Pode-se dizer que todos os profissionais da área sabem que o marketing digital está em constante mudança nos dias de hoje.
Novos formatos de conteúdo vêm ganhando cada vez mais espaço, além dos canais sociais e das ferramentas que ajudam a conhecer melhor o comportamento e os gostos dos clientes.
Com essas mudanças tão rápidas, muitas vezes, fica difícil para um negócio acompanhar e se manter ligado nas novidades na área de vendas de bloco de encaixe para construção, por exemplo.
Dessa forma, para aprofundar mais o assunto, este artigo listará algumas dessas tendências, dará dicas de como implementar elas na empresa, falará sobre o que esperar delas e apresentará técnicas que estão em alta.
Tendências do marketing para 2023
O ano de 2023 chegou mostrando que assim como os anteriores trará uma série de mudanças na área do marketing digital, começando pelas tendências que estarão em alta no decorrer do tempo, algumas como:
1. A experiência do usuário
O Google está entre as empresas que vem fazendo grandes mudanças nos últimos anos para levar os maiores resultados de pesquisa para seus usuários.
Ou seja, a plataforma valoriza muito a experiência do usuário, e é nisso que a empresa que cria closet planejado com banheiro deve pensar ao montar suas estratégias de marketing digital.
Oferecer a melhor e mais completa experiência possível ao usuário é fundamental, e para levar isso ao público é necessário ter um site:
- Que seja fácil de navegar;
- Que carregue rapidamente;
- Que apresente conteúdos úteis;
- Que seja visualmente agradável.
Isso é muito mais pode fazer a diferença entre uma eclerimecia negativa e uma experiência positiva para os usuários.
2. As pesquisas por voz
A segunda tendência do marketing digital para 2023 envolve as pesquisas feitas através da voz, seja em celulares ou até computadores.
Essa tendência, além de levar mais praticidade na hora de fazer pesquisas, ajuda empresas a se adaptarem a essas preferências e lançarem fones de ouvido que combinem mais interfaces controladas pela fala.
3. A acessibilidade
Outro ponto que mostra a pesquisa por voz como uma grande tendência para 2023 é o fato da opção ser totalmente inclusiva para muitas PCDs (Pessoas Com Deficiência).
Cada dia mais essas pessoas são incluídas em processos normais do dia a dia que mostram que elas podem ser independentes e buscar o que querem de forma independente.
4. O mobile marketing
O Brasil conta com uma quantidade enorme de celulares por todo o país, por isso uma empresa online que vende forro modular de gesso acartonado entende que a maior parte de tráfego que pode ter em seu site vem dos smartphones.
Isso levou o marketing para a ideia de otimização de várias plataformas e de conteúdos que passaram a ser mais voltados para a usabilidade no mobile.
A maior vantagem de se fazer marketing para o mobile é que diferente de computadores, os smartphones ajudam a realizar uma identificação mais detalhada dos gostos do público.
5. A relação via chatbots
No ano de 2022, a relação do público com as empresas através de chatbots passou a ser muito comum, e passou a ser até uma estratégia mais humanizada.
O canal é fundamental para tirar dúvidas mais básicas dos clientes e para levar tranquilidade para qualquer tipo de problema que possa surgir.
6. Os podcasts
Os podcasts foram se espalhando tão rapidamente na internet que usá-los em estratégias de marketing digital para a empresa que cria camiseta personalizada avengers se tornou algo natural.
Os conteúdos em áudio tem uma enorme influência na rotina e no dia a dia das pessoas. Muitas delas têm preferido esse formato para consumir assuntos sobre temas que gostam.
A relação criada pelas pessoas que apresentam esses podcasts e o público leva a uma sensação de confiança, proximidade e intimidade todos os dias.
A tendência, ainda que consolidada no mercado, deve ser bem explorada, pois abrange inúmeras maneiras de levar sucesso para uma empresa com a ajuda do marketing digital.
Como implementá-las em uma empresa?
Para entender como implementar as tendências do marketing digital para 2023 na empresa que vende caminhão Scanner, é possível conhecer algumas dicas. Elas são:
Identificar o público-alvo da estratégia
Qualquer estratégia de marketing deve ter um foco principal, se comunicar com o público certo para que suas ações não sejam em vão.
