Gamificação: o que é e quais são os benefícios de usar essa estratégia?

Trabalhar com gamificação é como levar conceitos presentes nos jogos para dentro das empresas, algo que traz muitos benefícios para a organização. O propósito é promover experiências diferenciadas para as pessoas.

Isso acontece por meio da integração de elementos que ajudam a criar conteúdos capazes de manter os consumidores engajados, motivados e interessados.

Você já parou para pensar no que fez os games se tornarem tão populares, principalmente para as gerações mais novas? Os jogadores podem ter opiniões diferentes sobre isso, mas existem alguns fatores que fazem toda a diferença.

Os games oferecem desafios, pequenas recompensas, além de muita diversão para os participantes. Essa mesma mecânica pode ser aplicada em outros contextos, fazendo com que a marca se torne mais atraente.

Ao produzir um ambiente lúdico, fica muito mais fácil instruir e influenciar o comportamento dos consumidores, algo muito valioso para o planejamento de marketing de qualquer marca.

Mas, para aplicar essa prática do jeito certo, é muito importante compreender suas características. Neste artigo, você vai entender seu conceito, os elementos usados dentro dela e os benefícios de investir nessa estratégia.

Definição de gamificação

Gamificação nada mais é do que a aplicação de elementos presentes nos games em contextos fora dos videogames. Dentre os elementos que podem ser aplicados estão as regras, pontuação e competição.

O objetivo é criar um ambiente lúdico e fazer com que o consumidor sinta que está participando de um jogo, garantindo uma experiência positiva.

Hoje em dia, empresas dos mais variados segmentos, como um fabricante de móvel de luxo, investem em gamificação, mas este termo só se tornou popular depois de 2010.

Entretanto, antes desse período a técnica já era utilizada, visto que os conceitos presentes nas dinâmicas dos jogos já eram muito comuns. Um exemplo de aplicação é o acompanhamento de pessoas com distúrbios e problemas de aprendizagem.

Por meio da abordagem presente nos games, fica mais fácil motivar as pessoas para que elas cumpram determinadas tarefas. Algo que originalmente poderia ser tortuoso, se torna mais simples e lúdico.

Em pouco tempo, os profissionais de marketing perceberam o potencial dessa estratégia, mas, para funcionar, precisam contar com os elementos certos.

Elementos da gamificação

Usar corretamente os elementos da gamificação é fundamental para que a estratégia seja envolvente, motive os participantes e traga boas experiências. São eles:

  1. Storytelling;
  2. Avatar;
  3. Desafios, conquistas e missões;
  4. Recompensa;
  5. Pontos;
  6. Dinheiro ou loja virtual;
  7. Medalhas;
  8. Progressão;
  9. Feedback instantâneo;
  10. Competição;
  11. Ranking.

O elemento storytelling exige alguém que se dedique a criar uma história, transmitindo os valores da organização. Primeiro, uma empresa de envelopamento de carro branco precisa entender o perfil de quem vai participar da estratégia.

Procure conhecer os seus hábitos, costumes e referências e o tipo de história que preferem. É assim que a estratégia será mais engajadora e efetiva.

Depois, é hora de criar o Avatar, que nada mais é do que uma representação visual do personagem do jogador. Pode ser uma foto personalizável ou a construção de algo mais sofisticado, como acontece com os jogos.

O personagem precisa estar de acordo com a história criada e vai ajudar a emergir o participante na dinâmica e possibilita que ele escolha sua representação.

Os desafios são os responsáveis por motivar os jogadores a se esforçarem mais e, com isso, alcançarem suas conquistas e missões. Mas, para que esses elementos funcionem, é fundamental que estejam de acordo com o grau de dificuldade da atividade.

É fundamental fazer o usuário acreditar que a vitória é possível, caso contrário, pode se sentir desmotivado, então não dificulte demais as missões.

O sistema de recompensas deve ser voltado para cada ação positiva que o jogador realizar, caso contrário, o participante pode perder o interesse e sentir que está perdendo o tempo.

Uma boa opção é exibir uma barra de experiência que vai crescendo, conforme as vitórias aumentam e as moedas acumuladas podem ser trocadas por outros itens, como medalhas.

Uma empresa de aluguel sala comercial por hora pode adotar o sistema de pontos, e ele ajuda os participantes a enxergarem seu progresso, fortalecendo sua motivação.

Os acertos garantem uma quantidade de pontos, e quanto mais difícil for a missão, maior será a recompensa.

