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Nos dias de hoje, a automação de e-mail marketing vem se mostrando uma das estratégias mais eficazes para expandir um negócio e aumentar o tráfego de qualquer site.

Por meio da automação, é possível criar campanhas de e-mail altamente personalizadas e altamente segmentadas, que geram muito mais engajamento e também mais conversões.

Ou seja, essa automação se mostra ser muito necessária para todas as empresas, e o que resta é a organização que vende bloqueador veicular via celular, por exemplo, adotá-la.

Neste artigo, será esclarecido o que é automação de e-mail marketing, listadas as dicas para aumentar o tráfego de um negócio com a automação e falado se vale a pena ou não investir na automação de e-mail marketing.

Automação de e-mail marketing: o que é?

Automação de e-mail marketing é uma tática de marketing digital cujo propósito é enviar mensagens de e-mail automáticas para uma lista de contatos.

Essa lista sempre é criada e também pensada com base em determinados gatilhos e determinados comportamentos dos clientes de uma clínica veterinária cães e gatos, por exemplo.

Esses gatilhos podem incluir uma série de ações vindas dos usuários, assim como o preenchimento de um formulário de contato, o download de um conteúdo ou até mesmo a compra de um produto em específico.

A automação de e-mail marketing é uma técnica que permite que as empresas possam personalizar as mensagens enviadas para os usuários, de acordo com o estágio em que se encontram no funil de vendas.

O funil de vendas, também conhecido como pipeline de vendas, é um modelo utilizado por empresas para representar o processo pelo qual um potencial cliente passa até se tornar um cliente efetivo. 

O funil de vendas é composto por diversas etapas que representam as diferentes fases do processo de venda, desde a atração do cliente potencial até a efetivação da compra.

As etapas do funil de vendas variam de acordo com a empresa e o setor em que ela atua, mas geralmente incluem as seguintes fases:

  • Prospecção;
  • Qualificação;
  • Apresentação;
  • Negociação;
  • Fechamento da venda. 

A ideia é que cada uma dessas etapas seja estruturada de forma a maximizar as chances de conversão dos clientes potenciais em clientes efetivos.

O objetivo do funil de vendas é ajudar a empresa a entender em qual estágio do processo de venda cada cliente potencial se encontra e a adotar as estratégias adequadas para avançar o cliente para a próxima etapa.

Isso significa que é possível enviar mensagens bem mais específicas para cada etapa do funil, com o objetivo de nutrir e educar os contatos, e, consequentemente, gerar mais conversões.

A automação de e-mail marketing é uma técnica relativamente simples e econômica, que pode ser implementada por empresas de licenciamento ambiental corretivo de todos os tamanhos e segmentos. 

Além disso, é uma forma extremamente eficaz de manter o engajamento dos usuários e também de gerar mais vendas para o negócio ao longo do tempo.

Como aumentar o tráfego do negócio com automação?

A automação de e-mail marketing pode ser uma estratégia poderosa para aumentar o tráfego do site e gerar mais conversões. A seguir é possível ver algumas dicas para aproveitar ao máximo essa técnica:

  1. Segmentar a lista de e-mails

Uma das principais vantagens da automação de e-mail marketing é a possibilidade de segmentar a lista de contatos, ou seja, dividir os usuários em grupos.

Isso pensando sempre de acordo com interesses, comportamentos ou características demográficas de cada um dos usuários e clientes do site da empresa que oferece açaí para revenda, por exemplo. 

Por isso a segmentação é recomendada, ela permite que a empresa envie mensagens mais relevantes para cada grupo de usuários, aumentando assim as chances de engajamento e de conversão.

  1. Personalizar as mensagens

Além de segmentar a lista de e-mails, é importante tentar personalizar as mensagens enviadas para cada um dos grupos de usuários.

Isso garante a eles uma experiência mais única, fazendo com que se sintam parte realmente importante dos processos da empresa.

Isso significa incluir o nome do destinatário no início do e-mail, criar um design que seja mais atraente e adaptado ao perfil do público-alvo e utilizar também uma linguagem adequada ao tom de voz que a marca tem.