Para isso, a persona ou seja o perfil do cliente ideal deve ser pesquisado, desenhado, mapeado e construído com a ajuda dos próprios clientes.
O cliente é quem leva os lucros para a organização, logo ele obviamente deve ser o alvo de toda e qualquer estratégia de marketing digital voltada para vendas e conversões.
A criação de um perfil do cliente ajuda o negócio a ter uma noção melhor sobre o que ele prefere, como ele se comporta, as suas motivações e necessidades e muito mais.
Fazer pesquisas de mercado
Depois de conhecer bem o público-alvo, é fundamental não criar uma estratégia baseada em “achismos” e ter ações que não são baseadas em dados comprovados.
Desse modo, a pesquisa de mercado nessa etapa deve ser muito bem feita, assim, a empresa conhece as ameaças que sofre e as oportunidades que o mercado lhe dá para se destacar em seu segmento.
Definir objetivos
Antes de escolher as tendências de 2023 que serão aplicadas na empresa que presta assistência técnica de portões automáticos, é necessário definir as metas e os objetivos da estratégia.
A criação de metas ajuda a mensurar o quão eficientes as ações no decorrer da estratégia podem ser. Dessa forma, torna- se mais fácil voltar atrás e reverter um problema que não leve ao objetivo final.
Desenvolver as estratégias
Por fim, depois de seguir os três passos acima, a ideia é que o negócio já saiba bem as estratégias que precisa usar e busque por tendências como as apresentadas acima para criar sua estratégia.
Uma estratégia deve ser muito bem planejada, com um bom plano de ação, um cronograma, orçamentos e muito mais. Para ajudar ainda mais, é possível usar várias tendências e ter resultados ainda melhores.
O que esperar das tendências?
O marketing digital, antigamente, era uma área com vários canais e táticas discretas, porém, com a evolução constante da internet, passou a ser usado por empresas do mundo todo.
Esse tipo de marketing, diferente do marketing tradicional, fez sucesso rapidamente por permitir que uma pequena empresa e uma grande organização tivessem as mesmas oportunidades de chamar a atenção do público.
Se uma pessoa busca no google por “gráfica aberta agora“, por exemplo, não é o tamanho da empresa que vai contar para que a loja apareça nas primeiras páginas, e sim a qualidade usada em estratégias como as de SEO.
Essa evolução faz até hoje com que o marketing digital apresente várias tendências todos os anos para as empresas que o utilizam as suas estratégias.
O que se pode esperar das tendências de marketing digital para 2023 é uma enorme evolução em estratégias como o uso de chatbots e de inteligência artificial para a experiência do usuário.
Além disso, o uso de pesquisas por voz as empresas podem facilmente criar campanhas que se baseiam no processamento de linguagem natural.
Assim, as marcas podem criar relações mais próximas com os clientes, relações que podem soar muito mais naturais e humanas já que muitas dessas campanhas tentam ser mais conversacionais com o público-alvo.
Quais técnicas estão em alta?
Por fim, além das tendências de marketing digital para 2023 já citadas no decorrer do artigo, é possível citar algumas estratégias usadas do marketing digital que também podem ser muito úteis no ano. Algumas como:
- SEO (Search Engine Optimization);
- Data marketing;
- Marketing de influência;
- Marketing híbrido online e offline;
- Marketing via WhatsApp;
- Marketing em vídeo.
Ao aplicar estratégias como essas em uma campanha de marketing digital, a empresa que vende porta de aço de enrolar com portinhola pode organizar a estratégia mais eficaz possível para o ano de 2023.
Considerações finais
Como visto, este artigo mostrou algumas das mais valiosas tendências de marketing digital para serem usadas pelas empresas no ano de 2023.
Essas tendências vão crescer muito no decorrer do ano e o esperado é que, nos próximos anos, o sucesso delas aumente mais ainda.
Ao conhecer bem o cenário do marketing digital e ver que ele segue evoluindo, qualquer empresa que acompanhe as tendências e as aplique da forma correta pode se aproveitar das vantagens que elas levam para uma marca.
Assim, todos os objetivos que a organização tem podem ser mais facilmente alcançados graças a aplicação de tendências de marketing digital em 2023.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.