Share of Voice (SOV) é uma medida do desempenho da marca no mercado, em comparação com os concorrentes. Ela é calculada dividindo o número de vezes que uma marca é mencionada com o número total de menções para todas as marcas.

Por exemplo, se uma marca foi mencionada 10 vezes e existem 100 outras marcas, o Share Of Voice dela é de 10% de vistorias cautelares na internet.

Sendo assim, essa métrica é usada para medir a frequência com que uma marca é mencionada em público, na mídia social e nas notícias, o que determina o nível de engajamento na marca. Quanto maior a porcentagem, melhor será a visibilidade.

O que é Share of Voice

O Share of Voice é o número de vezes que uma marca foi mencionada no contexto de uma consulta de busca, dividido pelo número de vezes que todas as marcas nessa categoria de busca foram mencionadas.

É uma métrica que é usada para determinar o quão visível uma marca é. Compartilhar o SOV é muito importante para que estratégias de marketing possam analisar o desempenho do trabalho.

Ela é influenciada por conversas de mídia social e mídia tradicional. Para facilitar esse processo, há uma variedade de ferramentas para simplificar o trabalho dos profissionais de marketing.

Como o Share of Voice funciona

A publicidade nas mídias sociais está se tornando cada vez mais popular. Por isso, é muito importante monitorar as menções que são feitas à marca para quantificar e qualificar como são feitas essas menções.

Para conseguir essas métricas, os profissionais de marketing utilizam diversas maneiras para segmentar as menções para encontrar o perfil ideal da marca para encontrar novos clientes para atingir os objetivos comerciais.  

Por exemplo, há profissionais que decidem focar em demografia, como há também aqueles que preferem focar em renda ou idade, o que varia de produto para produto.

Se uma empresa quiser vender mini porta pallet 3 metros, por exemplo, é necessário pensar nas principais segmentações para chegar até o público-alvo da campanha.

Esta é uma nova forma de pensar sobre o marketing de mídia social que tem sido bem sucedida para muitas empresas diferentes em todo o mundo.

O que pode ser avaliado com o SOV

Como mostrado anteriormente, a SOV é a porcentagem de todas as conversas em uma determinada categoria que mencionam uma marca específica. É uma forma de medir a voz total de uma marca em comparação com a concorrência.

Em outras palavras, é a porcentagem de todas as conversas sociais sobre um tópico que menciona a marca, sendo que na era digital as menções podem representar, também, participação no mercado.

A SOV é a porcentagem da população que está exposta ao marketing de uma empresa. Eles usam métricas diferentes para medir a relação entre as mensagens de marketing e a população.

Essas métricas são importantes para medir o nível de engajamento de usuários na internet com a marca, sendo algumas de suas medidas:

  • Frequência de visita;
  • Compartilhamento;
  • Menções;
  • Links;
  • Curtidas.

Isto pode ser avaliado analisando a frequência com que as mensagens de marketing de uma empresa são vistas, o número de pessoas que estão expostas a elas e como a população está engajada com elas.

Share of Voice é uma importante métrica a ser avaliada por agências de publicidade e outros profissionais de comunicação, já que é uma métrica muito importante para monitorar a visibilidade de uma campanha para divulgar um curso NR 01.

É a parte de todas as impressões de campanhas de marketing que uma marca leva, e dependendo do tipo de campanha, a cota pode ser maior ou menor.

Por que é importante medi-lo e como calculá-lo

O Share Of Voice é uma métrica muito importante para os profissionais de marketing, ele é uma maneira muito importante para o desempenho de uma campanha comercial. Além de também ser utilizado para comparar o desempenho publicitário entre os concorrentes.

O compartilhamento da voz é uma métrica que é usada para ver com que frequência um anúncio é mostrado em comparação com outros concorrentes.

Ela é calculada dividindo o número de vezes que um anúncio específico é mostrado (alcance) pelo número total de vezes que todos os anúncios são mostrados (frequência).

É importante rastrear esta métrica para determinar quanto do tempo de um cliente é gasto visualizando certos anúncios da empresa que podem se converter em vendas de banheiro de apartamento pequeno planejado, por exemplo.

