O e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital, sendo usado pelos mais diferentes tipos e portes de empresas. Trata-se de um canal mais próximo com clientes e potenciais clientes que traz muitos benefícios para a marca.
Mas, assim como as demais práticas digitais, ele só funciona se for devidamente segmentado. É assim que seu negócio terá uma boa taxa de cliques e de abertura e, consequentemente, vai aumentar as conversões.
O e-mail segmentado organiza os contatos em diferentes grupos, considerando vários aspectos, como o interesse do contato, as atividades que realizou no site, faixa etária, gênero, localização, entre outros.
Essa lista segmentada divide os contatos com base em fatores importantes para as estratégias de marketing digital do negócio. Por meio dessa abordagem, é possível se comunicar com as pessoas de maneira mais assertiva, personalizada e precisa.
O consumidor moderno deseja se relacionar com as empresas, mas para valorizar essa relação, é necessário saber em que etapa ele se encontra para estabelecer uma boa comunicação.
Neste artigo, você vai descobrir os benefícios do mailing segmentado, como segmentá-lo e de que maneira criar a segmentação de e-mail.
Benefícios do mailing segmentado
Organizar os contatos em diferentes listas melhora a experiência do usuário por meio de uma comunicação personalizada, aumenta as taxas de conversão e ajuda a construir o relacionamento com a marca.
Mas essa prática não se detém apenas a isso, uma vez que traz muitos outros benefícios, tais como:
Estabelece um relacionamento
Os contatos da lista segmentada não precisam acessar apenas conteúdos de blog, mas também outros tipos de materiais, como:
- Novidades;
- Atualizações;
- Pesquisas de satisfação;
- Interações sobre a solução.
É assim que um fabricante de etiqueta termocolante personalizada vai criar um relacionamento durante a experiência, mostrando que não se interessa apenas em vender, mas também em ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos.
Aumenta as taxas de conversão
Por meio de conteúdos personalizados e que atendem aos objetivos e necessidades do lead, usando assunto chamativo, uma boa chamada para ação e outros recursos, naturalmente o contato vai se interessar e interagir de alguma maneira.
Se os materiais forem bem posicionados dentro da jornada de lead, as taxas de conversão podem aumentar consideravelmente.
Melhora a experiência
Quando a marca oferece conteúdos personalizados e compatíveis com os perfis de seus contatos, será capaz de melhorar a experiência deles. Isso acontece porque ela facilita a busca por certos assuntos e interesses e os ajuda a alcançarem seus objetivos.
Um exemplo disso são os conteúdos de e-mail marketing de um chaveiro plantão 24 horas, que estão relacionados com o tema principal do material pelo qual o usuário se interessou inicialmente.
Se ele se inscreveu para baixar um e-book sobre determinada pauta, faz sentido inseri-lo em uma lista segmentada sobre o tema, ao invés de colocá-lo em uma lista de serviços financeiros ou qualquer outra.
Como segmentar o e-mail
Você já sabe que o segredo para ter sucesso com e-mail marketing é segmentar a base de contatos, pois isso permite criar mensagens personalizadas e aumentar o engajamento. Algumas formas de segmentar são:
Geograficamente
A segmentação geográfica pode acontecer de acordo com país, Estado, cidade ou região, ajudando a realizar disparos específicos para essas pessoas.
Fazer a segmentação dessa maneira é muito importante para os negócios com atuação mais extensa ou para aqueles que oferecem produtos e serviços, de acordo com a localização das pessoas.
Aniversário
Seu negócio pode enviar ofertas especiais para celebrar o aniversário do contato, e esse tipo de segmentação permite que ele esteja presente em um momento especial.
Isso melhora o relacionamento com os clientes, e se a marca quiser, pode oferecer um presente especial, como descontos, vale compras, brindes, entre outros.
Orientação sexual
Esta é uma das segmentações mais praticadas hoje em dia, pois mais do que segmentar por gênero, as pessoas são agrupadas com base na forma como se identificam.
Uma empresa de envelopamento de carros com propaganda consegue demonstrar respeito, aumenta a conexão da mensagem e ainda alcança bons resultados.
Persona
A persona é um elemento fundamental para todas as estratégias de marketing digital e pode servir como base para segmentar o e-mail. Organizações que possuem mais de uma persona podem personalizar a mensagem de acordo com elas.
