O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a data movimentou mais de 24 bilhões de reais apenas em 2019.

Para os e-commerces, essa data é uma grande oportunidade para a criação de estratégias sazonais que ajudam a aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Neste texto, será explicado como organizar uma loja virtual para o Dia das Mães, listas ações de marketing para aplicar na loja virtual e esclarecer como criar campanhas para um e-commerce.

Organizando o e-commerce para o Dia das Mães

A primeira coisa a fazer para criar uma campanha de Dia das Mães para um e-commerce é organizar a loja virtual que vende bateria carro 60a, por exemplo. 

Isso significa criar uma seção mais específica para a data, com produtos que sejam previamente selecionados e que sejam adequados para presentear as mães que se interessam pelo segmento da empresa.

Além disso, é importante pensar na experiência do usuário no geral e também na usabilidade que a loja online terá durante esse período, para que os clientes possam encontrar facilmente aquilo que estão procurando.

Outro ponto importante é garantir que a loja virtual esteja realmente preparada para receber um grande número de visitas e vendas na semana do feriado.

O ideal é garantir também que o servidor de hospedagem é capaz de suportar um tráfego maior do que o normal e de que a equipe está preparada para atender um número maior de clientes.

A seguir é possível conhecer algumas dicas que podem ajudar qualquer empresa que vende móveis corporativos de alto padrão a organizar a loja virtual para esta data especial, são elas:

  1. Analisar o público-alvo

Antes de começar a planejar uma campanha de Dia das Mães, é importante analisar o público-alvo e saber quem são eles, quais são os seus interesses, as suas necessidades, como alcançá-los e muito mais.

Respondendo a essas questões, qualquer negócio poderá começar a criar uma campanha mais eficaz e adequada ao seu público-alvo.

  1. Criar uma landing page comemorativa

Uma landing page específica para o Dia das Mães é uma ótima maneira de destacar uma campanha e aumentar ainda mais a conversão de vendas. 

Nessa página, é possível incluir uma mensagem especial para as mães, criar um design atraente e destacar produtos mais específicos para essa data.

  1. Disponibilizar promoções e descontos

Em qualquer tipo de data ou ocasião, as promoções e os descontos são sempre bem-vindos pelos consumidores da loja de gradil cerca, especialmente em datas comemorativas.

Por isso é imitado oferecer descontos especiais em produtos relacionados ao Dia das Mães, criar combos com preços mais atrativos e oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor.

  1. Criar campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das melhores formas de se comunicar com os clientes. Por isso, criar campanhas de e-mail marketing personalizadas para datas comemorativas e feriados, com mensagens de carinho e produtos selecionados é ideal.

  1. Investir em mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima forma de ampliar o alcance de uma campanha de Dia das Mães. Isso através da criação de posts criativos e atrativos, do uso de hashtags relacionadas à data e do investimento em anúncios pagos para alcançar um público maior.

  1. Criar conteúdo relevante

Além de divulgar produtos, é necessário criar alguns conteúdos que também sejam relevantes para o Dia das Mães, alguns exemplos como:

  • Artigos;
  • Vídeos;
  • Mensagens especiais;
  • Tutoriais relacionados à data.

Depois de criados é possível compartilhar nas redes sociais e em no blog da empresa, ajudando assim a fortalecer a marca e a criar um relacionamento mais próximo com os clientes.

  1. Otimizar a loja virtual

É muito importante garantir que a loja virtual esteja 100% otimizada para receber a data especial e lidar com o alto volume de busca e compras.

Isso inclui a atualização do design e das cores do site, a criação de banners relacionados ao Dia das Mães e a organização dos produtos para curso de colocação de prótese capilar de forma mais estratégica.

Ações de marketing para aplicar na loja virtual

Além de organizar a loja virtual para o Dia das Mães, é importante criar ações de marketing para atrair os clientes e aumentar as vendas. E existem diversas ações que podem ser aplicadas em uma loja virtual. Algumas delas são:

SEO e marketing de conteúdo 

O SEO ou Search Engine Optimization é uma estratégia usada com o intuito de melhorar a posição do site nos resultados orgânicos do Google.

