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Investir em automação de marketing, de forma geral, é muito importante para que as empresas possam melhorar sua estratégia de comunicação e divulgar melhor seus produtos e serviços.

Uma das estratégias que mais precisam de automação é o e-mail marketing, tendo em vista que esse tipo de comunicação precisa de personalização, envio segmentado, entre outras práticas que exigem tempo.

Tentar fazer isso manualmente, além de ser praticamente impossível, pode prejudicar todo o trabalho. Alguns empreendedores acreditam que o e-mail marketing não é necessário porque a internet tem a possibilidade de conversas instantâneas.

Mas pensar dessa forma é um grande erro, tendo em vista que esse formato possui grande relevância para muitas pessoas que acessam a caixa de entrada no trabalho, no celular e em casa.

Além disso, o e-mail é uma ferramenta muito importante para nutrir os leads dentro do funil de vendas. Por essa razão, é fundamental investir em uma ferramenta que vai automatizar todo esse processo.

No entanto, antes de escolher o software, é necessário compreender o conceito de automação de e-mail, quais as vantagens dessa prática, se realmente vale a pena investir em automação e descobrir maneiras de implementá-la no negócio.

Conceito de automação de e-mail marketing

Automação de e-mail marketing, de forma resumida, trata-se do envio de e-mails pré-determinados para os consumidores, seguindo ou não uma sequência, automaticamente.

É um tipo de ação que está relacionado às estratégias de marketing e comunicação da companhia, uma vez que permite nutrir clientes e potenciais clientes, algo fundamental para a jornada de compra.

Quando o usuário cadastra seu e-mail no site de uma empresa de pergolado ecológico ou em qualquer outra página de captação de leads, recebe automaticamente e-mails relacionados a ação solicitada, o que pode ser:

  • Envio de e-book;
  • Newsletter;
  • Infográfico;
  • Orçamento.

É a partir desse primeiro contato que a organização vai enviar outros e-mails que vão incentivar o acesso ao site e até mesmo a compra de produtos e serviços.

Mas esse recurso não consiste no envio de diversos materiais seguidos para o mesmo cliente, na verdade, é um trabalho que tem como propósito despertar o interesse das pessoas, fazendo com que elas entrem em contato com a empresa.

Em outras palavras, é uma forma de estar presente no dia a dia dos consumidores, tendo como base um interesse inicial na marca, seus produtos e serviços.

Benefícios da automação de e-mail

Investir em e-mail marketing traz muitas vantagens para as empresas, e uma delas é a possibilidade de estabelecer uma comunicação integrada e facilitada.

A comunicação com o cliente fica muito mais fácil e rápida, além da possibilidade de integrar estratégias que estabelecem uma conversa com outros canais usados pela empresa.

Para uma confecção de uniforme administrativo feminino, é uma forma de estar sempre em contato com o cliente, sem fazer muitos investimentos ou um grande esforço.

Outra vantagem é ter mais controle sobre dados e resultados, permitindo que a companhia extraia, organize e compreenda dados dos clientes.

É muito importante saber os tipos de e-mail que as pessoas abrem, as mensagens que apagam sem ler, os links que são mais relevantes para elas, entre outras questões.

Se a estratégia de e-mail não for automatizada, as informações não serão completas e detalhadas, e isso acaba dificultando as tomadas de decisão.

Também é uma forma de identificar oportunidades de negócios e vendas, depois a partir dos dados coletados, fica mais fácil identificar oportunidades de negócios e vendas, uma vez que os dados são informações concretas.

A companhia pode utilizá-los para entender o comportamento da base de clientes, e a partir dessa leitura, notar os produtos e serviços que despertam mais interesse nas pessoas e pensar em novas soluções com base neles.

Para um fabricante de placa de homenagem em São Paulo, outra vantagem é produzir campanhas e estratégias complexas, permitindo que os profissionais responsáveis possam focar seus esforços na estratégia em si.

Eles não precisam se preocupar com o envio de e-mail, tampouco com uma ordem ou frequência, podendo se dedicar à elaboração de novas estratégias.

Sendo assim, a automação de e-mail é primordial para aproximar a companhia do cliente, uma vez que a marca estará presente em seu dia a dia, podendo atrair a atenção das pessoas de maneira simples e rápida.

Vale a pena investir em automação?