Ao fazer isso, é necessário criar cópias diferentes para cada uma e enviar conteúdos que podem beneficiá-las de alguma forma.
Tema de conteúdo
As empresas podem trabalhar com conteúdos sobre diferentes temas, e sempre que quiserem lançar uma oferta relacionada a determinado assunto, podem segmentar os contatos de acordo com o interesse demonstrado por eles.
Com isso, uma empresa especializada em projeto de fachada para comércio aumenta as chances de o leitor considerar a oferta como algo útil para ele, melhorando seus resultados.
Formato de conteúdo
Da mesma forma como os usuários se interessam por temas diferentes, também preferem determinados formatos em detrimento de outros. Cabe à corporação estar atenta a todas essas oportunidades.
Se você notar que determinado grupo prefere materiais em formato de vídeos, procure fazer ofertas usando essa opção.
E-mails anteriores
Por fim, segmente os contatos com base no nível de engajamento de cada com e-mails anteriores. Uma dica para fazer isso é lançar um e-book e segmentar a base por tema de conteúdo.
Se o disparo não tiver um desempenho satisfatório, faça outro disparo com assunto diferente para os contatos que não abriram o e-mail.
É uma maneira de não saturar os usuários que engajaram com a primeira mensagem e aumentar os resultados com os demais.
Como criar a segmentação
Uma empresa de entrega motoboy precisa conhecer seu público para atingir seus objetivos. Outras ações necessárias para uma boa segmentação são:
Definir o objetivo
Os objetivos da campanha podem ser variados, como lançamento de produtos e serviços, reforçar a imagem do negócio, reposicionar a marca, aumentar o público, dentre outros.
O principal objetivo é conduzir os indicadores de desempenho porque eles revelam se a estratégia terá sucesso e se as metas serão alcançadas.
Conhecer o cliente
É fundamental conhecer o público para enviar e-mails, pois de nada adianta disparar mensagens se o contato não estiver interessado no momento.
A companhia precisa conhecer sua base de contatos e eles precisam adotar hábitos e preferências compatíveis com a empresa.
Considerar o histórico de compra
Saber os produtos e serviços que as pessoas compram é uma maneira de se relacionar com elas e incentivá-las a comprar suas soluções.
Ao fazer isso, um pet shop com banho e tosa taxi dog cria oportunidades de fazer novos negócios e ainda conquistar mais credibilidade para o negócio.
Analisar a localização geográfica
É fundamental saber a localização dos consumidores e oferecer produtos e serviços de acordo com sua posição geográfica, visto que isso envolve questões culturais.
Por exemplo, não faz sentido enviar um material sobre roupas de inverno para uma das regiões mais quentes do país. Esse tipo de erro pode culminar em uma imagem negativa para a marca.
Criar listas segmentadas
As pessoas apresentam interesses diferentes e receber uma oferta que esteja fora disso pode gerar desapreço e descadastramento. Consequentemente, vai ficar mais difícil alcançar seus objetivos.
O objetivo de um buffet para formatura é criar um relacionamento sólido com as pessoas, assim sendo, ele deve compreender as diferenças de comportamento. Ao fazer essa distinção, as oportunidades de conversão serão maiores.
Saber usar o e-mail
A automação do e-mail marketing ajuda a encontrar inconsistências, tais como mensagens que foram consideradas spam, pessoas que não estão abrindo as mensagens e aqueles que estão se descadastrando.
Saiba escolher um provedor para suas campanhas segmentadas, pois isso ajuda a filtrar a base de contatos e a formar nichos consistentes. Uma dica é criar landing pages e customizar formulários para descobrir o que as pessoas procuram.
Criar um bom layout
Por fim, uma empresa de criolipólise para emagrecer deve investir em um bom layout para captar leads e aumentar o número de acessos.
É assim que a organização vai descobrir se o formulário é muito extenso, dentre outras questões. Se a plataforma não for capaz de integrar todas as etapas, como criar material, elaborar campanhas e analisar resultados, então é necessário revê-la.
Procure uma solução que possa realizar todas essas funções e aproveitar melhor cada etapa da segmentação de e-mail.
Considerações finais
Investir em e-mail marketing é uma necessidade para qualquer negócio que queira estabelecer um bom relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, mas para que ele realmente funcione, é necessário segmentar.
Existem várias maneiras de fazer isso, assim, a empresa será capaz de se comunicar de maneira personalizada e aumentar suas oportunidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.