Se preferir, o game pode oferecer moedas, dinheiro ou até uma loja virtual própria, permitindo aos usuários que troquem esses recursos por itens de seu interesse.

A marca pode impossibilitar a troca por itens reais, como brindes e outras recompensas palpáveis, que reforçam ainda mais as estratégias de gamificação.

Outra opção para motivar os usuários são as medalhas, que podem ser usadas, principalmente, durante as missões especiais.

Os participantes precisam ter uma sensação nítida de progresso, afinal, ninguém gosta de se sentir estagnado em alguma coisa que está fazendo.

Assim como uma empresa de locação de jogos eletrônicos, faça com que os participantes caminhem em determinada direção e que possam evoluir ao longo desse processo.

Para aumentar ainda mais a sensação de progressão, uma boa dica é oferecer feedback instantâneo. Por meio dele, o participante conhece seus erros e acertos e quais pontos precisa melhorar em suas ações.

O feedback instantâneo costuma ser usado em gamificações que têm o objetivo de educar ou treinar os participantes. Resultados ágeis permitem que a correção seja feita imediatamente e o indivíduo analisa seu desempenho pessoal.

O elemento da competição é interessante porque é algo intrínseco ao ser humano. Ou seja, competir faz parte da natureza humana e esse impulso pode ser usado para incentivar tarefas benéficas.

Por fim, a companhia pode usar um sistema de ranking para alimentar ainda mais a competição saudável entre os participantes, e estimular que cada um se esforce para alcançar as missões e desafios.

Os benefícios da gamificação

As empresas de sinalização rodoviária podem ter acesso a vários benefícios por meio da gamificação, dentre eles:

1. Funcionários mais motivados

Quando o foco da gamificação é promover o ensino, acaba aumentando a motivação dos colaboradores, uma vez que a estratégia cria conexões entre os participantes.

Os funcionários deixam de ver a atividade como algo obrigatório, se engajam mais com ela e até mesmo se divertem durante a realização.

2. Aumenta a produtividade

Existem dois fatores fundamentais para aumentar a produtividade em uma empresa, sendo a motivação e o reconhecimento.

Quando o funcionário é reconhecido, seu sentimento se converte automaticamente em produtividade. De acordo com várias pesquisas, a motivação é algo que está relacionado ao sentimento de propósito.

Se o funcionário de um fabricante de box frontal de correr vidro tiver uma meta definida, vai se empenhar para alcançá-la. De modo geral, a gamificação trabalha esse tipo de motivação, pois é a estratégia que se baseia no alcance de objetivos.

3. Atrai e fideliza clientes

Essa estratégia também pode ser usada para atrair e fidelizar clientes, garantindo uma boa experiência com a marca e ampliando as funcionalidades dos produtos e serviços.

Uma marca de tênis possui um aplicativo de monitoramento das atividades físicas que seus clientes realizam no dia a dia, e as informações coletadas mostram os resultados e o desempenho do indivíduo.

4. Fortalece a cultura organizacional

Além de aumentar o engajamento, a gamificação aumenta a participação ativa, a troca de experiências, os feedbacks constantes, o protagonismo, dentre outros elementos que aumentam o envolvimento do colaborador.

Eles estarão mais próximos dos objetivos de uma empresa de aluguel de máquina de limpeza de piso, e vão se importar com sua cultura organizacional, além de estarem mais dispostos a cumprir os regimes e normas.

5. Melhora a comunicação interna

Mesmo que o foco não seja a comunicação interna da corporação, a gamificação acaba trazendo melhorias automaticamente.

Isso é ainda mais comum quando a plataforma utilizada possibilita uma maior interação entre todos os usuários.

6. Reforça os conhecimentos adquiridos

É normal esquecer dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida, daí a importância de estar constantemente em contato com aquilo que foi aprendido.

Uma empresa de vigia noturno pode reforçar os conteúdos de seu treinamento por meio da gamificação porque ela torna o aprendizado menos cansativo, desmotivador e enjoativo.

Os funcionários terão contato com recursos que nem mesmo vão perceber, uma vez que o aprendizado se torna muito mais lúdico e facilitado.

Considerações finais

Investir em gamificação é a melhor forma de criar um diferencial na maneira como a empresa se relaciona com seus clientes e colaboradores.

Por meio de conteúdos lúdicos e autênticos, a experiência é muito mais positiva, além de ser muito mais fácil fidelizar o público, independentemente de ser formado por consumidores ou funcionários.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia e de que maneira ela pode ajudar a corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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