ChatGPT é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que veio para mudar muita coisa na maneira como os conteúdos da internet são elaborados, entre outras atividades importantes.
Nos últimos anos, os chatbots têm se destacado muito, mas recentemente, provocaram uma de disruptura no universo digital. O ChatGPT é o maior exemplo disso e promete até mesmo desbancar o Google.
O Google, sem dúvida, é o maior fenômeno da história da internet e faz parte da rotina de pessoas e empresas, sendo uma importante plataforma no cenário mundial. Atualmente, produtores de conteúdo e marcas querem ocupar as primeiras posições da plataforma.
Eles investem em diversas estratégias para aparecer entre os primeiros resultados, toda vez que os usuários fazem uma pesquisa relacionada aos conteúdos desenvolvidos.
Existem outras ferramentas de busca que cumprem o mesmo papel do Google, como no caso do Yahoo e do Bing, mas nenhuma delas conseguiu alcançar a importância do maior buscador do mundo.
Só que o ChatGPT gerou muitas preocupações para o Google, aliás, também tem preocupado profissionais de diversas áreas.
Este artigo vai explicar o conceito de ChatGPT, como ele pode ajudar a empresa, de que maneira pode ser usado e como funciona.
O que é ChatGPT?
ChatGPT é um chatbot que ainda está em fase experimental, mas que trouxe avanços tecnológicos surpreendentes. Foi desenvolvido pelo laboratório OpenAI e conta com outras empresas do Vale do Silício, como o próprio Google.
No entanto, o maior buscador do mundo está muito preocupado com esse recurso baseado em inteligência artificial porque quando uma pessoa pesquisa sobre um assunto, encontra diversos links que respondem suas dúvidas.
Por exemplo, se uma pessoa quiser saber como organizar um café da manhã na empresa, basta fazer uma pesquisa no Google para encontrar uma resposta. Só que muitas pessoas ficam perdidas nas diversas possibilidades de links.
Elas passam de um site a outro para juntar informações e isso é exatamente o que o ChatGPT consegue fazer. Quando utilizado como ferramenta de pesquisa, traz uma resposta completa sobre a questão do usuário.
Seu grande diferencial é que oferece mais praticidade, visto que além da precisão, o recurso é bem intuitivo em comparação com outros mecanismos de busca.
Como o recurso ajuda as empresas?
Ao longo do tempo, a inteligência artificial está mudando a vida das pessoas e das organizações. Ainda não se sabe os rumos que ela vai tomar, mas não existem dúvidas dos impactos significativos que pode trazer para as organizações.
O ChatGPT pode ser usado para melhorar a eficiência das operações em pontos de vendas, aumentar a satisfação dos clientes, reduzir riscos de furtos e melhorar a comunicação entre diversos elementos que fazem parte do negócio, como:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Consumidores em geral;
- Investidores;
- Parceiros.
Uma clínica de recuperação de alcoólatras, por exemplo, pode usar o recurso para criar publicações e mensagens para os clientes com mais velocidade e qualidade e criar um chatbot que oferece atendimento automático.
O recurso pode funcionar no WhatsApp ou até mesmo no site institucional, sendo programado para responder perguntas frequentes, oferecer sugestões de produtos e resolver questões técnicas em tempo real.
A companhia pode disponibilizar o atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana, sem precisar de um atendente para fazer isso. Em outras palavras, será capaz de atender mais pessoas em menos tempo e por um custo reduzido.
A ferramenta pode ser personalizada para se comunicar com o cliente na linguagem apropriada, seguindo suas preferências de maneira que ele nem mesmo perceba que está conversando com um computador.
As organizações também podem usá-lo para melhorar a comunicação entre franqueados e franqueadores, de maneira totalmente centralizada, usando para isso informações importantes compartilhadas automaticamente.
Uma franquia de lojas especializadas em camiseta branca promocional pode monitorar o desempenho de cada unidade, identificando o que precisa ser melhorado e fazendo sugestões de aprimoramento na operação.
Em segundos, a plataforma produz um texto que pode, inclusive, ser versado para outros idiomas, tudo isso em tempo recorde.
No entanto, é uma ilusão achar que esse texto é perfeito. É muito importante que o usuário confira se as informações procedem, além da necessidade de fazer uma correção, uma vez que o material é entregue de maneira imperfeita nesse sentido.
O profissional precisa ajustar diversos termos e frases, além de arrumar a estrutura, mesmo assim, o conteúdo cru é aceitável.