Esta métrica também pode ser usada para determinar quais anúncios são os mais eficazes e quanto impacto eles estão causando nos clientes potenciais. Antes de poder fazer qualquer marketing e publicidade, é necessário saber como medir o SOV.

Quanto maior a participação, maior a probabilidade de que as pessoas se lembrem da marca na hora de optar pela compra. Esta é uma ótima maneira de medir quantas pessoas sabem sobre um empreendimento.

Quais são as vantagens de medir o Share of Voice

As vantagens de medir o Share of Voice estão em poder controlar as conexões que a marca faz com o usuário, que podem se tornar futuros clientes da empresa.

O Share Of Voice é importante para as empresas porque ditará com que frequência as pessoas viram um site ou anúncio, o que pode facilitar a previsão de futuras campanhas comerciais.  

Assim, ao identificar o SOV da empresa é possível identificar o que é necessário melhorar na campanha comercial que oferece porta automática ppa, por exemplo.

Para que os anúncios tenham mais alcance, é possível realizar inúmeras ações depois de identificar o SOV, sendo alguns benefícios: 

  • Melhor apresentação textual;
  • Melhor apresentação gráfica;
  • Medidas de comparação;
  • Identificação da persona;
  • Assertividade comercial.

Sendo assim, as vantagens de medir o Share of Voice são inúmeras, sendo uma métrica muito proveitosa para monitorar um trabalho profissional de Marketing Digital.

Considerações finais

Share of voice é uma nova ferramenta de marketing que tem sido utilizada por anunciantes e outros profissionais que ajuda a quantificar o número de vezes que a mensagem de uma empresa é vista.

Em vez de olhar apenas para o número de telespectadores ou o número de pessoas que veem o anúncio, é importante, também, ver quantas vezes uma mensagem é vista.

Para chamar a atenção de potenciais clientes para apresentar um produto ou serviço, é importante medir quais são os esforços necessários para atrair um cliente para a marca, sendo importante para medir os custos e retornos de uma campanha.

Share of voice é uma estratégia de marketing para aumentar o conhecimento de um website, podendo divulgar um serviço digital ou um serviço de zelador terceirizado, por exemplo.

Ela inclui o uso de diferentes canais para engajar clientes e potenciais clientes com a mensagem de uma empresa. Ela pode ser feita pessoalmente, por telefone ou através de sites de mídias sociais.

O share of voice traz vantagens como ser menos caro que os métodos tradicionais de marketing, pode ser feito a qualquer momento, e oferece os materiais para conhecer o cliente para oferecer uma experiência personalizada aos clientes potenciais.

Share of Voice é um termo de marketing que é usado para descrever a porcentagem de espaço publicitário que a empresa compra ou é dada a eles na hora de promover uma campanha para disco para lavadora de piso.

Também está intimamente relacionado ao termo “market share” que é a porcentagem de todas as vendas que uma empresa tem.

As ações de voz são normalmente determinadas pelo número de anúncios que uma empresa coloca em um site de mídia ou por quantos recursos eles recebem.

Uma empresa que compra muitos anúncios e recursos recebe uma porcentagem maior de voz, compartilhamentos e menções, o que faz a empresa ser lembrada e vista no mercado.

Por exemplo, se a empresa A que faz manutenção de motor de arranque tem 10% de todos os anúncios em um determinado site e a empresa B tem apenas 5%, então a empresa A terá uma fatia maior de voz, o que gera maiores oportunidades de vendas.

Por isso, o Share of Voice (SOV) é muito importante para considerar a participação de mercado de uma empresa. Na era digital, quanto maior a participação na internet, maior será a influência da empresa no segmento de mercado atuante.

Sendo assim, essa métrica influencia também no Market Share da empresa ao promover maiores negociações e parcerias com clientes e entre empresas.

Quanto mais pessoas conhecerem e mencionarem uma marca, maiores serão as oportunidades de um empreendimento. Por isso, medir o SOV é uma métrica muito importante para os profissionais da comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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