Tendências do e-commerce em 2018
Utilizamos duas fontes de pesquisa para apresentar 5 segmentos que serão uma tendência em 2018. A primeira fonte foi uma pesquisa elaborada pelo Sebrae com base em volume de pesquisa de palavras-chaves na internet. A segunda fonte foi a análise de dados de mercados que estão em crescimento. Conheça os nichos!
Alimentos e bebidas especializados
O volume de pesquisas por palavras-chave relacionadas a itens desejados, mas pouco oferecidos nos sites de grandes varejistas com forte presença online, mostram que ainda há espaço para oferecer produtos diferenciados e especializados em um tipo de e-consumidor específico.
As palavras indicadas pelo Sebrae nessa categoria são: rapadura, lactose, mel, hortifrúti, pimenta, cerveja, castanha, diet, brigadeiro e bombom.
A dica é oferecer uma grande variedade de produtos em um e-commerce especializado na palavra-chave pesquisada. Por exemplo, vender pimentas especiais, geleias de e com pimenta, chocolate com pimenta ou outros alimentos apimentados.
Pets Shop Online
Mesmo durante a crise de 2016, o mercado de produtos e serviços para pets cresceu 4,9% e faturou 18,9 bilhões de reais. Desse montante, 67,3% foi originado em vendas de produtos alimentícios para animais e 8,1%, em equipamentos, acessórios, produtos de higiene e beleza animal. Até o final de 2017, o segmento voltado aos pets deve crescer 13%.
Apesar disso, são poucas as lojas que possuem um e-commerce vinculado à sua marca. Ou seja, há espaço a ser explorado por pequenas e médias empresas nesse segmento em 2018.
Bem-estar
Pesquisas sobre termos que podem ser caracterizados como hobby ou que visam aumentar a qualidade de vida das pessoas também estão em alta. Atualmente há um grande volume de pesquisas por temas relacionados às seguintes palavras-chave:
- Fitness
- Teclado
- Fotografia
- Tatuagem
- Estresse
- Pipa
- Ioga
- Ponto Cruz
Ou seja, se você possui um produto, cursos, apostilas, aplicativos ou outros materiais interessantes que possam apoiar as pessoas que buscam por esses assuntos, então há um espaço para você no e-commerce brasileiro.
Beleza
Outro setor que não sofreu estagnação ou decrescimento com a crise foi o de cosméticos, beleza e higiene pessoal. Para 2017, os especialistas projetam um crescimento de 2,8% no setor e até 2020 a tendência é de desenvolvimento desse segmento.
A pesquisa sobre termos muito buscados na internet confirma essa expectativa. Ela inda algumas palavras como destaque: beleza, tatuagem, cabelereiro, peeling e manicure. Outro reforço para esse nicho é a maior participação de homens em um mercado que até pouco tempo era praticamente exclusivo das mulheres.
Se sua empresa puder oferecer produtos de beleza com apelo mais natural e menos agressivo à natureza e à pele, então terá a combinação perfeita entre a oferta de algo do segmento de cosméticos com ares de bem-estar.
Moda e acessórios
Pense em algumas características bem específicas de um público-alvo, crie um sistema diferenciado de compra, aluguel ou empréstimo de roupas, pronto! Você terá um produto diferenciado a ser oferecido em seu e-commerce.
Pesquisas por palavras um pouco inusitadas e pouco frequente em lojas virtuais tradicionais, como cachecol, chapéu, cinto, suspensório, couro e mini saia estão em alta. Se você consegue identificar um grupo de pessoas que pode se beneficiar desse produtos, então é hora de pensar em como atingir esse nicho de mercado através da internet.
Agora que você já conhece 5 tendências do e-commerce em 2018 é hora de saber como começar seu e-commerce com o pé direito!