Já o marketing de conteúdo é a produção de conteúdos relevantes para o público-alvo, como posts em blogs, vídeos, infográficos, entre outras produções que possam interessar os clientes da loja que vende avental personalizado feminino.

Programas de fidelidade e cupons de desconto 

O programa de fidelidade oferece vantagens e benefícios para os clientes mais fiéis, enquanto a distribuição de cupons de desconto ajuda também a incentivar as compras dos clientes.

Remarketing e e-mail marketing 

O remarketing faz a exibição de anúncios para aqueles usuários que já visitaram o site, mas que não chegaram a concluir efetivamente a compra.

Já o e-mail marketing envia uma mensagem personalizada para os clientes, oferecendo descontos especiais para o Dia das Mães e mostrando os produtos mais populares para presentear as mães.

Anúncios pagos

Investir em anúncios pagos no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads para alcançar um público maior e direcionado para os produtos que a empresa está oferecendo para o Dia das Mães é uma ótima ação.

No Google Ads, os anúncios pagos no Google aparecem acima dos resultados orgânicos de pesquisa, já no facebook Ads, os anúncios pagos aparecem no Facebook, Instagram e outras redes sociais da mesma empresa.

Como criar uma campanha para o e-commerce?

Para que uma empresa possa criar uma campanha efetiva de sucesso para o e-commerce, é importante que ela seguir algumas etapas indispensáveis, são elas:

Definir os objetivos

Antes de criar uma campanha, é importante definir qual é o objetivo dela. A empresa pode desejar aumentar as vendas, atrair novos clientes, promover uma nova coleção ou simplesmente gerar mais tráfego para o site.

Conhecer o público-alvo

É muito importante conhecer o público-alvo, seus interesses, desejos e necessidades. Dessa forma, a empresa que vende esponja esfoliante para o corpo pode criar campanhas mais direcionadas e relevantes para eles.

Escolher os melhores canais de marketing

Nos dias de hoje, existe uma série de canais de marketing que podem ser utilizados para promover uma campanha, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, e-mail marketing, entre outros.

O ideal nesses casos é sempre optar por escolher aqueles que são mais adequados tanto para o público-alvo quanto para o objetivo central do negócio 

Criar um plano de ação

Definir as ações que serão realizadas em cada canal de divulgação, como criar postagens nas redes sociais, enviar e-mails personalizados, produzir anúncios pagos, entre outras, é um passo muito importante na criação de uma campanha para e-commerce.

Definir o orçamento

É muito importante fazer a definição de um orçamento para a campanha, considerando quanto o negócio de coffee break para 20 pessoas pode investir e qual é o retorno esperado.

Criar uma mensagem criativa

Também é necessário criar uma mensagem que seja atraente e persuasiva, utilizando imagens e vídeos que chamam mais a atenção do público-alvo.

Mensurar resultados

Outro passo importante é sempre monitorar e mensurar os resultados da campanha para avaliar o desempenho e também para verificar se as metas foram alcançadas.

Realizar testes

Por fim, a realização de testes em diferentes abordagens e canais de marketing para encontrar o que funciona melhor para o negócio e o público-alvo é uma das melhores maneiras de garantir o sucesso da campanha.

Vale sempre lembrar que as campanhas para e-commerce devem ser pensadas para melhorar ainda mais a experiência do usuário, para oferecer soluções para as suas necessidades e também para gerar um impacto positivo para o negócio de um modo geral.

Considerações finais

Como visto no decorrer do artigo, o Dia das Mães é uma data de grande importância para o comércio, uma ótima oportunidade para os e-commerces aumentarem ainda mais as suas vendas e alcançar um maior número de clientes fiéis. 

Para criar uma campanha efetiva para o e-commerce, é importante organizar a loja virtual para a data, criar ações de marketing para atrair os clientes e seguir algumas etapas para criar uma campanha que seja realmente efetiva.

Ao seguir as dicas apresentadas no decorrer do artigo, a empresa de ar condicionado bi split pode aumentar muito as suas vendas e do seu e-commerce e fidelizar os seus clientes. 

Mas é necessário sempre lembrar de monitorar os resultados da campanha e fazer ajustes caso necessário para garantir o sucesso dela e a eliminação de qualquer problema ou empecilho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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