  1. Criar sequências de e-mails

Ao invés de enviar um único e-mail promocional, é possível criar sequências de e-mails que acompanham o usuário ao longo de todo o processo do funil de vendas.

Essas sequências podem incluir desde mensagens de boas-vindas até e-mails com dicas, conteúdos educativos e ofertas especiais para incentivar a conversão ao negócio que trabalha com audiologia clínica, por exemplo.

  1. Monitorar e analisar os resultados

Por último, é importante monitorar e analisar os resultados das campanhas de automação de e-mail marketing, com o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos da estratégia. 

Além disso, essa análise e monitoramento também servem para ajudar a ajustar a abordagem para melhorar o desempenho no geral.

Isso pode ser feito por meio de uma série de ferramentas de análise e de métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e até mesmo taxa de conversão.

Ao seguir essas dicas, a empresa pode aproveitar ao máximo a automação de e-mail marketing para aumentar o tráfego do site e gerar mais conversões para o negócio.

Vale a pena investir na automação de e-mail?

Para quem sempre está se perguntando se vale a pena investir na automação de e-mail marketing para seu negócio, a resposta é um sonoro sim.

Vale a pena investir na automação de e-mail marketing, principalmente se a pessoa está em busca de melhorar a eficiência e também eficácia das suas campanhas de marketing por e-mail.

Como já mencionado, a automação de e-mail marketing envolve o uso de ferramentas de automação de marketing para criar e enviar e-mails personalizados automaticamente.

Isso claramente sempre de acordo com as ações dos contatos no site, suas preferências, histórico de compras e outros dados relevantes para a marca que trabalha com buffet empresarial.

Entre os principais e mais relevantes benefícios da automação de e-mail marketing para uma empresa, é possível citar alguns a seguir, são eles:

  • Economia de tempo;
  • Melhor personalização;
  • Maior engajamento;
  • Aumento da receita.

A seguir é possível entender um pouco mais sobre cada um desses benefícios que mostram para as empresas que vale a pena adotar a automação de e-mail marketing:

Economia de tempo

Com a automação de e-mail marketing, a empresa pode configurar sequências de e-mails que serão enviadas automaticamente, economizando não somente tempo, mas também os recursos do negócio.

Melhor personalização

A automação de e-mail marketing permite enviar mensagens totalmente personalizadas e relevantes para cada contato, o que pode aumentar ainda mais as taxas de abertura e também de cliques do site.

Maior engajamento

Com a automação de e-mail marketing, é possível criar campanhas que trabalham sozinhas para se adaptarem automaticamente ao comportamento do contato, aumentando assim, a chance de um maior engajamento e conversão.

Aumento da receita

A automação de e-mail marketing pode ajudar a aumentar a receita, isso porque ela permite enviar mensagens que são muito mais personalizadas e relevantes para os contatos.

O que pode consequentemente levar a mais vendas e aumentar a receita para o negócio que faz chopeira elétrica portátil, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que a automação de e-mail marketing não deve ser vista como uma solução mágica para todos os problemas de marketing que o negócio pode ter.

É importante criar uma estratégia que seja eficaz, definir objetivos claros, segmentar adequadamente a lista de contatos e medir os resultados de cada uma das campanhas para garantir o sucesso da automação de e-mail marketing

Considerações finais

Como visto no decorrer deste artigo, a automação de e-mail marketing é uma estratégia extremamente poderosa para expandir o negócio e também para aumentar o tráfego do site. 

Ao segmentar a lista de e-mails, personalizar as mensagens e criar uma sequência de e-mails, é possível para a empresa que faz cabo de força tripolar, gerar muito mais engajamento e conversões. 

Além disso, a automação de e-mail marketing é uma técnica relativamente simples e econômica, que pode ser implementada por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Ou seja, ela pode ser aplicada em uma grande organização com muito capital ou recursos ou até em uma pequena empresa que está começando agora e não conta com tanto capital nem recursos.

Portanto, vale muito a pena investir na automação de e-mail marketing na empresa para expandir o negócio e aumentar ainda mais o tráfego do site de maneiras jamais vistas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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