A automação de marketing é um assunto muito comentado na atualidade por conta de todos os seus benefícios, vantagens e facilidades que traz para as empresas. Mas uma das estratégias mais importantes de automatizar é o e-mail.
Hoje em dia, as organizações precisam se comunicar com as pessoas por meio das plataformas digitais, principalmente no caso das lojas virtuais. Elas fazem isso pelo site, pelas redes sociais e pelo e-mail.
Mas enviar mensagens manualmente para todas essas pessoas, considerando a sua etapa no funil de vendas e sua situação com a empresa é impossível e pode levar o negócio a cometer muitos erros.
É justamente aqui que entra a importância de investir em uma boa estratégia de e-mail marketing, além de automatizar esse processo. Com as ferramentas de automação, tudo fica muito mais rápido e potencializa os resultados.
Mas é fundamental que o gestor compreenda plenamente o funcionamento da automação de e-mail para que possa extrair todo o seu potencial, e este artigo tem o propósito de esclarecer as principais informações sobre o assunto.
Ele vai mostrar os benefícios da automação de e-mail marketing, como fazer automação de e-mail e como investir nesse processo do jeito certo.
Principais benefícios da automação de e-mail
Automação de e-mail marketing nada mais é do que o uso de tecnologia a favor desta estratégia, tendo como objetivo interagir com os contatos e acompanhar os resultados. Por isso, também traz diversos benefícios, como:
- Facilidade na nutrição de leads;
- Pré-venda eficiente;
- Melhora no atendimento ao cliente;
- Auxílio na coletar dados;
- Possibilidade de comunicação personalizada;
- Desenvolve uma venda mais eficiente.
Se uma empresa especializada em reforma comercial na Zona Norte ainda possui leads que não tomaram uma decisão, mas que sabem que possuem um problema, precisam de muita atenção.
Esses são os consumidores que estão no momento ideal da compra e a marca precisa estabelecer um relacionamento com eles, assim, quando finalmente estiverem prontos para comprar, vão se lembrar dela.
A automação de marketing melhora muito o relacionamento com os potenciais clientes, e por meio das estratégias de nutrição, incentiva positivamente a compra.
Automatizar os e-mails no processo de pré-venda é a melhor forma de enviar informações relacionadas aos produtos e promoções. Isso faz com que essa etapa se torne muito mais eficiente e de qualidade, gerando leads qualificados.
Não se pode negar que essa automação também melhora muito o atendimento ao cliente, uma vez que automatiza o processo de interação.
Usando ferramentas conversacionais, como o WhatsApp, chatbot e SMS, fica muito mais fácil oferecer atendimento eficiente e rápido em diferentes canais.
O e-mail também é uma excelente maneira de coletar dados dos consumidores e as ferramentas de automação oferecem relatórios com informações valiosas sobre essas pessoas que ajudam a melhorar as estratégias.
Uma loja de bomba pressurizadora residencial consegue segmentar seus potenciais clientes para enviar as mensagens, adotando uma comunicação adequada com cada um.
Isso permite adotar as estratégias corretamente e enviar informações personalizadas, correspondendo aos interesses desses contatos, consequentemente, a companhia fortalece seu relacionamento com as pessoas.
Por fim, a automação de marketing também é ótima para tornar a venda mais eficiente. Os vendedores vão receber contatos qualificados e que já passaram pelas primeiras etapas do funil, o que ajuda a quebrar objeções e persuadir.
Formas de fazer automação de e-mail marketing
Para automatizar a estratégia de e-mail marketing da empresa, é necessário seguir algumas práticas importantes. São elas:
Conhecer o público do negócio
Primeiro a organização precisa saber quem são os potenciais clientes que pretende atingir com sua estratégia de comunicação e com isso definir sua persona.
A persona, por sua vez, é um personagem semi fictício e que representa as principais características de um cliente ideal, reunindo dados como idade, escolaridade, estado civil, gênero, profissão, necessidades, problemas, entre outros.
Com base nesses dados, uma empresa de limpeza de vidros Santo André consegue definir de que maneira vai se comunicar com o público primeiro, o tipo de linguagem que vai usar, entre outras questões.
Organizar os contatos
É muito importante separar a lista de contatos de acordo com o tipo de lead com quem a empresa vai estabelecer uma comunicação. Uma dica é criar uma base de e-mail com as respectivas comunicações, considerando a etapa do funil em que o cliente se encontra.
