Não existe um padrão e uma lista fixa para te orientar sobre quais KPIs utilizar para medir o sucesso do seu e-commerce. Essa escolha vai depender do objetivo que foi identificado e priorizado, como o aumento de vendas, retenção de clientes, exposição da marca, e assim por diante. Ou seja, adotamos KPIs distintos visando medir e alcançar objetivos distintos.
Vou explicar os 4 principais indicadores que todo e-commerce precisa acompanhar.
Ah! Assista o vídeo que você vai ter um bônus especial.
1 – Taxa de conversão
A relação entre o número de visitantes de uma loja virtual e o número de compradores é chamada de taxa de conversão. Quanto maior a porcentagem de visitantes sendo convertidos em clientes, melhor é o desempenho do seu e-commerce. Essa métrica é calculada da seguinte forma: Taxa de conversão = Número de vendas / Número de visitas
Há várias formas de melhorar a taxa de conversão dentro do seu site, como melhorar descrições, segundo pesquisas recentes os clientes abandonam os carrinhos devido a falta de descrições fotos e vídeos dos produtos, investir em frete mais barato ou frete grátis, colocar selos de segurança, adequar o anúncio ou publicação ao que a loja e o produto realmente oferecem, entre outras ações.
Segundo pesquisas a taxa de e-commerce no e-commerce brasileiro gira em torno de 1,65% se a sua loja esta muito abaixo disso fique atento
Você encontra essa métrica em CONVERSÕES > COMÉRCIO ELETRÔNICO> VISÃO GERAL.
2 – Carrinho Abandonado
O número de pessoas que colocaram produtos no carrinho de compras do seu e-commerce e abandonaram sem finalizar o pagamento diz muito sobre o desempenho da sua loja virtual.
No Google Analytics, por exemplo, é possível configurar metas e analisar no funil de conversões em qual página o usuário abandonou o seu site. Os casos mais comuns são formulários de cadastro muito longos ou com erros e falta de alternativas de meio de pagamento ou pagamento com erros. Tudo isso pode ser consertado para diminuir a taxa de abandono de carrinho da sua loja virtual.
Dicas Mestre:
* E-mail de carrinho abandonado: Várias plataformas possuem isso nativo em suas plataformas. Podemos programar o envio de e-mail personalizados para produtos abandonados nos carrinhos seguindo algumas regras como: 10 minutos após abandonar o carrinho, 1 dia após e 2 dias com (cupom de desconto). Cerca de 5% a 10% de vendas são recuperadas usando esta simples ação.
* Remarketing: Criar regras no facebook ou adwords, todos que visitaram a página de produtos, a pagina de carrinho e não visitou a página de finalização de compra recebe uma campanha especifica e personalizada sobre determinados produtos em seu carrinho, assim podemos atrair novamente o cliente para a plataforma oferecendo algum beneficio para concluir a compra.
CAC (custo de aquisição do cliente)
Para que uma loja virtual seja conhecida, visitada e começar a vender, é necessário investir em marketing, através das diversas ferramentas, como: e-mail marketing, posts pagos no Facebook, Google AdWords e outros, e todas essas ferramentas possuem um custo, embora um e-mail, por exemplo, só tenha o custo do tempo e do uso da internet. No entanto, todo e qualquer custo deve ser considerado.
O CAC é uma ferramenta utilizada para calcular o quanto é necessário gastar para que um cliente visite a loja virtual e faça uma compra. É uma métrica que permite também saber quais são as técnicas que estão trazendo mais resultado, e onde o empreendedor irá saber o que precisa melhorar e as que devem ser eliminadas, já que não funcionam.
- Para este cálculo, é importante considerar todos os gastos envolvidos nas ações da equipe de marketing e vendas para trazer um cliente à empresa. Alguns exemplos são:
- salário dos colaboradores e ferramentas de gestão utilizadas pela equipe;
- a verba de marketing destinada para ações de compra de mídia, eventos, produção de conteúdo, etc.;
- gastos eventuais, como cursos, treinamentos e viagens que envolvam a equipe.
A partir disso, basta calcular o valor total do investimento pelo número de novos clientes adquiridos pela empresa em um determinado período de tempo.
GOOGLE ANALYTICS: AQUISIÇÃO > TODO TRÁFEGO > ORIGEM MIDA. E VEJA A LINHA “GOOGLE /CPC” AS TRANSAÇÕES OBTIDAS PELO PERÍODO.
TICKET MÉDIO
O cálculo do tíquete médio nos mostra a média do preço total de vendas, além do volume de receita que uma loja virtual pode gerar. Por essa métrica, ficamos sabendo se todo o processo de venda está valendo a pena, juntando a prospecção, o preço do produto, os valores de entrega, entre outros.
Um dos pontos que deve ser analisado é quando há compras com valores muito baixos, o que significa que não valeu a pena todo o trabalho de divulgação e de prospecção. Nesse caso, é preciso encontrar estratégias para fazer com que os visitantes e usuários comprem mais.
O tíquete médio é calculado pelo valor total das vendas num determinado período, que pode ser diário, semanal ou mensal, por exemplo, dividido pelo número de vendas nesse período.
VOCE VAI ENCONTRAR ESTA MÉTRICA NO MESMO LOCAL DA TAXA DE CONVERSÃO.
CONVERSÕES > COMÉRCIO ELETRÔNICO> VISÃO GERAL.
*E pode ser criado estratégias de aumento de ticket como por exemplo “Falta X reais para você atingir o frete grátis.”