Outra mudança é que as estratégias de marketing passarão a ser personalizadas e direcionadas, visto que integrada a outras ferramentas, a plataforma consegue fazer análise de dados de consumo dos clientes e tornar tudo mais assertivo.
Para uma empresa pasteurizadora de leite, a maior vantagem é a construção de relacionamentos sólidos com colaboradores, clientes e outros stakeholders importantes.
Entenda como o ChatGPT pode ser usado
Essa ferramenta tecnológica pode ser usada pelas empresas de muitas maneiras, mas, majoritariamente, para alimentar um chatbot que ajuda os clientes em sua experiência de compra e responde perguntas.
Por causa disso, uma plataforma e-commerce pode usar esse recurso para fazer recomendações de produtos e auxiliar no processo de compra.
O consumidor vai conseguir encontrar exatamente aquilo que procura, apenas respondendo perguntas sobre as características do produto, disponibilidade e preço. A ferramenta também pode sugerir produtos similares ou complementares.
Tudo isso é feito com base no histórico de busca ou de compras do consumidor, além do mais, o ChatGPT pode gerar respostas automáticas para perguntas frequentes ou fazer recomendações personalizadas, com base no histórico de compras.
Esse tipo de uso ajuda as lojas virtuais a melhorarem o atendimento e até mesmo a aumentarem as vendas, oferecendo uma experiência de compra personalizada e conveniente.
Supondo que uma pessoa esteja procurando forro de drywall com sanca, o recurso pode ajudá-la a encontrar com facilidade e assim o cliente pode adquirir o produto exatamente como estava procurando.
Mas para saber sobre as diversas maneiras de aplicar o ChatGPT dentro de um negócio, é fundamental compreender seu funcionamento.
Como funciona o ChatGPT?
GPT é uma sigla para Gererative Pre-Trained Transformer, um tipo de chatbot que parece muito usual à primeira vista, além de possuir uma interface intuitiva e simples.
Entretanto, quando o usuário inicia seu diálogo com o recurso e percebe a qualidade e o avanço da tecnologia presente na plataforma.
O envio da pergunta ou da solicitação se assemelha muito ao SMS, além de outros aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp.
O usuário somente precisa escrever a mensagem na caixa de texto e esta será transformada em um comando. Por exemplo, é possível pedir sugestões de divisória em alumínio e vidro para escritório e a ferramenta vai responder.
Essa resposta é criada com base em inteligência artificial, portanto, tudo o que é respondido pelo GPT é baseado em respostas anteriores e conforme vai interagindo com as pessoas, aprimora sua programação inicial.
A tecnologia por trás disso é o machine learning e seu reconhecimento padrão vai se afinando a cada interação do sistema com o usuário. Quanto mais pessoas interagirem com ele, mais ele vai aprender a responder.
Empresas dos mais variados setores, como no caso de uma clínica especializada em fisioterapia em animais de grande porte estão muito empolgadas com esse recurso porque ele pode ser empregado na automação de várias tarefas.
Atualmente, as maiores possibilidades são os assistentes virtuais, robôs de atendimento e serviço de suporte. Mas para que o recurso funcione perfeitamente bem, é necessário que tenha uma larga escala de informações e dados.
Eles são usados para refinar o desempenho da plataforma, de modo que ela seja capaz de esclarecer as dúvidas dos usuários e em diversos idiomas.
A inteligência artificial que faz parte da ferramenta é uma tecnologia que permite às máquinas reproduzir habilidades humanas, algo possível por meio do processamento de dados e programação de algoritmos que fazem a interação.
O que se sabe é que diversos setores do mercado podem aproveitar esse recurso, como finanças, gestão, medicina, robótica, marketing e engenharia.
As indústrias, como no caso de um fabricante de bobina de campo do motor de partida, também podem aproveitá-la para as mais diversas necessidades, inclusive automação de máquinas.
A inteligência artificial pode ser usada para transmitir instruções ou guiar usuários e profissionais, e juntamente com a aprendizagem de máquina, diversas outras habilidades humanas passarão a ser compreendidas em breve.
Considerações finais
A tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e a maior novidade é o ChatGPT e todo o potencial que essa ferramenta apresenta para os negócios.
Ela ainda está em fase de testes e se aprimorando, mas promete revolucionar a internet e a maneira como as pessoas pesquisam informações e se comunicam com as marcas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.