Entender como lidar com as novas ferramentas digitais para qualificar as dinâmicas empresariais com os clientes pode ser fundamental. Portanto, não há como fugir dos impactos das IAs nas redes sociais e suas produções.
A qualificação das relações com os clientes sempre foi um fator importante, desde antes do marketing as empresas se dedicam a criar algum tipo de vínculo, fosse através de uma venda ou de outras dinâmicas importantes.
Todo mundo que cresceu ou morou muito tempo em algum bairro menos movimentado sabe que os grandes comerciantes da região, por vezes, conhecem todos os clientes que ele possui e, desta forma, mantém uma relação de amizade com eles.
Esse é um fator importante que evidencia uma lógica de relacionamento que se mantém há muito anos, ajudando a qualificar algumas dinâmicas determinantes em todos esses aspectos de interações.
Do ponto de vista do marketing, essa elaboração de relacionamento sempre foi um desafio, uma vez que há uma série de elementos que acabam fazendo parte dessas perspectivas que podem modificar alguns padrões.
Sob uma lógica mais inicial, o marketing sempre se apresentou como uma maneira de criar uma comunicação, mas que possuía uma lógica mais unilateral, o que inibia a produção de um relacionamento mais sólido.
Fosse no rádio ou na televisão, o espectador ou ouvinte acabava tendo um contato mais estruturado com a comunicação da empresa e não tinha muito o que fazer a não aceitar ou rechaçar aquela propaganda.
Contudo, esse foi um elemento que foi ganhando algumas modificações importantes, principalmente a partir das dinâmicas digitais que ainda estavam engatinhando no começo da década de 1990.
Desta forma, mesmo que fosse uma perspectiva, uma empresa que trabalhava com serviço de solda ponto iria precisar criar mais meios de contato com o cliente, ajudando a qualificar ainda mais essas relações.
Mundo digital e o relacionamento
Diante da ampla digitalização dos mais diversos setores, é possível notar uma inclinação bastante grande das empresas para uma lógica de relacionamento cada vez mais ampla com seus clientes.
Nesse caso, a comunicação passou por uma nova lógica, uma vez que ela não parte mais do que a empresa que diz, mas, sim, do quanto aquilo pode ser relevante para o público de uma forma geral.
Isso se dá, principalmente, por conta da qualificação que as pessoas passaram a ter em seus consumos, auxiliando em algumas dinâmicas importantes de interações, como é o caso de uma pesquisa mais profunda sobre o melhor pressostato KP36 do mercado.
Desta maneira, a concorrência passou a ditar algumas regras, fazendo com que as empresas tivessem que lidar de forma bastante sofisticada com os anseios do cliente na hora de uma pesquisa, por exemplo.
Um outro padrão foi estabelecido, também, dentro de todos esses recursos, uma vez que as redes sociais foram determinantes para a retomada daquela proximidade mais antiga que as empresas tinham.
Hoje, uma concessionária especializada em venda de caminhão Munck com cesto pode manter uma relação bastante sólida com seus clientes dentro das dinâmicas das redes sociais, ajudando a qualificar algumas ações, também.
Assim, é fundamental entender como criar algumas dinâmicas que podem atrair o cliente dentro de uma lógica de redes sociais, facilitando o contato cada vez mais personalizado com esse tipo de mercado.
Nesse caso, isso pode variar desde conteúdos que podem ser atraentes até uma dinâmica de identificação dentro de um universo que pode fazer parte de uma venda de cancela de portaria em um meio rural.
Qual o papel do conteúdo?
Nesse contexto, o conteúdo acaba surgindo como uma categoria do marketing que consegue lidar de forma bastante sofisticada com alguns padrões estabelecidos dentro dessas dinâmicas de interação com o mercado.
O marketing de conteúdo consiste em uma dinâmica em que a empresa irá buscar atrair leads a partir de uma produção que possa gerar interesse antes mesmo de uma consolidação de impactos de venda.
Assim, uma matéria sobre cirurgia de catarata canina que direcione para uma clínica veterinária pode ser um fator decisivo para a conversão, principalmente dentro de uma lógica de redes sociais.
É claro que o conteúdo pode assumir uma série de variações dentro desses contextos, mas, de uma forma geral, as redes sociais conseguem fazer com que o impacto se qualifique porque o cliente está com um olhar mais entretido.
