As novidades tecnológicas que foram surgindo no mercado, acabou fazendo com que muitas etapas ganhassem um toque de automatização e pontos artificiais, contudo, o consumidor passou a valorizar também conteúdo humanizado em meio às novidades.  

Com isso, as equipes de marketing acabam recebendo o desafio de como transformar seus conteúdos em algo mais humanizado, para que ainda consiga atrair o consumidor da mesma forma que era feito anteriormente. 

Os conteúdos humanizados é um formato que acaba estando ligada a realidade do público-alvo da empresa, até mesmo sobre os seus interesses, emoções ou então as necessidades em torno de algo que busca.

Por exemplo, um conteúdo humanizado sobre adestramento de aves pode fazer com que o indivíduo tenha seus desejos despertados, e com isso, decida contratar o serviço. 

O principal ponto dos conteúdos deste modelo são o conceito de human experience ou experiência humana, sendo que o cliente acaba sendo o centro das estratégias que a empresa cria para atraí-los. 

Com conceitos voltados para criar relacionamentos com a marca, de preferência a longo prazo, os conteúdos humanizados acabam abordando o que envolve sentimentos, procurando se relacionar de uma forma mais profunda.

Isso porque os consumidores que sentem que a empresa deseja somente o ato de compra e venda de modo superficial, pode acabar afastando-os ao invés de aproximá-los ainda mais. 

Por isso, a centralização de conteúdos que podem até mesmo “conversar” com os consumidores, de modo que estes entendam e sintam que podem se conectar com o que a empresa oferece, se tornam mais valorizados dentro do mercado.

Por que é importante humanizar?

Criar conteúdos é algo que está sendo cada vez mais importante no mercado, afinal, por meio deles, uma confeiteira que fabrica mini pão de mel para casamento pode obter mais clientes, mais lucros e também, um maior reconhecimento. 

Os conteúdos que são criados de forma humanizada acabam se fortalecendo ainda mais no mercado, devido a sua capacidade de se conectar com as pessoas e iniciar um relacionamento que os consumidores têm com a marca. 

Por isso, quanto mais o conteúdo puder se conectar, melhor será para a empresa se destacar entre os demais que podem fazer algo genérico e também, superficiais, não demonstrando que o consumidor é um ponto importante dentro de um processo. 

E que principalmente suas emoções devam ser levadas em conta. Por isso, a importância de um conteúdo humanizado é importante não somente para a empresa, como também para o consumidor. 

Em meio às transformações digitais que ocorrem na sociedade, a humanização na indústria acaba sendo o que pode fazer a diferença de um empreendimento para o outro, de modo que essa diferença, seja as formas com que o cliente se relacionar. 

Por isso, os conteúdos que são criados desta forma, podem engajar o público que sabe que, a empresa irá entregar o que eles esperam e com isso, aumenta as chances de compartilhamento com amigos e familiares devido a essa confiança. 

Portanto, a humanização pode fazer com que, mesmo pequenos empreendimentos de amortecedor para carretinha reboque, possam se destacar de uma forma positiva dentro do seu segmento mercadológico. 

As vantagens de fazer conteúdos humanizados

Dentro do mercado, a competição e as buscas por melhores estratégias para que uma empresa acabe ganhando destaque em relação a concorrência pode ser capaz de movimentar o nicho, por isso, criar conteúdos humanizados pode garantir:

  • Maior retenção de clientes;
  • presença digital;
  • Personalização sobre o que a empresa oferece;
  • Diferencial em relação ao mercado. 

Portanto, para um empreendimento de transporte de equipamentos pesados planeja usar conteúdos humanizados para não somente atrair consumidores, como também se destacar no mercado, acabará encontrando boas vantagens. 

Como humanizar

Se uma empresa está pensando em humanizar seus conteúdos, é importante que algumas empresas busquem dicas para se iniciar um bom planejamento, de modo que, possam ter bons resultados dentro do que está como objetivo e meta.

01. Conhecer o público

Para que uma empresa crie conteúdos que sejam humanizados e voltados para os seus consumidores, é importante que a empresa tenha conhecimento dos seus clientes para saber quais são as melhores estratégias para cada situação. 

Isso porque a persona de uma empresa de tubulação para coifas é diferente da persona de uma loja de roupas, por isso, fazer entrevistas, questionários ou outras estratégias que podem compreender ainda mais o consumidor podem colaborar. 

