Em um mercado competitivo, conquistar Leads e fidelizar novos clientes se tornou uma tarefa cada vez mais difícil. São diversos concorrentes se comunicando com o seu público-alvo e, com isso, ele acaba migrando de uma marca para outra sem parar.

Então, como fazer para atingir e atrair novos consumidores e trabalhar para fidelizá-los? Uma técnica nasceu para facilitar todo esse processo, a Geração de Leads.

O que são Leads?

Seja qual for o segmento, o sucesso de um negócio depende diretamente do público para gerar lucros. E o Lead representa as oportunidades de sua empresa fazer negócios via web. Resumindo, quando alguém acessa o seu site pela primeira vez, ele é um visitante. Caso o visitante se interesse pelo seu conteúdo e forneça informações como nome, telefone e e-mail, ele se torna um Lead.

Mas, o que leva alguém a fornecer informações para sua empresa?  Algum benefício. Usar o gatilho da reciprocidade aqui é fundamental! Como conteúdos exclusivos, ferramentas, serviços gratuitos, etc.

Se o seu site recebe 50 mil visitas por mês, seu tráfego é alto e você possui apenas números. Mas, se você captar informações de 25 mil visitantes, eles serão seus Leads, que futuramente podem se tornar clientes fieis.

Por que me preocupar com Leads e não com vendas diretas?

Um estudo divulgado no livro The Ultimate Sales Machine, de Chet Holmes, aponta que apenas 10% das pessoas estão dispostas a comprar e ouvir sobre sua empresa.

Então como conquistar os outros 90%?

Se a sua comunicação se baseia apenas em falar sobre o seu produto/serviço, você irá interagir com apenas 10% das pessoas. Para atrair a atenção de todo o seu público, você deve oferecer algo útil para ele, independentemente do estágio de compra. Um dos segredos dos grandes negócios digitais é criar conteúdos relevantes, que atraiam visitantes e gerem Leads.

Invista em uma Landing Page eficiente. Ela é o hall de entrada do visitante com o seu conteúdo, então capriche e conquiste com a primeira impressão.

Inbound Marketing é a principal maneira de atrair clientes com produção de conteúdo. Use ferramentas especificas como: mídias sociais, links patrocinados, e-mail marketing, blogs, plataformas de automação e muito mais.

Tipos de Leads

Eu classifiquei os Leads em três categorias: quentes, mornos e frios.

  • Quentes: visitantes que já escolheram o produto/serviço e não efetuaram a compra. Eles precisam apenas de um incentivo.
  • Mornos: pessoas que aceitaram receber promoções, porém não se interessam por nenhum produto/serviço. Elas precisam de um incentivo alinhado com o convencimento.
  • Frios: visitantes que fizeram contato com você a muito tempo. Eles podem ter perdido a vontade e/ou empatia pelo seu produto/serviço.

Não basta atrair, é preciso nutrir

Quanto mais Leads mais oportunidades. Porém, a taxa de conversão deve ser sempre positiva. Ferramentas como Pipedrive, LeadLovers e RD Station auxiliam você nesse processo. Invista em bons conteúdos e estude a fundo sobre o assunto que introduzimos hoje.

 

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