Como as IAs podem ajudar nesse processo?
Baseando-se em todos esses fatores, as Inteligências Artificiais conseguem cumprir um papel bastante importante dentro dessas perspectivas, uma vez que elas ajudam a criar conteúdo de forma mais direcionada.
Essas ferramentas são aquelas que possuem uma orientação de automação de tarefas a partir de grandes bancos de dados e machine learning, criando uma dinâmica quase humana dentro de suas funções.
Desta forma, hoje em dia, basta abrir o site de uma IA generativa e solicitar uma explicação do que é uma tomografia do braço que ele vai criar um texto próprio com base em uma série de informações sobre o tema.
É possível compreender, portanto, que há alguns elementos que podem fazer com que haja uma qualificação dentro de uma dinâmica de produção por inteligência artificial, podendo trazer algumas vantagens:
- Novas ideias;
- Análises precisas;
- Correção de decisões;
- Elaboração de diagnósticos.
Esses são pontos que podem ser essenciais na hora de pensar em uma lógica de conteúdo dentro de uma dinâmica de pesquisa por tratamento natural para borderline marcar.
Tipos de IAs generativas
Com base nesses pontos, é possível entender as IAs generativas como a vanguarda desses processos, uma vez que elas lidam com pequenas orientações que podem gerar criações importantes. Alguns modelos são:
IA de texto
As IAs de textos têm ganhado cada vez mais notoriedade, uma vez que elas estão se aperfeiçoando cada vez mais para a criação de conteúdos que pareçam ter sido formulados por pessoas.
Em poucos segundos, por exemplo, é possível obter um texto amplo a respeito de ozonioterapia em cães idosos.
IA de imagem
As Inteligências Artificiais de imagem possuem algumas contextualizações importantes que, via de regra, podem fazer com que haja uma orientação bastante sólida a respeito da produção de imagens.
É certo que elas ainda estão em uma lógica incipiente, tendo dificuldades com reconhecimento de mãos, por exemplo, mas já há um avanço representativo dentro de todos esses setores.
IA de voz
Há um debate bastante grande dentro da indústria do entretenimento a respeito da IA de voz, uma vez que já é possível, a partir de um registro vocal, criar fonemas e frases completas para dublagens e outros aspectos.
Desta forma, é possível ver um ator de Hollywood falando em português com um sotaque cada vez mais limpo.
Como criar conteúdos originais com IA?
Como é possível ver, há um universo a ser explorado, mas que, via de regra, traz alguns debates a respeito de limitações técnicas e delimitações éticas no uso delas.
Assim, o uso responsável dessas ferramentas podem ser determinantes, uma vez que ele pode criar dinâmicas essenciais de interações com o público.
Desta forma, é preciso que haja uma supervisão técnica a respeito de alguns elementos e, também, que haja uma compreensão de que o fator humano é determinante.
Por isso, é importante que haja uma compreensão a respeito de alguns passos que podem fazer a diferença.
Análise de métricas e dados
As métricas de engajamento e os dados digitais são fundamentais para que haja uma extração importante de ideias de uma IA generativa, uma vez que ela precisa trabalhar com um mapeamento bem-feito desses cenários.
Desta maneira, é preciso entender que o engajamento pode trazer algumas informações de melhorias e garantir uma estratégia de fluxos que sejam mais complexas.
Priorizar o fator humano
Por mais que haja uma capacidade bastante grande de se criar uma série de conteúdos a partir de uma IA, o fator humano é determinante para que haja um juízo de valor a respeito de como fazer.
Seja para fazer retoques ou, até mesmo, para estruturar novas dinâmicas a partir da IA, é fundamental que haja uma perspectiva crítica nesse sentido.
Considerações finais
Com o passar dos anos, as inteligências artificiais saíram de um caráter meramente literário para uma dinâmica real dentro do cotidiano das pessoas e das empresas.
Entender como elas podem ajudar a qualificar as relações dentro dos ambientes digitais pode ser bastante determinante para a elaboração de campanhas e qualificação do relacionamento de uma forma geral.
Cada passo dado rumo a uma elaboração bem-feita a partir das inteligências artificiais podem determinar alguns aspectos essenciais.
Portanto, é imprescindível que haja uma orientação que consiga lidar com todos esses elementos de uma forma geral.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.