Tendo em vista todos os benefícios mostrados anteriormente, não é difícil dizer se vale a pena ou não investir nesse recurso de marketing.

De qualquer forma, é crucial dizer que esse recurso ajuda a melhorar os resultados com Inbound Marketing e automatizar os envios de acordo com a jornada de compra do lead.

Uma assistência técnica celular perto de mim pode identificar os materiais mais relevantes para os diferentes estágios do funil de vendas, avançando os potenciais clientes naturalmente até que estejam prontos para comprar.

Além do mais, por meio de uma ferramenta de automação de e-mail, os envios são feitos de acordo com as ações do lead, fazendo com que o processo seja muito mais fácil, além de desenvolver campanhas precisas.

O investimento também vale a pena para as organizações que enviam mensagens frequentemente para seus leads, uma vez que a ferramenta ajuda nos disparos, tornando-os mais eficientes.

A corporação consegue programar o envio de e-mail em datas e horários específicos, o que traz mais produtividade para a estratégia.

Como implementar na empresa?

Para aproveitar todos os benefícios da automação de marketing, é necessário saber implementá-la no negócio, e algumas dicas para fazer isso são:

1. Conhecer o público

Primeiro um fabricante de cortina romana com blecaute para quarto precisa saber quem deseja impactar com sua estratégia de comunicação, por isso, deve definir sua persona.

É essencial entender o que existe em comum entre todos os compradores, o que envolve profissão, escolaridade, estado civil, localização e assim por diante.

Conhecer o público é indispensável para definir de que maneira a empresa vai se comunicar com as pessoas por e-mail, no que diz respeito à linguagem e até mesmo ao conteúdo da mensagem.

2. Usar uma ferramenta CRM

Um software CRM é muito importante para melhorar a gestão de relacionamento com o consumidor, e basta instalar a plataforma para fazer um banco de leads detalhados e qualificados.

Conforme o contato avança no funil de vendas, se a corporação tiver boas informações sobre ele, vai compreender melhor seu perfil e seus interesses, o que aprimora a estratégia de comunicação.

3. Organizar os contatos de e-mail

Os contatos de e-mail devem ser organizados de acordo com o tipo de lead que a empresa deseja estabelecer uma comunicação.

É imprescindível criar uma base, que além de ter as respectivas comunicações, esteja de acordo com cada etapa do funil de vendas em que o potencial cliente se encontra.

Supondo que uma pessoa demonstrou interesse em um conteúdo no blog de uma empresa de rede protetora de janela, a companhia pode enviar um e-mail de agradecimento.

Se tiver o consentimento do leitor, pode incluir em sua lista de atualização de publicações, pois a cada texto publicado, ele será notificado.

4. Segmentar os contatos

Outro passo muito importante para quem quer se profissionalizar é segmentar os leads em grupos menores. Ao invés de disparar a mesma mensagem para todas as pessoas, o envio será customizado de acordo com o grupo de interesse.

Um fabricante de filtro de linha aberto pode trabalhar com diversas informações sobre o contato, como CNPJ ou CPF, localização geográfica, poder aquisitivo, faixa etária, interesses, gênero, entre outros.

5. Preparar os e-mails

Este é o momento de preparar a mensagem de e-mail que será enviada para cada membro da lista de segmentação, lembrando que o propósito é preparar o lead para a próxima etapa do funil de vendas.

É imprescindível criar títulos relevantes e trabalhar com chamadas para ação, sempre oferecendo uma vantagem para o cliente.

6. Criar as automações

Uma barraquinha de hambúrguer deve definir o fluxo de automação de e-mail marketing, visto que essas ferramentas oferecem a opção de configurar quanto tempo após baixar o material o potencial cliente vai receber uma comunicação nova.

A marca também pode definir os objetivos das chamadas para ação, que pode ser comprar um produto, fazer um orçamento, baixar o material, entre outras possibilidades.

Considerações finais

Depois que a automação já estiver acontecendo, é muito importante que a empresa acompanhe os resultados obtidos, pois é assim que vai fazer todos os ajustes necessários para que sua estratégia seja um sucesso.

Organizar o envio de e-mail marketing é fundamental para estabelecer uma comunicação promissora com os potenciais clientes e aproveitar todos os benefícios que essa estratégia pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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