Outra opção de segmentação é pegar os potenciais clientes interessados em um produto e enviar sugestões com produtos complementares.
Preparar os envios
É nessa etapa que a organização vai criar a mensagem do e-mail, considerando a lista de segmentação que criou anteriormente.
É importante lembrar que o propósito deste envio é preparar e mandar o lead para a próxima etapa do funil de vendas.
Com base nisso, uma loja de empilhadeira usada precisa criar títulos de e-mail relevantes e chamadas para ação (CTA) que oferecem uma vantagem para o cliente.
Criar as automações
Nessa etapa, a organização vai definir o fluxo de automação e é possível configurar quanto tempo após baixar o material o potencial cliente vai receber uma nova mensagem.
A companhia também pode determinar os objetivos do CTA, por exemplo, se ele clicar em “quero comprar o produto”, a organização precisa definir se quer enviar o potencial cliente para o site ou para um atendimento online com o vendedor.
São essas e outras questões que o negócio vai trabalhar para montar uma estratégia de automação bem eficiente.
Monitorar o desempenho da campanha
Depois de ativar o fluxo de automação, é o momento de analisar o resultado dos disparos, acompanhando a taxa de abertura, conversão, cliques e rejeição de e-mail.
Um fabricante de troféu personalizado São Paulo também precisa saber a quantidade de leads que estão evoluindo no funil de vendas, toda vez que uma mensagem é disparada.
Ao ter essas informações, fica muito mais fácil fazer alguns ajustes de rota se por um acaso a estratégia não estiver de acordo com aquilo que foi planejado.
Como investir na automação de e-mail marketing?
Depois de saber como fazer automação de e-mail, chegou o momento de descobrir como investir nessa estratégia. A primeira coisa que a marca deve fazer é um planejamento, algo essencial para qualquer ação empresarial.
Justamente por isso esse é o primeiro passo para começar a investir em automação de e-mail, mas para que essa etapa seja eficiente, é necessário conversar com os clientes para compreender suas necessidades.
Também é muito importante criar formulários para pedir a opinião dos leads e apresentar dados coletados nessas interações para validar a equipe de vendas.
Além do mais, uma empresa de fechamento para varanda também pode pedir informações úteis para a equipe de suporte e atendimento.
Ao ter todas essas informações em mãos, já fica mais fácil planejar uma boa estratégia de envio de e-mail porque a marca consegue identificar de que maneira seu produto ou serviço ajuda os consumidores a resolverem seus problemas.
Mas depois do planejamento, chegou o momento de investir em boas práticas para que a estratégia seja bem-sucedida, visto que de nada adianta planejar tudo se as ações não são boas o suficiente.
A companhia precisa conhecer boas práticas adotadas no disparo de e-mail e utilizá-las dentro do negócio. Algumas dicas em relação a isso é identificar o melhor tipo de e-mail para nutrição de leads.
Uma empresa especializada em corte de acrílico laser também pode saber qual é a quantidade ideal de e-mails que precisa enviar para cada contato e usar a quantidade de palavras mais adequada nas mensagens.
Outro ponto fundamental é ver qual é o momento certo de ofertar os produtos e serviços, além de usar a quantidade correta de materiais oferecidos por e-mail disparado.
Mas antes de achar que a tarefa está completa, é fundamental monitorar os resultados. Na verdade, em uma estratégia empresarial, independentemente de qual seja, a organização precisa definir métricas de acompanhamento.
Qualquer negócio que não faça isso está cometendo um erro que pode atrapalhar suas ações e prejudicar a construção de sua imagem no mercado.
Quando uma pessoa pesquisa algum produto ou serviço, por exemplo, preço de aluguel de caçamba de lixo, além de conseguir um bom preço também quer fazer negócio com uma organização de confiança.
O e-mail é um canal de comunicação e ajuda a estabelecer essa confiança, por isso, a marca não pode deixar de medir os resultados dos envios, pois só assim para descobrir quais pontos precisam ser melhorados e o tipo de mensagem que deve ser evitada.
Considerações finais
O e-mail marketing é uma estratégia muito importante para qualquer tipo de empresa, mas por meio das ferramentas de automação, tornou-se um processo muito mais simples de implementar.
Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil adotar essa estratégia para o negócio e aproveitar todos os seus benefícios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.