As personas que forem sendo criadas, devem ter ser feitas a partir de dados reais, para que não haja uma invenção que possa atrapalhar as estratégias de marketing do empreendimento. 

02. Linguagem próxima

Fazer conteúdos com uma linguagem próxima ao que o público-alvo consegue compreender, ou até mesmo falar no seu cotidiano dependendo do empreendimento, pode fazer com que a relação entre a empresa e seus consumidores seja ainda melhor. 

Tanto expressões, como o tom da voz e até mesmo alguns gestos dentro de estratégias mais audiovisuais podem contribuir para aproximar o consumidor da empresa em meio ao conteúdo humanizado. 

Essa linguagem deve ser confortável para o público, e alguns empreendimentos apostam no formato de conversa informal, como se o diálogo que deseja passar aos seus consumidores fosse de um amigo. 

Por isso, é importante que durante o planejamento, a linguagem seja um dos pontos que se ganha um destaque. 

03. Compartilhar os valores e bastidores

Os valores das empresas podem contribuir com um conteúdo humanizado, especialmente porque cada vez mais os clientes buscam marcas que se posicionam em relação às causas ou então, os compromissos, muitas vezes de âmbito social.

Esses valores são muito importantes em conteúdos humanizados, assim como, criar algo que demonstre como é os bastidores da empresa, na fabricação dos seus produtos ou na execução dos serviços, mostrando que, por trás de tudo, há uma importância humana. 

Por isso, uma gravação da fabricação de caixa de pizza quadrada personalizada, por exemplo, pode trazer esse olhar mais humano do consumidor que a empresa busca transmitir. 

04. Empatia

A empatia é um ponto muito importante dentro de estratégias de conteúdo humanizado, porque são por elas que ocorrem o fator da sensibilidade, e com isso, demonstra um pouco mais de calor humano. 

Essa empatia pode fazer com que os clientes acabem também sentindo as emoções que a empresa deseja e depois, acaba tornando o processo de fidelização e identificação ainda mais fortes. 

05. Slow content e storytelling

Conteúdos humanizados sobre mini elevador residencial acabam tendo a qualidade como uma prioridade, o que resulta em formas mais lentas para serem produzidos em comparação aos outros conteúdos mais superficiais.

A conexão emocional acaba fazendo com que, ao serem desenvolvidos, muitas vezes os conteúdos devem passar por testes para se ter o seu objetivo atendido, que é mexer com as emoções que o cliente tem, o que acaba levando até mesmo meses para finalizar. 

Um conteúdo no formato slow, também pode fazer com que suas estratégias acabem atingindo melhor os algoritmos ao incluírem outras estratégias do marketing, como o SEO e os conteúdos nas redes sociais, local que vem ganhando mais espaço dentro do mercado.

Alguns empreendimentos optam pela humanização por meio do storytelling. Contar e criar histórias que acabam envolvendo os consumidores podem fazer com que, as narrativas despertem emoções e o interesse de continuar acompanhando. 

Existem empresas que o foco do storytelling não seja o produto ou o serviço em si, mas sim, a mensagem que desejam transmitir por meio dele, muitas vezes deixando o que vendem de segundo plano ou para o desfecho da trama. 

A essência do storytelling é mexer cada vez mais com as emoções dos consumidores, por isso, acabam sendo uma das primeiras opções para servirem como conteúdo humanizado, de forma que, a criatividade a ser trabalhada neste formato é ainda mais ampla.   

Considerações finais 

Portanto, os conteúdos humanizados estão cada vez mais sendo procurados dentro do mercado, o que acaba desafiando as empresas a sempre buscarem melhores formas para não somente conquistar os clientes, como também, fidelizá-los. 

Essas estratégias de humanização acabam gerando um maior valor a empresa, devido a notoriedade que se tem de que, não estão somente preocupados em vender, como também, em cativar e fazer o cliente se sentir parte de um processo. 

Seja para um corrimão de ferro para escada interna ou sobre as melhores roupas para pets, um conteúdo humanizado pode fazer com que sua personalização se destaque dos demais empreendimentos dentro do mesmo nicho mercadológico. 

Sendo assim, ao se criar um conteúdo humanizado, uma empresa não somente fideliza os clientes como também, atrai um foco para o seu negócio, de modo que possa se tornar uma referência dentro do mercado.    

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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