas que elas visitaram, o que compraram e o que fizeram.

A marca vai enviar algumas informações para o sistema, como o tipo de mensagem que deseja mandar para os clientes e quais etiquetas vai adicionar ou remover de determinado contato.

Também pode escolher em quais segmentos dos contatos quer manter o foco e em quais circunstâncias a automação deve ser ativada.

Se tudo estiver dentro do planejado, alguns sistemas podem interagir com os contatos quando existe uma probabilidade maior de fazer a conversão.

O uso da realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que está sendo aplicada por muitas empresas para proporcionar experiências inovadoras aos consumidores.

O design de um produto precisa ser pensado para atender às necessidades do público, caso contrário, a organização pode oferecer uma solução que desempenha vários papéis, mas que é difícil de usar.

A interação proporcionada por um fabricante de câmbio AL4 Peugeot 208 precisa ser funcional e considerar vários elementos como as pessoas em si, o ambiente físico e o contexto do uso. Isso evita interações invasivas ou constrangedoras.

Para que a experiência de uso seja realmente boa, a marca deve focar em diversão e descontração, indo muito além de algo funcional ou agradável de usar. Isso vai fazer com que o consumidor volte mais vezes porque teve uma experiência prazerosa.

A realidade aumentada no processo de compra também ajuda a transformar a experiência para melhor, trazendo de volta a sensação agradável de comprar, visto que existe uma experiência enriquecedora em toda a jornada.

Uma escola de coreografia dança dos noivos também não pode se esquecer de que a segurança do consumidor é elemento fundamental, principalmente em relação às informações pessoais e de compra.

Quando se trata de vendas pela internet, esse fator se torna ainda mais primordial, e desde 2020, muitas pessoas ainda estão se familiarizando com essa nova modalidade de compra e precisam se sentir seguras.

Algumas organizações enxergam nisso uma possibilidade de se aproximar ainda mais do público, principalmente aquelas que entendem que de nada adianta ter presença virtual se não puder oferecer segurança e transparência na interação.

Por meio da realidade aumentada, um fabricante de rufo de aço galvanizado consegue oferecer uma excelente experiência de compra.

Em seu site, o usuário pode visualizar os produtos, comparar detalhes entre eles, medidas, de que maneira pode se relacionar com o projeto, entre outras informações que garantem uma compra consciente e com menos custos de logística reversa.

Considerações finais

Quando se fala em marketing digital, automaticamente os profissionais pensam em recursos tecnológicos que ajudam a melhorar as estratégias e a experiência do consumidor.

São ações realizadas nos canais digitais, por isso elas podem e devem contar com recursos tecnológicos que vão ajudar a implementá-las e a alcançar bons resultados.

A empresa só precisa escolher as tecnologias compatíveis com suas necessidades e realidade para elaborar o planejamento de marketing e se conectar com o público-alvo do jeito certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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